Google

segunda-feira, março 26, 2007

Sábado de muitos "embalos" pelas eliminatórias da Euro 2008

- Enquanto os campeonatos dão uma paradinha por alguns dias, as seleções européias entram em campo para a disputa de mais partidas pelas eliminatórias para a próxima Eurocopa. Confira o que de melhor aconteceu na 8ª rodada de qualificação:
- O grupo A teve três partidas repletas de gols, com destaque para o jogo de Portugal contra a Bélgica. A Polônia goleou o fraco Azerbaijão em casa, pelo placar de 5 a 0. Os poloneses ocupam a 1ª posição do grupo e encaram a Armênia na próxima quarta-feira. Já o Azerbaijão joga em casa, na mesma data, contra a Finlândia. A seleção do Cazaquistão também jogou em casa e bateu a Sérvia por 2 a 1. A vitória da ex-república soviética foi a primeira da equipe envolvendo competições, desde que aderiu à UEFA. Mesmo com o triunfo, a seleção continua em quinto, enquanto a Sérvia busca reabilitação daqui a dois dias, em casa, diante da embalada seleção portuguesa. Portugal jogou no estádio do Sporting, o José Alvaladi, e, com uma belíssima atuação de suas jovens revelações, goleou a Bélgica por 4 a 0. Sem Deco, Portugal contou com José Moutinho em seu lugar, que supriu bem a ausência do luso-brasileiro do Barcelona. Mesmo falhando em marcar na primeira etapa, a equipe de Luiz Felipe Scolari insistiu e construiu o placar com uma atuação de tirar o fôlego na segunda etapa. Nuno Gomes abriu o marcador aos 8, depois de bela jogada de Cristiano Ronaldo. O craque do Manchester (foto acima: Getty Images/UEFA) marcou duas vezes, aos 10 e aos 20. Porém, o gol mais bonito estava reservado para Ricardo Quaresma. O meia do Porto fez bela jogada pelo lado direito e colocou a bola no gol por cobertura, sem chance alguma para o goleiro Stijnen. A bela vitória provou que Portugal continua vivo na briga pela vaga na próxima Euro e que essa seleção tem tudo para ser ainda melhor do que aquela da última Euro e do mundial do ano passado. Além disso, Cristiano Ronaldo provou, mais uma vez com um futebol sensacional, que é sério candidato a melhor do mundo deste ano.
- No grupo B, Escócia e França venceram e continuam na disputa pela liderança do grupo. A equipe britânica derrotou em casa a Georgia por 2 a 1, e , na próxima quarta, tem uma dificílima partida diante da Itália, fora de casa. A seleção francesa venceu a Lituânia fora de casa por 1 a 0, graças ao gol de Anelka, que vive grande fase no Bolton, da Inglaterra. Ucrânia venceu a seleção das Ilhas Faroe por 2 a 0 e ainda sonha com uma vaga na próxima Euro. Com a vitória a seleção de Shevchenko e companhia chegou aos 9 pontos, três a menos que os líderes. Na próxima rodada, Georgia e Ilhas Faroe fazem o confronto do último contra o penúltimo, enquanto a Lituânia encara a Ucrânia na casa do adversário.
- A Turquia goleou a Grécia fora de casa e se isolou na liderança do grupo C. Quem abriu o placar foi a Grécia, logo aos 5 minutos, com Kyrgiakos. Mas a Turquia conseguiu igualar a partida ainda no primeiro tempo, com Tuncay Sanli. Aos 10 da segunda etapa, depois de bela tabela do ataque turco, Gökhan disparou para o gol e o goleiro Nikopolidis acabou aceitando. A Turquia ainda ampliou o placar com Tümer Metin, chutando de fora da área e contando com nova falha do experiente goleiro grego. Faltando 9 minutos para o fim do tempo regulamentar, os visitantes selaram a belíssima goleada fora de casa com um gol espetacular de Gökdeniz. O jogador turco passou com muita velocidade pelo lado esquerdo, se livrando de dois marcadores, e tocou na saída do goleiro. A Grécia vai tentar se reabilitar na quarta-feira, diante da seleção de Malta. Na quarta, a Turquia joga em casa contra a Noruega, que perdeu na rodada e acabou se distanciando da briga pelas primeiras posições. A seleção da escandinávia foi derrotada em casa para a seleção de Bósnia-Herzegovina, por 2 a 1. Misimovic e Muslimovic marcaram os gols da vitória dos visitantes. Hungria e Moldávia completam os jogos da próxima rodada do grupo C.
