Google

sexta-feira, dezembro 21, 2007

Uefa define os confrontos das oitavas da LC

- No sorteio realizado hoje, em Nyon, na Suíça, a Uefa definiu os oito confrontos das oitavas-de-final da Liga dos Campeões. A equipe atual campeã, Milan, enfrentará o Arsenal, líder da Premier League. O Liverpool, vice-campeão, também não terá vida fácil. A equipe decide uma vaga nas quartas-de-final contra a Internazionale, líder absoluta da Série A italiana.
- O Real Madrid, que desta vez figura como um sério candidato ao título, enfrenta a Roma. O Manchester, também um dos principais favoritos, pega o Lyon, hexacampeão francês e líder na atual temporada da Ligue 1.
- Teoricamente, quem terá vida fácil nessa fase são Chelsea e Barcelona. Os ingleses enfrentam o emergente Olympiacos, enquanto os catalães medem forças com o Celtic. Um confronto que também chama a atenção é Schalke 04 e Porto. Os portistas voltam ao palco onde conquistaram a Europa em 2004: o estádio Gelsenkirchen. O Sevilla, que se classificou como líder do grupo H, a frente do Arsenal, tem pela frente a sensação turca do Fenerbahçe.
- Os jogos de ida acontecem nos dias 19 e 20 de fevereiro. As partidas de volta têm data marcada para os dias 4 e 5 de março. A fase eliminatória está a caminho e todas as equipes sonham em estar vivas até o dia 21 de maio, dia da final da Liga dos Campeões, que será sediada em Moscou.

Confrontos das oitavas-de-final:

Celtic x Barcelona
Lyon x Manchester United
Schalke 04 x Porto

Liverpool x Internazionale

Roma x Real Madrid

Arsenal x Milan

Olympiacos x Chelsea

Fenerbahçe x Sevilla

terça-feira, dezembro 18, 2007

Brasil domina premiação da Fifa

- Kaká, Marta e Buru. Os atuais campeões do mundo são os europeus, mas os melhores representantes do futebol mundial são genuinamente brasileiros. Diga-se de passagem, a eleição foi uma barbada. Kaká foi soberano e regularíssimo durante o ano inteiro, e levou o Milan ao topo do mundo. Com Marta não foi diferente: melhor do Pan-Americano e melhor jogadora da Copa do Mundo na China, apesar do vice-campeonato brasileiro. Buru, o melhor das areias, também teve um desempenho espetacular em 2007. Foi campeão, artilheiro e melhor jogador da Copa do Mundo da modalidade, realizada em novembro, no Rio de Janeiro.
- Kaká, 25 anos, deixou Messi em segundo e Cristiano Ronaldo em terceiro, além de aumentar a hegemonia brasileira na premiação da Fifa. Ele foi o quinto brasileiro a levar o prêmio e se juntou a Romário (1994), Ronaldo (1996,1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Ronaldinho Gaúcho (2004 e 2005). Curiosamente, os nomes de todos os brasileiros começam com a letra "R". Oficialmente, Kaká é na verdade Ricardo Izecson dos Santos Leite. Ele ainda bateu o recorde de pontos na votação, 1047 (na acima, ele levanta o merecido e esperado prêmio: AFP). Participaram das escolhas 320 técnicos e capitães de 165 seleções nacionais.
- Marta, de apenas 21 anos, levou o prêmio pela segunda vez consecutiva e deixou o vice para a alemã Birgit Prinz, campeã mundial. Cristiane, companheira de Marta na seleção, ficou com a terceira posição.
- A cerimônia da Fifa ainda premiou o alemão Toni Cross, terceiro colocado e melhor jogador do Mundial Sub-17, e o argentino Sergio Aguero, campeão e melhor jogador do Mundial Sub-20.

