Google

terça-feira, dezembro 11, 2007

Cinco equipes se classificam na última rodada da LC

- Liverpool e Porto (grupo A), Schalke 04 (que se juntou ao Chelsea no grupo B), e Real Madrid e Olympiacos (grupo C) venceram nesta terça-feira, e asseguraram vaga na fase eliminatória da Liga dos Campeões. Os jogos do grupo D foram adiantados para a semana passada, já que o Milan disputa, nesta semana, o Mundial de Clubes da Fifa, no Japão. A equipe italiana bateu o Celtic por 1 a 0, enquanto o Benfica foi à Ucrânia e venceu o Shakthar por 2 a 1. O Milan passou em primeiro, com 13 pontos, seguido do Celtic, com 9. O Benfica ficou com o terceiro posto, com 7 pontos, e participará da fase eliminatória da Copa da Uefa.

Liverpool: o time das goleadas
- Já viu alguma equipe marcar 16 gols em três jogos? Ainda mais em uma competição difícil, como a Liga dos Campeões? Pois bem, o Liverpool conseguiu o impressionante feito hoje, ao bater o Olympique de Marselha, na França, por 4 a 0. A terceira vitória consecutiva na competição começou com um gol do capitão Gerrard, que abriu o placar logo aos 4 minutos. Ele sofreu o pênalti, o goleiro defendeu a cobrança, mas não o rebote. O espanhol Fernando Torres fez o terceiro gol dele nesta edição aos 11, deixando o Marselha completamente extasiado (foto ao lado, à direita: AFP/GettyImages). Kuyt ampliou o marcador aos três da segunda etapa, e Babel fez o quarto dos reds no último minuto de jogo. Os atuais vice-campeões, nos três primeiros jogos da competição, marcaram dois gols e perderam duas partidas (para o Marselha em casa, e Besiktas, fora). Nos três jogos finais, 3 vitórias, 16 gols marcados, apenas um sofrido, e a impressão de que um novo sucesso na Liga é perfeitamente possível.
- O Porto jogou em casa diante do Besiktas, venceu com facilidade, e garantiu vaga na próxima fase. Lucho González abriu o placar aos 44 minutos do primeiro tempo, aproveitando a sonolência da zaga turca. O atacante Quaresma fez o dele aos 15 da etapa derradeira, tocando na saída do goleiro. A equipe de Jesualdo Ferreira terminou a fase de grupos como líder do grupo, com 11 ponto, um a mais que o Liverpool. O Olympique de Marselha, com 7 pontos, ficou com a vaga na Uefa, enquanto o Besiktas, 6 pontos, foi eliminado.

Só dá azul
- O já classificado Chelsea jogou em casa, no Stamford Bridge, contra o Valencia, que não tinha mais chances de vaga para a próxima fase. O placar ficou no 0 a 0, ruim para os espanhóis, que não conseguiram ao menos a terceira colocação. Já no estádio Gelsenkirchen, na Alemanha, não faltaram gols na partida entre Schalke 04 e Rosenborg.
- O Schalke precisava da vitória para se classificar. Já para o Rosenborg, um empate bastava. Os alemães logo tomaram a iniciativa da partida e abriram 2 a 0 nos primeiros 20 minutos de jogo. Asamoah abriu o placar aos 12 minutos, o brasileiro Rafinha fez o dele aos 19 (foto ao lado: AFP). O Rosenborg diminuiu com Koné, depois da falha da zaga alemã. Mas Kuranyi aumentou para 3 a 1 o placar a favor do Schalke, garantindo a classificação para a fase eliminatória, fato inédito na história do clube. O Chelsea terminou líder do grupo, com 12 pontos. O Schalke passou em segundo, com 8, seguido de Rosenborg (que desbancou o Valencia e vai à Uefa), com 7, e Valencia, com apenas 5 pontos ganhos.

Gregos e espanhóis avançam
- O Real Madrid jogou diante de sua torcida contra a Lazio, equipe que necessitava de uma boa vitória para se classificar. Mas os merengues não deram chance aos italianos. Com 15 minutos de jogo, o placar já estava em 2 a 0 para os espanhóis. Júlio Baptista, depois de receber passe de Robinho, fez o primeiro, enquanto Raúl marcou o segundo, de cabeça, também com assistência do "Rei das Pedaladas". Aos 36, foi a vez de Robinho marcar o dele, depois de bonita tabela feita com Ruud Van Nistelrooy. A Lazio não parecia ter entrado em campo na primeira etapa.
- Os italianos voltaram melhor na segunda etapa, não em organização tática, mas sim em disposição. A Lazio aproveitou a sonolência e o comodismo dos merengues e deu sufoco, sempre com a boa participação dos atacantes Rocchi e Pandev. A 11 minutos do fim de jogo, Rocchi recebeu de Mutarelli, avançou e cruzou. Pandev apareceu na área e se jogou para marcar o merecido gol de honra da Lazio. Depois de tocar para as redes, o atacante macedônio se chocou violentamente contra a trave esquerda e foi substituído por Makinwa. Ballotta também foi figura importante da Lazio, defendendo três chutes de longa distância dos espanhóis na etapa final.
- O Olympiacos, surpresa do grupo, enfrentou o Werder Bremen em casa, que também tinha chances de classificação. Mas os gregos repetiram o desempenho do primeiro turno, quando bateram os alemães por 3 a 1, e venceram novamente. Stoltidis abriu o placar aos 12 minutos, abrindo caminho para a primeira vitória em casa da equipe grega. Ele apareceu novamente no segundo gol, dando o passe para Kovacevic ampliar, aos 25 do segundo tempo. O meio-campista camisa 6 Hercules Stoltidis fechou sua grande atuação marcando novamente, aos 29 da etapa final (na foto acima, o herói grego Hercules Stoltidis explode em euforia: EFE). O nome do craque do jogo retrata bem o que foi a campanha do Olympiacos nesta Liga dos Campeões: heróica. Os gregos só perderam uma partida, para o Real Madrid, na Espanha, pelo placar de 4 a 2, e tiveram um soberbo desempenho jogando fora de casa. Fora a derrota para os espanhóis, a equipe bateu Lazio e Werder Bremen. A equipe grega não se classificava para a segunda fase da competição desde a temporada 1988/89, quando alcançou as quartas-de-final. Real Madrid e Olympiacos terminaram a primeira fase com o mesmo número de pontos, 11, mas os merengues ficam com a liderança por causa do confronto direto (o Real venceu em casa e empatou fora, por 0 a 0). O decepcionante Werder Bremen ficou nos 6 pontos, e vai à Copa da Uefa. A Lazio, com 5 pontos, segurou a lanterna.

Partidas de amanhã:

Grupo E
Barcelona x Stuttgart
Rangers x Lyon (ambas as equipes brigam por vaga)


Grupo F
Roma x Manchester United Sporting x Dynamo Kiev

Grupo G
Fenerbahçe (briga por vaga com o PSV) x CSKA Moscou
PSV x Internazionale


Grupo H
Arsenal x Steaua Bucareste
Slavia Praga x Sevilla


2 Comentários:

Blogger Bruno Pinto disse...

Boa vitória do FC Porto frente ao Besiktas e primeiro lugar do grupo na frente do Liverpool. Agora que venha um dos segundos classificados nos oitavos-de-final. O FC Porto segue facturando, tanto na liga portuguesa como na Champions.

12/12/07 02:10  
Blogger Ricky_cord disse...

As maiores surpresas foram a qualificação do Olympiakos e a não qualificação sequer do Valência.

12/12/07 12:59  

Postar um comentário

<< Home