- A Alemanha conseguiu uma importante vitória contra a República Tcheca, fora de casa, e se consolida na primeira posição do grupo D. A anfitriã da última Copa do Mundo atuou desfalcada do espanhol naturalizado alemão Mario Gomez, artilheiro do Stuttgart. Mas, para a sorte dos alemães, Kuranyi estava em boa forma e garantiu a vitória por 2 a 1. No fim da primeira etapa, o brasileiro de nacionalidade alemã abriu o placar de cabeça (foto acima, Kuranyi comemora com Jansen: Getty Images/UEFA). A Alemanha ainda poderia ter ido para o intervalo com 2 a 0 no placar, se Podolski não tivesse desperdiçado um belo chute no travessão da meta de Petr Cech. Mas o segundo gol estava reservado para Kuranyi. Aos 17 da segunda etapa, ele apareceu novamente na grande área para completar de cabeça o bom cruzamento de Phillip Lahm. A República Tcheca ainda descontou com Milan Baros, mesmo sem querer. Polak chutou de fora da área e a bola acabou desviando nas pernas do atacante do Lyon, deslocando o goleiro Jens Lehmann do lance. Nas outras partidas do grupo, a República da Irlanda venceu o País de Gales por 1 a 0 em casa, enquanto o Chipre foi derrotado em casa para a Eslováquia, por 3 a 1.
- No grupo E, a Inglaterra se complicou ao apenas empatar com Israel, ficando a 3 pontos do segundo colocado e a 5 da liderança. O 0 a 0 também não foi nada bom para Israel, que continua empatado com os ingleses, agora com 8 pontos ganhos. As vitórias da Rússia sobre a Estônia, por 2 a 0, e da Croácia sobre a Macedônia, por 2 a 1, deixam Israel e Inglaterra comendo poeira. Mas ambas as seleções têm ótima chance de recuperação na tabela, na quarta-feira. A Inglaterra joga fora contra a lanterna Andorra, enquanto Israel enfrenta a Estônia. Os adversários das duas seleções ainda não marcaram pontos na competição. Croácia e Rússia folgam nesta semana.
- A Espanha sofreu para derrotar a Dinamarca, que jogou com um homem a menos desde os 20 minutos de partida. Jogando no Santiago Bernabéu, a fúria demorou 34 minutos para abrir o placar, com Morientes, que por muito tempo defendeu as cores do time dono do estádio, o Real Madrid. O atual jogador do Valencia (foto acima, ele e a torcida fazem a festa: AFP) recebeu bom passe em profundidade de Iniesta pelo lado direito, se livrou do zagueiro Agger com uma bela virada e tocou na saída do goleiro Sorensen. Aos 46, David Villa ampliou o placar, depois de aplicar um drible maravilhoso em Gravgaard e tocar na saída do goleiro. O zagueiro dinamarquês se redimiu no início da segunda etapa, diminuindo o placar a favor de sua seleção. Mas a Espanha conseguiu segurar o placar e se manter viva no grupo F. Mesmo com a vitória, os espanhóis ficam apenas na quarta posição, com apenas seis pontos ganhos. A Dinamarca aparece logo em seguida, com 7 pontos. A segunda colocada é a seleção da Irlanda do Norte, que goleou o lanterna Liechtenstein por 4 a 1 e está a dois pontos da líder Suécia. Na próxima rodada, destaque para o confronto dos dois primeiros colocados e a partida de vital importância da Espanha, que joga em casa contra a Islândia, penúltima colocada.
- No grupo G, gols apenas na partida entre Luxemburgo e Bielorússia. Luxemburgo foi novamente derrotado e não acumula sequer um ponto ganho na competição. Já a Bielorússia acumula sete pontos ganhos e tem reais chances de classificação, já que está a apenas um ponto do segundo e terceiro colocados, Bulgária e Romênia, respectivamente. Nos outros confrontos da chave, a líder Holanda, com 11 pontos, apenas empatou em casa com a Romênia, e a Albânia também jogando em casa não saiu do 0 a 0 diante da Eslovênia.
- Classificação e tabela com todos os jogos desta quarta-feira, nos links a seguir: Jogos da 9ª rodada e Classificação de todos os 7 grupos.

