Google

sábado, junho 12, 2010

Jabulani 1x0 Goleiros

Grécia e Coréia do Sul abriram os trabalhos no grupo B. Não dava pra esperar muita coisa dos gregos que, apesar de terem sido campeões europeus em 2004, estão longe de serem íntimos do torneio mundial. É apenas a segunda participação em copas. A primeira foi em 1994, três derrotas na primeira fase. Em 2010, parece que o objetivo é repetir a campanha. E quem mais contribuiu para isso, além da estabanada defesa (que jogou sem Kyrgiakos, no banco), foi o jogo competente, veloz e coletivo dos sul-coreanos. Logo aos 7', o zagueiro Lee Jung-Soo roubou a principal arma do time grego, a cabeçada para o gol, e abriu o placar. A zaga dos gregos, que respondem pelos pouco confiantes Papadopoulos e Vyntra, jogou a favor dos asiáticos no gol marcado por Park, atleta do Manchester United. Ele aproveitou o erro, avançou sobre Papadopoulos e tocou com tranquilidade para as redes. E vale um destaque para o péssimo técnico alemão da seleção grega, o mais velho e talvez também senil desta competição. Otto Rehhagel escalou seu time à Maradona, com três atacantes, Samaras, Charisteas e Gekas, uma atitude bizarra já que a vocação do elenco é defender -- sem falar que os três estão muito longe de serem artilheiros. No segundo tempo, retirou de campo o jogador mais habilidoso, Karagounis. E ainda deixou Kyrgiakos de molho, um zagueiro que, sozinho, defende muito melhor do que Vyntra e Papadopoulos juntos. Eu diria que a Grécia já está eliminada, mas vamos ver que tipo de futebol deve ser apresentado contra Argentina e Nigéria. A Coréia do Sul não deve chegar às semifinais, como em 2002, mas tem muita chance de estar entre os 16 melhores.

Messi jogou o que sabe contra a Nigéria. Correu, arriscou, passou. Mas o goleiro Enyeama foi simplesmente o craque da partida e fez pelo menos cinco grandes defesas, e não apenas em finalizações de Lionel. O ataque argentino, apesar de atônito, esteve bem. Os africanos jogaram tão bem quanto os adversários, e foi uma pena não terem aproveitado as oportunidades que tiveram, principalmente no segundo tempo. Até Galvão Bueno reconheceu o óbvio, a qualidade do time nigeriano, e não parava de listar elogios a Yakubu, de fato, um dos melhores em campo. Já Casagrande, de volta à forma, proferiu o melhor comentário global até agora nesta copa. Arnaldo Cezar Coelho tinha visto um torcedor da Argentina com uma garrafa de cerveja na mão, julgou ser de vidro, e começou a criticar a segurança no estádio, quando o ex-jogador o interrompeu, esquecendo-se de desviar completamente a boca do microfone: "É de plástico, eu peguei." No fim, ou melhor, no começo, o que importou mesmo, fora a qualidade ofensiva e técnica da partida, a testada de Heinze para o gol logo aos 6', definindo o placar. A Nigéria disputa vaga nas oitavas com a Coréia do Sul, podem escrever aí. E Maradona precisa arrumar o lado direito da sua defesa -- quem mandou não chamar Cambiasso e Zanetti?

É impressionante como a seleção dos Estados Unidos melhorou desde o mundial de 2006. Hoje, diante da Inglaterra, mostrou um futebol semelhante àquele apresentado na Copa das Confederações, e chegou muito perto de vencer os colonizadores. Gerrard fez o dele depois de passe de Heskey, parecia que os ingleses venceriam fácil, fácil. Mas aí, Donovan tratou de crescer no jogo, Altidore (meteu bola na trave no segundo tempo) a se exibir com mais frequência à frente de King e Terry e Dempsey de arriscar um chute despretensioso da meia-lua, que Robert Green, o goleiro, é claro, deixou entrar com um belo de um frango. Ele honra a escola recente de goleiros pós-Seaman, aquele que levou o gol (sem querer?) de Ronaldinho em 2002. Green, porém, é claramente melhor que Robinson e James, e até fez boas defesas depois. Só não pode errar contra Argélia e Eslovênia, duas seleções que fazem, amanhã, o jogo que deve decidir o terceiro colocado do grupo. Se Green voltar a vacilar, a liderança é dos norte-americanos.

1 Comentários:

Blogger André Augusto disse...

Com a falha do Chaouchi, dois a zero....haha

Mas ainda acho que a Inglaterra passa sem problemas, ao lado dos EUA

13/6/10 17:06  

Postar um comentário

<< Home