O melhor da história (e da noite)
- Mas na Casa da Ópera, em Zurique, onde foi organizada a festa de premiação, quem roubou a cena foi Pelé. No palanque, ele se sentou ao lado do presidente da Fifa, Joseph Blatter, e assistiu à cerimônia de camarote. Recebeu homenagens da Fifa e, emocionado, disse estar orgulhoso de "fazer parte da maior família do mundo: a família do futebol".
- Depois, teve a honra de entregar a Kaká o prêmio mais importante da noite. E como não podia deixar de acontecer, o Rei do Futebol cometeu a gafe da noite. Ele entregou o troféu de segundo colocado a Cristiano Ronaldo, em vez de Messi. Blatter foi ao microfone e pediu que os jogadores trocassem os prêmios. Pelé, mesmo se atrapalhando todo, recebeu risadas e carinho do público. - O futebol, em 2007, teve a cara do Brasil.

sexta-feira, dezembro 14, 2007

O mítico Bernabéu completa 60 anos

- Exatamente na data de hoje, o estádio Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, completa 60 anos de existência. No dia 14 de dezembro de 1947, foi feita a primeira partida no então novo estádio do Real Madrid, entre os merengues e o Belenenses, clube português que se comportava como grande naquela época. Três anos antes, no dia 27 de outubro, a pedra fundamental da obra foi instalada, bem no coração da cidade de Madri.
- Mas nem sempre o estádio-símbolo da cidade foi chamado de Santiago Bernabéu. Até 1955, levava o nome de Chamartín. Naquele ano, decidiram homenagear o ex-presidente do clube, que foi um dos que defendiam a construção do estádio. Santiago Bernabéu, o dirigente mais importante da história da equipe, faleceu em 1978.
- Desde então, o Bernabéu passou a abrigar partidas importantes, no mesmo ritmo em que o Real Madrid ganhava status de maior clube do continente europeu. Na temporada 1956-57, foi o palco da decisão da Copa dos Campeões (antigo nome da atual Liga dos Campeões). O Real Madrid venceu a Fiorentina por 2 a 0, e ganhou o segundo de cinco títulos consecutivos da competição - marca que dificilmente será ao menos igualada. O clube viveu seu período de maior glória. Gento, Puskas, Kopa e Di Stéfano (que marcou gols em todas as cinco finais européias vencidas pelo clube) eram as principais figuras de uma equipe que foi soberana por anos a fio, na Espanha e na Europa. O Bernabéu ainda recebeu mais duas finais: 1968-69 - Milan 4x1 Ajax e 1979-80 - Nottingham Forest 1x0 Hamburgo.
- O Bernabéu não se tornou apenas símbolo do Real Madrid. A seleção espanhola ganhou seu título mais importante neste palco. Na Eurocopa de 1964, a segunda edição do torneio de seleções, a Espanha jogou a semifinal e a final no estádio. Venceu Hungria e União Soviética (campeã da primeira edição) e entrou em definitivo na elite do futebol mundial - a Espanha ainda chegaria em mais uma final, em 1984, e perderia para a anfitriã França.
- O estádio ganhou reconhecimento mundial no começo da década de 80. Várias reformas foram implementadas para receber a Copa do Mundo de 1982, a primeira e única realizada no país ibérico. A final foi realizada em Madri, e a Itália ganhou seu tricampeonato sobre a Alemanha, pelo placar de 3 a 1.
- São 60 anos repletos de histórias, craques e títulos. O Bernabéu é tão mítico quanto o próprio Real Madrid.

quinta-feira, dezembro 13, 2007

Lyon e Fenerbahçe vencem e garantem vaga

- Lyon e Rangers (no grupo E), e PSV e Fenerbahçe (no grupo G) disputavam duas vagas para a fase eliminatória da Liga dos Campeões. O Lyon, mesmo jogando fora de casa, bateu o Rangers com facilidade e garantiu presença nas oitavas-de-final. Já o Fenerbahçe, jogou em casa contra o já eliminado CSKA, e não teve problemas em assegurar a vaga na próxima fase da Liga dos Campeões.