sábado, março 24, 2007

Time ofensivo de Dunga desencanta e a Seleção goleia o Chile

- Em amistoso realizado na cidade de Gotemburgo, no lendário e histórico estádio Nya Ullevi, o Brasil derrotou o Chile por 4 a 0, com uma bela atuação do trio ofensivo escalado por Dunga: Kaká, Ronaldinho Gaúcho e Robinho. O palco da partida tem tudo a ver com a Seleção Canarinho, já que foi neste estádio que Pelé marcou seu primeiro gol em Copas do Mundo, em 1958, contra o País de Gales, e onde o Brasil arrancou na mesma edição do torneio , sagrando-se campeão mundial pela primeira vez. Além das mudanças ofensivas na equipe, Dunga lançou pela primeira vez como titular o lateral-direito Daniel Alvez, que defende a camisa do Sevilla, da Espanha. E a preparação para a Copa América continua. Na próxima terça-feira, dia 27, o Brasil volta a campo para enfrentar Gana, desta vez na capital Estocolmo, palco da mítica conquista do título mundial de 1958.
- Mesmo com um time mais ofensivo, o Brasil começou tomando pressão do Chile. A equipe comandada por Nelson Acosta, que só perdeu 2 partidas em 14 na direção da seleção, procurou explorar o lado direito, com a subida do lateral Figueroa e a aproximação dos meias, principalmente Fernández. Porém, o Chile parou por aí. O Brasil conseguiu encaixar uma boa marcação no meio-campo e sair com qualidade. Elano, que vinha atuando como meia e sendo a estrela da Seleção, foi recuado para jogar ao lado de Gilberto Silva, na linha de dois volantes à frente da defesa. Com a mudança, o Brasil ganhou em qualidade na saída da defesa para o ataque. Aos 7, a Seleção chegou pela primeira vez, com Fred cabeceando nas mãos do goleiro Bravo. Kaká liderou o ataque da Seleção, se movimentando pela faixa central e conduzindo a bola ao ataque com muita rapidez. Ronaldinho jogou um pouco mais pelo lado esquerdo, atrás de Robinho, que também atuou por aquela área, mas muito mais à frente. Aos 14, Elano cobrou escanteio do lado esquerdo e na disputa de bola, Gilberto Silva foi derrubado na área. O juiz norueguês Espen Berntsen viu pênalti no lance e apontou para o meio da grande área. Ronaldinho (foto acima, o Brasil comemora o primeiro gol: AP) converteu a cobrança e acabou com o jejum de gols na Seleção, que já durava 1 ano e 9 meses (o último gol foi marcado na final da Copa das Confederações, quando o Brasil goleou a Argentina por 4 a 1). Jogando com muita fluidez, o Brasil continuou a criar chances de gol, sempre com a boa participação e movimentação do trio ofensivo. Aos 28, Robinho tabelou com Kaká e chutou forte para o gol, mas não contava com a boa defesa do goleiro Bravo. Três minutos depois, Daniel Alves cruzou da direita e Kaká bateu com muita categoria para o gol, ampliando o marcador para 2 a 0. Depois de sofrer mais um gol, o Chile se adiantou e tentou pressionar o Brasil, mas não conseguiu diminuir o placar até o final do primeiro tempo.
- Na segunda etapa, Dunga teve que tirar Elano de campo, que sentia dores desde o primeiro tempo, para dar lugar a Mineiro. No Chile, entraram Valdivia e Navia, substituições ofensivas efetuadas por Acosta. Mesmo assim, quem continuou melhor na partida foi o Brasil. Robinho mudou de lado e foi jogar pelo lado direito, deixando a outra faixa do campo livre para Ronaldinho. Logo aos 2 minutos, Robinho protagonizou um lance espetacular, que se tivesse sido convertido em gol entraria para a história do estádio, assim como o primeiro gol de Pelé em mundiais. O meia do Real Madrid recebeu de Daniel Alves na entrada da área, dominou e mandou para o gol de bicicleta, entre dois marcadores chilenos. Pena que a bola foi desviada pelo goleiro Bravo, antes de tocar a trave esquerda do gol. O inspirado meia brasileiro (foto acima: AP) mostrou que havia voltado ainda melhor para a segunda etapa e aos 4 minutos sofreu a falta que originou o terceiro gol da Seleção. Ronaldinho se mostrou decisivo mais uma vez e mandou a bola no canto direito do goleiro, à meia altura. O Chile, que até teve alguma esperança pelas mudanças ofensivas do técnico, deixou sua defesa abandonada e à mercê do implacável ataque brasileiro. E, aos 14 minutos, ele não perdoou novamente. Depois do escanteio do lado direito do ataque, Ronaldinho tentou dominar para finalizar para o gol, mas acabou dando uma bela assistência para Juan ampliar o placar para 4 a 0. Minutos depois de sofrer o quarto gol, o Chile mostrou que poderia reagir, colocando uma bola no travessão de Julio Cesar, em chute venenoso de Maldonado. Mas a reação, assim como a pressão do Chile no começo da partida, parou por aí. A seleção, que está no grupo do Brasil na Copa América, juntamente com México e Equador, mostrou que não deve fazer frente à Seleção no torneio sul-americano.
- O trio ofensivo mostrou que pode dar certo, não pela qualidade dos meias da Seleção, o que é fato indiscutível, mas pela segurança que o time mostrou na partida de hoje. O esquema 4-2-3-1 utilizado por Dunga, com Elano atuando como 2° volante, mantém certa rigidez na marcação pelo meio, porém também melhora a saída de bola da equipe, já que o ex-meia do Santos sabe tanto marcar como atacar com rara qualidade. O plano tático não sacrifica tanto o sistema de marcação da equipe, como fazia o "quadrado mágico" montado por Parreira. Naquela escalação, ele colocava dois volantes, dois meias e dois atacantes. Na teoria parecia sensato, mas na prática vimos totalmente o contrário. A equipe, jogando com dois atacantes fixos (Ronaldo e Adriano), atacava sempre com muita morosidade, o que atrapalhava a movimentação dos meias (Ronaldinho e Kaká). O esquema de hoje, apesar de ter se mostrado bastante eficiente, não foi muito bom para Fred, o único atacante da equipe. E isso precisa ser ajustado, seja com a mudança do jogador, seja com muito treinamento. No entanto, o técnico Dunga - que hoje utilizou um visual discreto na Suécia - ainda tem tempo para arrumar essa Seleção até a Copa América. Na terça-feira, o Brasil tem um teste mais difícil, na capital Estocolmo. O adversário é a seleção de Gana, que chegou até as oitavas-de-final da Copa do Mundo passada, quando foi eliminada justamente pelo Brasil, perdendo por 3 a 0.

