Google

sexta-feira, novembro 30, 2007

Técnico do Portsmouth é preso sob suspeita de corrupção

- Harry Redknapp (foto abaixo), treinador da equipe inglesa do Portsmouth desde 2005, foi preso nesta quarta-feira pela manhã por detetives ingleses. As autoridades de segurança, que, segundo a polícia de Londres, vem trabalhando em investigações sobre corrupção no futebol há mais de um ano, alegam defraudação e falsificação de documentos financeiros. No mesmo dia, outras quatro pessoas também foram levadas à prisão. Milan Mandaric, presidente do Leicester e ex-dirigente do Porsmouth, acusado de lavagem de dinheiro, Peter Storrie, chefe-executivo do Porstmouth, Willie McKay, agente de negócios, e o Amdy Faye, meio-campista senegalense do Charlton, são os outros envolvidos no caso.
- Segundo o jornal britânico The Guardian, a polícia dará atenção especial às movimentações financeiras nas mudanças de clube do jogador Faye. Quando ele saiu do Auxerre para defender o Portsmouth, era representado pelo agente Mckay - na mesma época, Mandaric era presidente do clube inglês. E na saída do jogador do Porsmouth para o Newcastle, Harry Redknapp já era o técnico dos azuis do sul. Atualmente, Faye atua pelo Glasgow Rangers, que o pegou por empréstimo do Charlton.
- Harry Redknapp refutou as acusações e ainda criticou o modo como a polícia conduziu a investigação. Detetives invadiram a casa do técnico às seis horas da manhã de quarta-feira, quando Redknapp estava na Alemanha, presente em um jogo da Liga dos Campeões. Ele ainda declarou, em uma coletiva de imprensa, que não tem nada a ver com as acusações, muito menos com os outros envolvidos no escândalo. "Eu sinto que só fui preso porque eu tenho um bom currículo. Minha presença nas acusações dá relevância à investigação", declarou, insatisfeito e aborrecido com as alegações da polícia.
- Harry era cotado pela imprensa britânica para assumir a seleção inglesa, que fracassou nas eliminatórias da Eurocopa sob o comando técnico de Steve McLaren. Mas, com o escândalo, Redknapp reconheceu que o sonho foi "estilhaçado".

Investigações anteriores
- Em julho deste ano, oficiais de polícia acusaram os clubes do Newcastle, Porsmouth e Rangers de corrupção. A investigação ainda prendeu dois homens em setembro, acusados de lavagem de dinheiro. Com as cinco prisões de quarta-feira, já são sete o número de acusados de corrupção neste caso.
- Segundo a BBC, uma investigação conduzida por Lord Stevens, da polícia metropolitana, encontrou irregularidades em 362 transferências na Premier League, entre 2004 e 2005.
- O atual técnico do Newcastle, Sam Allardyce, também já sofreu graves acusações de conduta irregular. Um documentário da BBC, Panorama, que investigou casos e suspeitas de corrupção no futebol por 18 meses, encontrou provas de que Allardyce recebia quantias de dinheiro em transferências de jogadores. As suspeitas da rede de televisão britânica ainda diziam respeito ao envolvimento de agentes de jogadores e do filho do técnico, Craig Allardyce, no escândalo. As acusações vieram dos próprios agentes, no mesmo documentário da BBC. Sam Allardyce, claro, negou as suspeitas e move processo contra a rede de tv.
- Na terra da Rainha, onde se joga o melhor e mais organizado futebol do mundo, uma provável cultura de pequenos atos de corrupção parece existir. Resta esperar que as investigações encontrem provas ainda mais contundentes e que o futebol não seja prejudicado pela ambição de dirigentes, agentes e treinadores.

2 Comentários:

Blogger Zêro Blue disse...

Quem mandou ele atuar no futebol inglês?
Se tivesse por aqui com certeza teria dado um jeitinho para escapar das grades...

Abraços Felipe.

ESTAMOS EM FESTA NO SITE, FESTEJAMOS A MARCA DOS 2000 ACESSOS

Sds. Celestes

SITE/BLOG
Sou Cruzeirense-Site
Sou Cruzeirense-Blog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

3/12/07 11:58  
Blogger Zêro Blue disse...

Agora sim meu voto foi pro Kaká...

3/12/07 15:01  

Postar um comentário

<< Home