Espantando a zebra
- O Glasgow Rangers vinha sendo a grande surpresa do grupo E. Venceu o Lyon fora de casa e vinha se mantendo na segunda colocação do grupo, à frente dos franceses, atuais hexacampeões nacionais, e Stuttgart, atual campeão alemão. Em casa, os escoceses venceram os alemães e empataram com o Barcelona, um resultado heróico conquistado no Estádio Ibrox, em Glasgow. Mas ontem, a zebra mudou de país. O Lyon foi a Glasgow e goleou o Rangers por 3 a 0, garantindo vaga na segunda fase.
- Aos 16, Benzema recebeu no lado direito da área e bateu cruzado. O goleiro McGregor espalmou para o meio da área e Govou completou para as redes. A melhor chance do Rangers só aconteceu na etapa final. A 11 minutos do fim, Darcheville acertou o travessão. O Lyon respondeu com o atacante Karim Benzema. Aos 40, ele recebeu na área e tocou entre as pernas do goleiro adversário. Três minutos depois, em jogada de contra-ataque, ele marcou o terceiro do Lyon no jogo, batendo cruzado, no canto esquerdo do gol (na foto acima, Benzema, o nome do jogo: AFO/GettyImages).
- O Barcelona, já classificado, bateu o Stuttgart por 3 a 0, e terminou a primeira fase de maneira invicta: 4 vitórias e 2 empates. O Lyon passou em segundo, com 10 pontos, enquanto o Rangers, com 7, conseguiu uma vaga na segunda fase da Copa da Uefa. A grande decepção do grupo, o Stuttgart, que marcou apenas 3 pontos, ficou fora das competições européias.

Classificação inédita
- No último jogo da primeira fase, a equipe turca do Fenerbahçe estava perto de conseguir um feito inédito: passar para a fase eliminatória da Liga dos Campeões. O adversário era o CKSA, da Rússia, equipe que marcou apenas 1 ponto em 5 jogos, e já estava eliminado da competição. Mas quem pensou que a tarefa seria fácil se enganou. Quem saiu na frente foi a equipe russa. Depois do cruzamento da esquerda, Edu Dracena se antecipou ao goleiro e acabou marcando contra. Mas nem deu tempo dos turcos se desesperarem com a derrota parcial. Dois minutos depois, Alex aproveitou o rebote da zaga russa e acertou um belo chute, no ângulo esquerdo do gol, incendiando o estádio Sükrü Saraçoglu (na foto ao lado, Alex comemora o gol que recolocou sua equipe no jogo: Reuters). O gol da virada saiu ainda no primeiro tempo. Alex deu um belo drible em seu marcador no meio-campo, tabelou, avançou em direção à meia-lua e tocou para Uğur Boral chutar na saída do goleiro Akinfeev. Boral ainda faria o terceiro dos turcos no último minuto do segundo tempo, de cabeça, assegurando a classificação do Fenerbahçe para a próxima fase.
- A Internazionale foi a Eindhoven enfrentar o PSV e saiu com a vitória, graças ao gol solitário de Julio Cruz. Os italianos terminaram a primeira fase com 15 pontos. O Fenerbahçe se classificou em segundo, com 11 pontos (9 pontos foram conquistados em casa). O PSV, 7 pontos, assegurou vaga na Uefa. Já o CSKA decepcionou e fez a segunda pior campanha desta edição da Liga dos Campeões - só não foi pior que o Dinamo de Kiev, que terminou a competição com nenhum ponto marcado.

Sorteio dos jogos
- Os confrontos das oitavas-de-final serão decididos através de sorteio, que será realizado no dia 21, sexta-feira. Os cabeças-de-chave são os primeiros colocados dos grupos: Porto, Chelsea, Real Madrid, Milan, Barcelona, Manchester United, Internazionale e Sevilla. No segundo pote, ficam os segundos colocados: Liverpool, Schalke 04, Olympiacos, Celtic, Lyon, Roma, Fenerbahçe e Arsenal. Equipes do mesmo país e clubes que estiveram no mesmo grupo na primeira fase não podem se enfrentar nesta primeira etapa de eliminação da segunda fase.