sábado, março 17, 2007

Sporting derrota o Porto e incendeia o Campeonato Português

- No belíssimo estádio do Dragão, se enfrentaram Porto e Sporting, em clássico válido pela 22ª rodada do Campeonato Português. O Porto, líder com 52 pontos entrou em campo com um ataque modificado. Jesualdo Ferreira, com a ausência de Lisandro López por contusão, escolheu os brasileiros Adriano e Alan para o comando ofensivo. Já o Sporting, 3° com 43 pontos, também tinha importantes desfalques: Liédson, o artilheiro da equipe na competição com 8 gols, não atuou por suspensão, além do zagueiro Tonel.
- A partida começou eletrizante, com chances de gol para ambas as equipes antes dos três minutos de bola rolando. Aos 2, Quaresma apareceu bem pelo lado direito e chutou cruzado para a firme defesa de Ricardo. O Sporting respondeu no minuto seguinte, com Alecsandro obrigando Helton a fazer boa defesa depois de um chute poderoso do veloz atacante brasileiro. Nos primeiros 10 minutos de partida, o Porto se mostrou mais incisivo no campo de ataque, através da boa movimentação de Alan e Quaresma. O Sporting procurava usar mais o lado esquerdo do ataque, mas atacava com mais cadência, procurando espaços na zaga adversária, principalmente com a juventude de Nani e Yannick. A equipe de Lisboa, com um jogo mais técnico e controlado, passou a dominar a partida pouco a pouco, envolvendo o meio-campo da equipe do Porto e dando trabalho para a zaga. Mesmo com o Sporting atuando melhor, o Porto conseguia atacar com perigo algumas raras vezes, sempre com a habilidade e a criatividade de Quaresma. Aos 21, o meia da seleção portuguesa partiu pelo lado direito e fez um bom cruzamento para o miolo da grande área. Adriano desviou, mas, na sequência, Alan mandou por cima do gol de Ricardo. Aos 30, o Sporting respondeu com o argentino Romagnoli. Ele tabelou com Nani na grande área, envolvendo a zaga rival, mas acabou chutando nas mãos de Helton. Quatorze minutos depois, Tello por pouco não marcou um golaço da entrada da área, pegando de primeira um desvio da zaga do Porto, que, na primeira etapa, se mostrou muito insegura para quem detém os melhores números do campeonato: apenas 12 gols sofridos. A equipe da casa fez um mal primeiro tempo. Afoita na hora de atacar e insegura ao tentar conter as investidas ofensivas do rival de Lisboa. O Sporting, por sua vez, conseguiu impor uma visível superioridade no meio-campo, impedindo que o Porto saísse com qualidade ao ataque e atacar com objetividade, sempre pelo lado esquerdo, muito mal marcado pelo adversário.
- Jesualdo Ferreira, insatisfeito com o que viu de sua equipe, modificou o ataque, tirando Alan, que havia começado bem a partida mas teve um primeiro tempo apagado, e colocando Hélder Postiga (foto acima: Reuters), o artilheiro da equipe com 9 gols. O Porto melhorou visivelmente na partida, mas não pela mudança efetuada pelo técnico. A equipe passou a marcar melhor a saída de bola do Sporting, evitando que o adversário explorasse o lado direito de sua defesa. Até por isso o clube não criou muitas chances de gol, apesar de ser muito mais presente no ataque do que o Sporting, que não se encontrava em campo. Aos 18 minutos, o volante Raul Meireles se apresentou pelo lado esquerdo e cruzou. Postiga desviou de leve, mas Adriano não alcançou. Paulo Bento tentou reanimar o Sporting em campo, tirando Romagnoli e colocando o meia Pereirinha, na metade da segunda etapa. Cinco minutos depois a equipe abriu o placar da partida, em pleno estádio do Dragão. Postiga fez sua terceira falta na partida sobre Polga, perto da entrada da grande área. Tello (foto: Reuters) não perdoou e efetuou uma espetacular cobrança de falta, que, como diria Cledi Oliveira, narrador da ESPN Brasil, "executou" o goleiro Helton. Jesualdo, novamente insatisfeito com o ataque da equipe, colocou os suplentes - substitutos, em Portugal - Jorginho e Bruno Moraes, mas as modificações pouco adiantaram. O Porto continuou presente no campo de ataque, mas não conseguia criar chances efetivas de gol. Além disso, a equipe dependeu muito de Quaresma, que, sozinho, não poderia virar a partida a favor de sua equipe. Aos 44, quem foi eficiente novamente foi o Sporting. Nani disparou de fora da área, assustando Helton, que defendeu com os pés. No rebote, Yannick desferiu um belo chute, mas Helton, com um providencial desvio, evitou o segundo gol do Sporting, no chute que ainda tocou o travessão. Do outro lado do campo, Ricardo, a 20 segundos do apito final, garantiu a vitória do Sporting depois de um chute venenoso de Quaresma, que desviou no meio do caminho. O clássico de número 154 entre as duas equipes terminou com um placar justo, pelo bom jogo tramado pelo Sporting e pela ineficiência dos homens de ataque do Porto.
- O resultado complicou a vida dos "dragões" e foi muito bom para Sporting e Benfica. O Sporting volta a sonhar com o título, ficando a seis pontos da liderança, enquanto o Benfica, que ainda joga contra o Estrela da Amadora depois de amanhã, pode ficar a apenas dois pontos do sonhado primeiro lugar. Sem falar que, daqui a duas semanas, o Benfica jogará em casa o clássico contra o Porto, na partida-chave para a definição do campeão desta temporada.

