Google

domingo, junho 20, 2010

Penta classificado, Tetra nem perto disso

Que ninguém fique surpreso se o Paraguai alcançar as quartas-de-final. Tudo bem que a vitória sobre a Eslováquia (2 a 0) era mais ou menos previsível, mas o desempenho da equipe que quase venceu a tetracampeã Itália é de muito esmero e organização tática. No mesmo grupo, veio o resultado mais chocante desse torneio: Itália 1x1 Nova Zelândia. E isso porque o empate italiano, 22' após o gol de Smeltz, ajudado pelo passe intencional de Cannavaro e pela não marcação de impedimento, saiu de um pênalti discutível -- alguma semelhança com 2006? Cruzamento para a grande área, De Rossi tenta alcançar uma bola praticamente perdida e Tommy Smith dá um leve puxão na camisa do italiano. O árbitro guatemalteco Carlos Batres viu pênalti e Iaquinta converteu. Lippi, querendo ter a fama de Domenech, escalou uma formação errada, com dois homens pesados na frente, deixando Di Natale no banco. Ele entrou no segundo tempo e mudou a cara do time. Mas ele não chega a ser nenhum Totti, né, Lippi? Montolivo parou no goleiro Paston, em espetacular chute barrado por uma intervenção ainda mais espetacular -- a mais bonita do mundial, não tenho dúvida. Camoranesi também não conseguiu vencer o paredão. O grandalhão Wood, que entrou no segundo tempo, quase marcou a poucos minutos do fim, em belo chute diagonal de esquerda, depois de passar facilmente por Cannavaro -- aquele mesmo melhor da Copa de 2006 e também melhor do planeta naquele ano. A Itália tem que vencer a Eslováquia e eu fico na torcida por uma classificação da Nova Zelândia sobre o Paraguai -- apesar de saber que isso vai ser difícil de acontecer, porque o Paraguai é uma seleção realmente competente.

No jogo que parou o nosso país de novo, o Brasil não jogou com o brilho que todo mundo quer ver, mas deu pro gasto, foi eficiente quando teve de ser e contou com a inspiração de Luis Fabiano e Elano para vencer -- além de boa atuação de Kaká. Logo no primeiro lance da partida, Robinho quase marca o gol mais lindo da história do Soccer City, em arremate da intermediária que encobriu o goleiro Copa (!) e saiu por cima. O Brasil repetia aquele futebol irritante da era Dunga, com passes improdutivos e morosidade no meio de campo. Mas aí Kaká conseguiu passar pela defesa à direita e passou para Luís Fabiano bater forte a poucos metros do goleiro. Igual ao Donovan. Como o atacante do Sevilla é muito melhor do que o norte-americano, foi às redes novamente. O gol mais legal do mundial, e isso é uma pena, foi ilegal. Fabiano dominou perto de três zagueiros. Com um lençol, deixou um na saudade. E dominou com o auxílio do braço direito. Outro lençol humilhou mais dois zagueiros. E dominou de novo com o braço direito. O chute de esquerda ainda foi interceptado de leve por Copa, mas entrou. O juiz francês Stephane Lennoy perguntou ao centroavante se a bola tinha sido dominada no peito, ao que Luis concordou, obviamente. E os dois se dirigiram ao círculo central sorridentes. Estranho. Ok, o jogo continuou e Elano fez o segundo ele no mundial, provando pra todo mundo que ele merece ser titular. A assistência foi de Kaká, quase de volta à forma. O fim de jogo foi uma bagunça. Kaká levou dois amarelos rapidamente e foi expulso com injustiça por Batres. O primeiro cartão foi merecido, depois de debacle com Yaya Toure. O segundo, inexplicável. Depois de jogada terminada em falta na direita, Keita correu na direção de Kaká, bateu com o queixo no ombro do brasileiro e foi ao chão, tentando "cavar" uma expulsão. O infeliz juiz, que deve ser reprimido pela Fifa, foi na do africano. A Costa do Marfim ainda fez o golzinho dela, cruzamento de Yaya Toure e cabeçada de Drogba. Mas a foto (Tom Jenkins/The Guardian) acima resume o que foi o jogo, até amanhã.

22h25: Passei aqui porque assisti a trechos da coletiva de imprensa de Dunga e preciso dizer uma coisa. O Brasil já não ganha mais o prêmio Fair Play da Fifa.

1 Comentários:

Blogger André Augusto disse...

o Brasil fez o trivial, o que não quer dizer que tenha se portado bem. E os lationo-americanos (menos Honduras) estão muito bem, obrigado.

21/6/10 22:20  

Postar um comentário

<< Home