Resultados de ontem:

Grupo E
Rangers 0x3 Lyon
Barcelona 3x1 Stuttgart

Grupo F
Roma 1x1 Manchester United
Sporting 3x0 Dynamo Kiev

Grupo G
PSV 0x1 Internazionale
Fenerbahçe 3x1 CSKA Moscou

Grupo H
Arsenal 2x1 Steaua Bucareste
Slavia Praga 0x3 Sevilla

terça-feira, dezembro 11, 2007

Cinco equipes se classificam na última rodada da LC

- Liverpool e Porto (grupo A), Schalke 04 (que se juntou ao Chelsea no grupo B), e Real Madrid e Olympiacos (grupo C) venceram nesta terça-feira, e asseguraram vaga na fase eliminatória da Liga dos Campeões. Os jogos do grupo D foram adiantados para a semana passada, já que o Milan disputa, nesta semana, o Mundial de Clubes da Fifa, no Japão. A equipe italiana bateu o Celtic por 1 a 0, enquanto o Benfica foi à Ucrânia e venceu o Shakthar por 2 a 1. O Milan passou em primeiro, com 13 pontos, seguido do Celtic, com 9. O Benfica ficou com o terceiro posto, com 7 pontos, e participará da fase eliminatória da Copa da Uefa.

Liverpool: o time das goleadas
- Já viu alguma equipe marcar 16 gols em três jogos? Ainda mais em uma competição difícil, como a Liga dos Campeões? Pois bem, o Liverpool conseguiu o impressionante feito hoje, ao bater o Olympique de Marselha, na França, por 4 a 0. A terceira vitória consecutiva na competição começou com um gol do capitão Gerrard, que abriu o placar logo aos 4 minutos. Ele sofreu o pênalti, o goleiro defendeu a cobrança, mas não o rebote. O espanhol Fernando Torres fez o terceiro gol dele nesta edição aos 11, deixando o Marselha completamente extasiado (foto ao lado, à direita: AFP/GettyImages). Kuyt ampliou o marcador aos três da segunda etapa, e Babel fez o quarto dos reds no último minuto de jogo. Os atuais vice-campeões, nos três primeiros jogos da competição, marcaram dois gols e perderam duas partidas (para o Marselha em casa, e Besiktas, fora). Nos três jogos finais, 3 vitórias, 16 gols marcados, apenas um sofrido, e a impressão de que um novo sucesso na Liga é perfeitamente possível.
- O Porto jogou em casa diante do Besiktas, venceu com facilidade, e garantiu vaga na próxima fase. Lucho González abriu o placar aos 44 minutos do primeiro tempo, aproveitando a sonolência da zaga turca. O atacante Quaresma fez o dele aos 15 da etapa derradeira, tocando na saída do goleiro. A equipe de Jesualdo Ferreira terminou a fase de grupos como líder do grupo, com 11 ponto, um a mais que o Liverpool. O Olympique de Marselha, com 7 pontos, ficou com a vaga na Uefa, enquanto o Besiktas, 6 pontos, foi eliminado.

Só dá azul
- O já classificado Chelsea jogou em casa, no Stamford Bridge, contra o Valencia, que não tinha mais chances de vaga para a próxima fase. O placar ficou no 0 a 0, ruim para os espanhóis, que não conseguiram ao menos a terceira colocação. Já no estádio Gelsenkirchen, na Alemanha, não faltaram gols na partida entre Schalke 04 e Rosenborg.
- O Schalke precisava da vitória para se classificar. Já para o Rosenborg, um empate bastava. Os alemães logo tomaram a iniciativa da partida e abriram 2 a 0 nos primeiros 20 minutos de jogo. Asamoah abriu o placar aos 12 minutos, o brasileiro Rafinha fez o dele aos 19 (foto ao lado: AFP). O Rosenborg diminuiu com Koné, depois da falha da zaga alemã. Mas Kuranyi aumentou para 3 a 1 o placar a favor do Schalke, garantindo a classificação para a fase eliminatória, fato inédito na história do clube. O Chelsea terminou líder do grupo, com 12 pontos. O Schalke passou em segundo, com 8, seguido de Rosenborg (que desbancou o Valencia e vai à Uefa), com 7, e Valencia, com apenas 5 pontos ganhos.