segunda-feira, março 12, 2007

Três magníficos clássicos param a Europa no fim de semana

- Jogos que envolveram os maiores clubes de Alemanha, Itália e Espanha agitaram o fim de semana do futebol europeu. E não foram meras partidas de futebol entre clubes rivais, mas verdadeiros espetáculos repletos de emoção e futebol de rara qualidade.
- Na Espanha, Barcelona e Real Madrid protagonizaram uma partida de seis gols, com destaque para a atuação de Messi, que marcou três vezes. Apesar da eliminação precoce da Liga dos Campeões por ambos os times, na semana passada, Real e Barça fizeram uma bela partida de futebol. O Real começou melhor e abriu o placar logo aos 4 minutos. Higuain cruzou da esquerda, Thuram cortou mal e Ruud Van Nistelrooy fuzilou com categoria para o gol. Atuando com a mesma formação que enfrentou o Liverpool, o Barça buscou o empate minutos depois, com Lionel Messi. Depois de confusão na entrada da grande área, ele recebeu livre pelo lado direito e igualou o marcador. Porém, aos 12, Nistelrooy deixou os merengues novamente à frente no placar, convertendo o pênalti sofrido por Guti, ocasionado por Oleguer, que foi advertido com um cartão amarelo. Antes do término da primeira etapa, Ronaldinho teve tempo de tabelar com Eto'o e chutar para a boa defesa de Casillas, porém, no rebote, Messi acertou um bonito chute para empatar novamente a partida. Os catalães poderiam ter um intervalo muito mais tranquilo se Oleguer não tivesse levado o segundo amarelo e deixasse o clube com dez homens em campo. Na segunda etapa, Valdes trabalhou bem nas investidas do holandês Nistelrooy, mas nada pôde fazer na cabeçada de seu compatriota Sergio Ramos, que completou, de costas para o gol, a falta cobrada com destreza por Guti. Mesmo em desvantagem no placar e no número de jogadores em campo, o Barcelona foi em busca do empate outra vez, coincidentemente com Messi (na foto, ele é abraçado por Belletti: AFP),que estava impossível na partida. Já no fim do tempo regulamentar, o atacante argentino recebeu um belo passe de Ronaldinho e, depois de se livrar rapidamente de dois marcadores, tocou na saída de Casillas. O jogo foi marcado por fortes emoções de ambos os times e por muito equilíbrio. Porém, ficou evidente, mais uma vez, a fragilidade defensiva das duas equipes, que teimam em persistir na instabilidade de seus defensores. Especialmente nesta partida, a defesa do Barcelona cometeu erros incríveis, que comprometeram o resultado da partida. Com o empate, o Real permanece em quarto e o Barcelona, com o tropeço do Sevilla, pula para a primeira posição pelo saldo de gols.
- Bayern e Werder Bremen ficaram no empate no Allianz Arena, resultado que não foi bom pra ninguém. O Bayern jogou melhor a primeira etapa e abriu o placar aos 7 minutos de partida. Schweinsteiger dominou a bola pelo lado esquerdo e fez um belo passe da intermediária para Van Bommel. O volante holandês chamou toda a marcação para si e, com um leve toque, deixou Podolski (foto abaixo: EFE) sozinho para empurrar para as redes do goleiro Tim Wiese. O Werder Bremen só conseguiu igualar o marcador na segunda etapa, aos 21 minutos. Frings fez um lançamento longo, do campo de defesa, para Hugo Almeida, que partiu em velocidade com apenas dois marcadores à sua frente. Kahn saiu do gol e acabou sendo encoberto por um lindo toque do meia. Na sequência, Lucio e Van Buyten se atrapalharam e Rosenberg completou de cabeça, praticamente dentro da meta dos bávaros. Com o empate, o Bayern permanece um pouco distante dos líderes, ocupando a 4ª colocação, com 44 pontos. O Werder Bremen, por sua vez, perdeu a chance de se aproximar do líder Schalke 04, que empatou fora de casa com o Hannover 96, e continua na 2ª posição, com 47 pontos ganhos, três a menos que o primeiro colocado.