Gregos e espanhóis avançam
- O Real Madrid jogou diante de sua torcida contra a Lazio, equipe que necessitava de uma boa vitória para se classificar. Mas os merengues não deram chance aos italianos. Com 15 minutos de jogo, o placar já estava em 2 a 0 para os espanhóis. Júlio Baptista, depois de receber passe de Robinho, fez o primeiro, enquanto Raúl marcou o segundo, de cabeça, também com assistência do "Rei das Pedaladas". Aos 36, foi a vez de Robinho marcar o dele, depois de bonita tabela feita com Ruud Van Nistelrooy. A Lazio não parecia ter entrado em campo na primeira etapa.
- Os italianos voltaram melhor na segunda etapa, não em organização tática, mas sim em disposição. A Lazio aproveitou a sonolência e o comodismo dos merengues e deu sufoco, sempre com a boa participação dos atacantes Rocchi e Pandev. A 11 minutos do fim de jogo, Rocchi recebeu de Mutarelli, avançou e cruzou. Pandev apareceu na área e se jogou para marcar o merecido gol de honra da Lazio. Depois de tocar para as redes, o atacante macedônio se chocou violentamente contra a trave esquerda e foi substituído por Makinwa. Ballotta também foi figura importante da Lazio, defendendo três chutes de longa distância dos espanhóis na etapa final.
- O Olympiacos, surpresa do grupo, enfrentou o Werder Bremen em casa, que também tinha chances de classificação. Mas os gregos repetiram o desempenho do primeiro turno, quando bateram os alemães por 3 a 1, e venceram novamente. Stoltidis abriu o placar aos 12 minutos, abrindo caminho para a primeira vitória em casa da equipe grega. Ele apareceu novamente no segundo gol, dando o passe para Kovacevic ampliar, aos 25 do segundo tempo. O meio-campista camisa 6 Hercules Stoltidis fechou sua grande atuação marcando novamente, aos 29 da etapa final (na foto acima, o herói grego Hercules Stoltidis explode em euforia: EFE). O nome do craque do jogo retrata bem o que foi a campanha do Olympiacos nesta Liga dos Campeões: heróica. Os gregos só perderam uma partida, para o Real Madrid, na Espanha, pelo placar de 4 a 2, e tiveram um soberbo desempenho jogando fora de casa. Fora a derrota para os espanhóis, a equipe bateu Lazio e Werder Bremen. A equipe grega não se classificava para a segunda fase da competição desde a temporada 1988/89, quando alcançou as quartas-de-final. Real Madrid e Olympiacos terminaram a primeira fase com o mesmo número de pontos, 11, mas os merengues ficam com a liderança por causa do confronto direto (o Real venceu em casa e empatou fora, por 0 a 0). O decepcionante Werder Bremen ficou nos 6 pontos, e vai à Copa da Uefa. A Lazio, com 5 pontos, segurou a lanterna.

Partidas de amanhã:

Grupo E
Barcelona x Stuttgart
Rangers x Lyon (ambas as equipes brigam por vaga)


Grupo F
Roma x Manchester United Sporting x Dynamo Kiev

Grupo G
Fenerbahçe (briga por vaga com o PSV) x CSKA Moscou
PSV x Internazionale


Grupo H
Arsenal x Steaua Bucareste
Slavia Praga x Sevilla


sexta-feira, dezembro 07, 2007

Mais 10 equipes garantem vaga na segunda fase da Uefa

- Everton, Atlético de Madrid, Villarreal, Basel e Hamburg (na quarta-feira); Tottenham, Bordeaux, Bayer Leverkusen, Spartak Moscou e Zürich (na quinta-feira), se juntaram a Panathinaikos e Helsingborg e disputarão a segunda fase da Copa da Uefa.