- A Internazionale bateu o Milan pela segunda vez na temporada e caminha para o 15° título da Serie A de forma invicta. Apesar de sustentar a liderança da competição há várias rodadas, a Inter foi dominada pelo Milan na primeira etapa, que soube impôr forte marcação ao desfalcado meio-campo da equipe rival - a Inter ,mais uma vez, não contou com os machucados Cambiasso e Vieira. A líder da competição atuou com dois meias, Figo e Stankovic, diferentemente da formação usada na eliminação da Liga dos Campeões diante do Valencia, quando apenas o sérvio começou jogando. O Milan aproveitou a débil saída de bola da Inter e permaneceu com a bola no ataque a maior parte do tempo, envolvendo a defesa adversária com muita movimentação, invertendo a partida e usando principalmente o lado esquerdo, ocupado por Seedorf e Kaká, que vez ou outra se apresentava naquele lado. Aos 18 minutos, Grosso saiu contundido de campo e Mancini foi obrigado a colocar Maxwell em campo, queimando uma subsituição precocemente. Pirlo também se destacou bastante na primeira etapa, marcando bem e aparecendo de supresa no ataque, como fez aos 22. O volante da seleção italiana recebeu na entrada da área e chutou para a boa defesa de Julio Cesar, depois de desvio da defesa rival em escanteio do lado direito. No minuto seguinte, a Inter respondeu com Crespo, que perdeu uma grande chance depois de um erro grotesco de Jankulovski, ao tentar afastar a bola da grande área. A Inter apresentou uma pequena melhora depois dos 25 minutos e começou a chegar com mais objetividade ao gol de Dida, sempre pelo lado esquerdo. Aos 30, Ibrahimovic invadiu a área e foi derrubado por Bonera. O árbitro Nicola Rizzoli não viu o pênalti claro e ainda acabou mostrando um cartão amarelo para o sueco. Aos 37, Crespo perdeu nova chance incrível de gol, cabeceando para fora um cruzamento primoroso de seu compatriota Burdisso. Pelo lado esquerdo, Figo foi o autor de uma espetacular jogada, aos 39 minutos de partida. O português ganhou na dividida com Oddo, passou por dois marcadores e bateu cruzado, à esquerda de Dida. A Inter teve chances que não poderia ter desperdiçado. No entanto, Ronaldo, que enfrentou sua ex-equipe defendendo as cores do Milan pela primeira vez, mostrou como se faz. O atacante recebeu livre pelo lado direito, saiu da marcação de Maxwell e bateu firme, rasteiro, no canto direito de Julio Cesar. Na etapa derradeira, Mancini foi obrigado a tirar outro jogador por contusão. Foi a vez de Dacourt deixar o gramado para dar lugar a Samuel, movendo Burdisso para o meio-campo. O técnico da Internazionale ainda fez sua última mudança aos 9 minutos, ato que mudou radicalmente o panorama do derby. No minuto seguinte, o atacante argentino aproveitou a falha de Dida ao tentar corta o cruzamento de Ibrahimovic e marcou o gol de empate, incendiando os torcedores interistas, que eram maioria no Giuseppe Meazza, já que o mando de campo pertencia à equipe de Ibrahimovic e cia. O sueco estava endiabrado na segunda etapa. Se movimentava pelos dois lados do campo, confundindo a defesa rossonera e dando um show de habilidade e destreza com a bola nos pés. Aos 12, Julio Cruz tentou imitar seu companheiro de ataque e quase marcou um gol antológico. Maxwell fez um bom cruzamento do lado esquerdo e Cruz, de costas para a meta de Dida, arriscou tocar de calcanhar, mas acabou desperdiçando por poucos centímetros. Atacando com muita profundidade e velocidade, a Inter conquistou o merecido gol da virada aos 30 minutos. O autor do importante gol não poderia ser outro: Zlatan Ibrahimovic (foto acima: Sports.it). O ousado, incisivo e avassalador atacante da seleção sueca marcou depois de dividida entre Cruz e Jankulovski, em que o argentino levou e melhor e fez a assistência para o gol da virada. No fim da partida, ele por pouco não marcou um belíssimo gol, mas parou em Dida, depois de ter se livrado de três marcadores na grande área adversária. A vitória consagra a temporada da Inter na Serie A e praticamente assegura o título à squadra, que há 35 partidas não sabe o que é perder na competição.