Últimos classificados
- Tottenham e Bordeaux são os mais novos classificados para a segunda fase da Uefa. Os ingleses do Hotspur visitaram o Anderlecht, em Bruxelas, e, com um empate por 1 a 1, se garantiram na próxima fase. Os belgas saíram na frente aos 23 minutos do primeiro tempo, com Bart Goor. Alguns minutos depois, Jermaine Jenas sofreu pênalti e Berbatov (Na foto, o búlgaro assiste à partida do banco de reservas: PA/BBC) converteu.
- O empate manteve o Tottenham na liderança do grupo G, com 7 pontos ganhos. O Getafe alcançou a vice-liderança, ao vencer o já eliminado Aalborg, na Dinamarca, por 2 a 1. Os espanhóis chegaram a 6 pontos ganhos, um a mais que o Hapoet Tel-Aviv. Na última rodada, o Getafe enfrenta o Anderlecht em casa, enquanto o Aalborg visita o Hapoet Tel-Aviv.
- No grupo H, o Bordeaux manteve 100% de aproveitamento ao bater o Helsingborg pelo placar de 2 a 1. Chamakh abriu o placar para os franceses, mas Larsson empatou para os suecos. O gol da vitória só saiu na segunda etapa. Jussiê marcou aos 24 minutos, garantindo o Bordeaux na segunda fase da Uefa. A equipe do brasileiro agora tem 9 pontos, dois a mais que o adversário de ontem, o Helsingborg. Na última rodada, Panionios e Galatasaray lutam pela vaga restante do grupo. Os gregos do Panionios só precisam vencer o Bordeaux em casa para garantir a vaga. Já os turcos do Galatasaray, além de terem que torcer contra os gregos, precisam vencer o Austria Viena, jogando na Turquia.
- Na próxima rodada, que será realizada nos dias 19 e 20 deste mês, 12 vagas estarão em jogo. Classificam-se os três primeiros colocados de cada grupo, além dos terceiros colocados dos grupos da Liga dos Campeões.

Resultados da Semana
Classificação dos grupos
Próxima rodada

terça-feira, dezembro 04, 2007

Definidos os grupos da Euro 2008

- Neste domingo, em Lucerna, Suíça, foram sorteados os grupos e os confrontos da próxima Eurocopa, que será realizada em sede dupla, por Áustria e Suíça.
- E como não podia deixar de acontecer, um grupo foi agraciado com seleções do alto escalão do futebol. O grupo da morte é o C, onde Holanda, Itália, França e a ascendente Romênia brigarão por duas vagas na fase eliminatória. Italianos e franceses se enfrentarão pela terceira competição seguida, no espaço de apenas dois anos - as seleções fizeram a final da última Copa do Mundo e caíram no mesmo grupo de qualificação para a Euro 2008.
- No grupo D, Espanha, Grécia e Rússia se encontram novamente no mesmo grupo. Na última Euro, as três seleções, além da então afitriã seleção de Portugal, caíram na mesma chave.
- A competição ocorrerá entre os dias 7 e 29 de junho, em 8 cidades-sede. A final da competição será em Viena, capital austríaca.

Euro de Ouro
- No último sábado, a UEFA revelou que as 16 seleções participantes receberão um total de 184 milhões de euros. Na última edição, em Portugal, o prêmio chegou a 129 milhões. Cada seleção receberá cerca de 7,5 milhões, apenas por participar da competição. Além da quantia garantida a todos os países, haverá bônus pelos resultados conquistados na fase de grupos: vitória = um milhão e empate = meio milhão.
- As seleções que passarem para as quartas-de-final receberão mais dois milhões, enquanto quem atingir as semifinais, mais três milhões de euros. O vice-campeão sairá sem o título, mas com uma boa quantia de dinheiro: 4,5 milhões. O campeão sairá com 7,5 milhões no bolso.