quinta-feira, março 08, 2007

Milan bate o Celtic na prorrogação e o Bayern elimina o Real Madrid

- Alex (foto: BBC) foi o grande personagem da partida entre Arsenal e PSV, que decidiu mais uma vaga para as quartas-de-final. Jogando no Emirates Stadium, o zagueiro brasileiro mandou contra a meta de Gomes depois de escanteio de Denílson, abrindo o placar para o adversário. O Arsenal só precisaria então de mais um gol para se classificar para a próxima fase, porém, o vilão do PSV se tornou o herói da classificação dos holandeses a 7 minutos do fim do confronto. Ele subiu o quanto pôde para desviar para o gol a cobrança de falta que veio na medida do lado esquerdo. Com o feito, o PSV almeja fazer como há duas temporadas atrás, quando alcançou as semifinais da competição ou até mesmo igualar a campanha vitoriosa de 1988.
- O Milan jogou diante de sua torcida contra o Celtic, esperando fazer melhor do que na casa do adversário, quando empatou por 0 a 0. No entanto, do outro lado estava o Celtic, um time que foi a campo com uma proposta de forte marcação e que sonhava em chegar longe na competição. A equipe escocesa segurou o Milan durante os 90 minutos de partida e, graças as belas defesas do goleiro Boruc no fim do tempo regulamentar e a bola de Kaká na trave, conseguiu arrastar a partida para a prorrogação. Porém, a tática que funcionou durante os 180 minutos do confronto sucumbiu à uma única jogada de inspiração de Kaká. Com apenas três minutos de bola rolando no tempo extra, Kaká (foto abaixo: BBC) conseguiu furar o bloqueio defensivo no meio-campo escocês e partiu com bola dominada. O meia da seleção brasileira invadiu a área e tocou na saída do goleiro polonês Boruc, que disputou a Copa do Mundo da Alemanha. Mesmo sem brilho algum, o Milan garantiu um lugar entre os oito melhores da Europa, mas terá que fazer mais do que mostrou contra o Celtic se quiser chegar às finais da competição.
- O Manchester, na partida de ida, conseguiu um bom resultado por 1 a 0 na casa do adversário, através de um gol polêmico de Ryan Giggs. Em Old Trafford, os red devils fizeram apenas o suficiente para bater novamente o Lille pelo mesmo placar do primeiro jogo do confronto. Giggs desta vez não atuou e O'Shea jogou em seu lugar. E o irlandês fez bem o papel do galês. No primeiro tempo, O'Shea colocou uma bola no travessão de Tony Sylva, depois de uma precisa cobrança de escanteio de Carrick. Mas quem deu a vitória ao Manchester United foi Henrik Larsson. O veterano atacante sueco fez de cabeça, graças a bela jogada de Cristiano Ronaldo pelo lado esquerdo. A vitória mantém o United na briga pelo terceiro título de sua história da Liga dos Campeões. E, desde a última conquista, o time não chega com tanta força na fase final.
- O Real Madrid foi a campo enfrentar o Bayern de Munique, que com o gol marcado por Van Bommel na partida de ida, nos instantes finais, só precisaria de uma vitória simples para continuar na competição. E o gol aconteceu cedo, muito cedo. Logo aos 10 segundos de partida, Makaay (foto abaixo: BBC) recebeu passe de Salihamidizic, que havia aproveitado a falha de Roberto Carlos, e marcou o gol mais rápido da história da competição, superando o brasileiro Gilberto Silva do Arsenal, que era o detentor do recorde - o brasileiro marcou, no ano de 2002, contra o PSV, com apenas 20 segundos de bola rolando. Com a marcação do gol precocemente, o Real teve que tomar a iniciativa da partida. O Bayern, por sua vez, recuou bastante, mas mesmo assim conseguiu criar chances de perigo, sempre em contragolpes rápidos. O Real só "entrou em campo" depois dos 32 minutos da primeira etapa, quando Fabio Capello tirou Emersom para a entrada de Guti, procurando melhorar a qualidade de toque e saída de bola da equipe. E a mudança realmente surtiu efeito. O espanhol deu mais mobilidade ao meio-campo dos merengues, além de aparecer bem no ataque, como fez aos 42 minutos, tabelando com Nistelrooy e criando uma boa chance de gol, porém desperdiçada pelo holandês. No minuto seguinte, o centroavante do Real apareceu cabeceando na entrada da pequena área, mas Kahn segurou com firmeza. Já nos acréscimos, Raul avançou pelo lado direito e chutou com perigo na rede pelo lado de fora. O Real era outro com a entrada de Guti. Na segunda etapa, Capello poderia continuar surpreendendo, colocando Robinho na equipe, mas apostou em seu compatriota Cassano, que atuou em pouquíssimas partidas nesta temporada. O Real passou a errar menos passes com a entrada de Guti, ainda no primeiro tempo, e isso ficou evidente na visível melhora da equipe quando partia para o campo ofensivo. Mesmo assim, o Bayern chegava com perigo pelo lado esquerdo, com o habilidoso Schweinsteiger e o bom lateral Phillip Lahm. Aos 9, Nistelrooy aproveitou bom cruzamento de Raul pela esquerda e cabeceou para espetacular defesa de Oliver Kahn. Aos 21, Sagnol cobrou escanteio do lado direito, resultante de uma falha coletiva de Roberto Carlos e Sergio Ramos. Lucio apareceu no meio da área para marcar o segundo do Bayern e o seu segundo gol na competição. No primeiro confronto, ele já havia marcado contra o Real, no Santiago Bernabeu. Robinho só foi colocado em campo aos 30 minutos, em uma atitude de desespero de Fabio Capello. O brasileiro entrou muito bem na partida, infernizando o lado direito da defesa adversária. Aos 35, ele sofreu pênalti de Lucio, convertido por Nistelrooy - já é o 49° gol do holandês na história da Liga dos campeões, atrás apenas de Raul, que tem 56 marcados. Antes da cobrança da penalidade, Diarra e Van Bommel se desentenderam e trocaram farpas entre si. O árbitro suíço Lubos Michel expulsou ambos os jogadores da partida. A partida ficou mais quente ainda aos 44 minutos, quando Sergio Ramos teve um gol anulado. Apesar de muita reclamação, o zagueiro havia dominado a bola com o braço direito antes de finalizar para o gol, lance muito bem observado pela arbitragem. O Bayern mereceu passar para a próxima fase, mas a atuação de Robinho nos 15 minutos finais de jogo mostrou que, se Fabio Capello tivesse optado por colocar o brasileiro em campo mais cedo na partida, a história poderia ter sido favorável aos merengues. Já é a terceira eliminação consecutiva do Real Madrid na fase oitavas-de-final da Liga - 2004/2005 Juventus e 2005-2006 Arsenal - e o técnico Fabio Capello parece estar muito próximo de sair da equipe depois de mais uma eliminação precoce da equipe, que é 9 vezes campeã do maior torneio de clubes da Europa.

quarta-feira, março 07, 2007

Barcelona vence, mas Liverpool classifica, enquanto Valencia e Inter fazem feio no Mestalla

- Pelos jogos de volta das oitavas-de-final da Liga dos Campeões, a Internazionale foi a Espanha precisando da vitória diante do Valencia, para continuar sonhando com o tricampeonato da competição. Já o Valencia, com os dois gols marcados na casa do adversário, só precisava de um empate, por até 2 a 2, para garantir a vaga. Infelizmente, o que marcou a partida não foi o empate por 0 a 0, nem mesmo a festa dos torcedores do Valencia pela classificação. Após o apito final do árbitro, jogadores de ambos os times protagonizaram cenas lamentáveis de pancadaria, que se prolongaram até os vestiários do estádio (foto: BBC). O maior prejudicado da briga foi o argentino Burdisso, que levou um soco de Navarro e teve seu nariz quebrado. A UEFA já advertiu cinco jogadores: Marchena e David Navarro do Valencia e Burdisso, Maicon e Cordoba da Internazionale. O caso será julgado no dia 14.
- A Roma foi a França enfrentar o Lyon, depois de ter conquistado um amargo empate sem gols em casa, na partida de ida. Mas, desta vez, Totti e companhia mostraram porque jogam o melhor futebol da Itália na temporada e garantiram a classificação fora de casa. O capitão da equipe inaugurou o placar aos 21 minutos, depois de bom cruzamento de Tonetto. Mancini, a 2 minutos do término da etapa inicial, recebeu pelo lado esquerdo e protagonizou o lance mais espetacular do dia. Ele pedalou na frente de Reveillere e chutou forte, na saída do goleiro Coupet, selando a classificação dos romanos ainda na primeira etapa. Antes do apito final, Fred efetuou uma cotovelada no nariz de Chivu, mas mesmo assim não foi expulso. O romeno teve seu nariz fraturado, mas continuou na partida para celebrar a bela classificação da Roma para as quartas-de-final.
- O Barcelona viajou até Liverpool, necessitando de uma vitória por pelo menos dois gols de diferença para continuar sonhando com o segundo título seguido da Liga. O time catalão entrou em campo com Iniesta pela lateral esquerda, deixando o time num esquema bastante ofensivo. O Liverpool entrou reforçado na marcação com Sissoko pelo meio, que atuou ao lado de Xabi Alonso. Antes dos 15 minutos iniciais, o Liverpool assustou o adversário com Riise, que chutou no travessão. Depois do susto inicial, o Barça conseguiu ter maior domínio do meio-campo, mas pouco chegava no ataque com real perigo. A equipe possui o maior índice da Liga dos Campeões em posse de bola: 55% em média por partida. No entanto, o Liverpool soube contra-atacar com qualidade, através de Gerrard pela direita e pelos lançamentos longos de Xabi Alonso. Aos 32, Valdes, pressionado, tentou afastar a bola da grande área. Sissoko aproveitou o "passe" rasteiro e chutou de muito longe no travessão. Por pouco o Liverpool não acabou com os sonhos do Barcelona, ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, o Barcelona adiantou a marcação no meio-campo e não deixou o Liverpool contra-atacar com velocidade. Porém, o time inglês continuou muito sólido na marcação e por poucas vezes deu sopa para o azar. O time espanhol atuou praticamente no 3-5-2, já que Iniesta pouco ficou no lado esquerdo da zaga e estava sempre no campo de ataque. Aos 8, Ronaldinho fez bela jogada individual pelo meio mas desperdiçou na trave esquerda de Reina. A partida ganhou muito em emoção depois dos 20 minutos, com as entradas de Pennant pelo Liverpool e Giuly pelo Barcelona, no posto do ainda sem ritmo de jogo Samuel Eto'o. Gudjohnsen (foto acima: BBC), que também veio do banco, recebeu belo passe de Xavi, passou pelo goleiro Reina e mandou para o gol, abrindo o placar e incendiando a partida, aos 30 minutos. O Liverpool aproveitou que o Barça se mandou para o ataque e começou chegar nos contragolpes, principalmente pelo lado direito, abandonado pela zaga adversária. O clube catalão não conseguiu fazer seu jogo habitual, de toque de bola, envolvendo a zaga rival e ainda apresentou sérios problemas defensivos. No fim da partida, Valdes salvou a equipe de tomar o empate por pelo menos duas vezes. O placar de 1 a 0 permaneceu até o fim da partida, assegurando o Liverpool na próxima fase.
- O Chelsea também fez um jogo duro contra o Porto, mas garantiu a classificação com uma bela virada na segunda etapa. O ex-time de Mourinho começou a partida surpreendendo os donos da casa, inaugurando o marcador logo aos 15 minutos, com o talentoso atacante Ricardo Quaresma, que soube visualizar muito bem os zagueiros londrinos em linha de impedimento. Mourinho mexeu na equipe para a segunda etapa e acabou sendo, como tantas outras vezes, um dos principais responsáveis pela virada do time de Stamford Bridge. Robben empatou aos 3 minutos, em chute rasteito de fora da área que Hélton segurou mal. A 11 minutos do fim, Ashley Cole cruzou da esquerda e Ballack (foto: BBC) marcou com um voleio quase rasteiro, aproveitando a bela linha de passes de cabeça executada por Drogba e Shevchenko. O Chelsea segue firme na competição e Mourinho continua com um bom retrospecto contra a sua antiga equipe: 4 jogos, 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota.