Google

segunda-feira, março 26, 2007

Sábado de muitos "embalos" pelas eliminatórias da Euro 2008

- Enquanto os campeonatos dão uma paradinha por alguns dias, as seleções européias entram em campo para a disputa de mais partidas pelas eliminatórias para a próxima Eurocopa. Confira o que de melhor aconteceu na 8ª rodada de qualificação:
- O grupo A teve três partidas repletas de gols, com destaque para o jogo de Portugal contra a Bélgica. A Polônia goleou o fraco Azerbaijão em casa, pelo placar de 5 a 0. Os poloneses ocupam a 1ª posição do grupo e encaram a Armênia na próxima quarta-feira. Já o Azerbaijão joga em casa, na mesma data, contra a Finlândia. A seleção do Cazaquistão também jogou em casa e bateu a Sérvia por 2 a 1. A vitória da ex-república soviética foi a primeira da equipe envolvendo competições, desde que aderiu à UEFA. Mesmo com o triunfo, a seleção continua em quinto, enquanto a Sérvia busca reabilitação daqui a dois dias, em casa, diante da embalada seleção portuguesa. Portugal jogou no estádio do Sporting, o José Alvaladi, e, com uma belíssima atuação de suas jovens revelações, goleou a Bélgica por 4 a 0. Sem Deco, Portugal contou com José Moutinho em seu lugar, que supriu bem a ausência do luso-brasileiro do Barcelona. Mesmo falhando em marcar na primeira etapa, a equipe de Luiz Felipe Scolari insistiu e construiu o placar com uma atuação de tirar o fôlego na segunda etapa. Nuno Gomes abriu o marcador aos 8, depois de bela jogada de Cristiano Ronaldo. O craque do Manchester (foto acima: Getty Images/UEFA) marcou duas vezes, aos 10 e aos 20. Porém, o gol mais bonito estava reservado para Ricardo Quaresma. O meia do Porto fez bela jogada pelo lado direito e colocou a bola no gol por cobertura, sem chance alguma para o goleiro Stijnen. A bela vitória provou que Portugal continua vivo na briga pela vaga na próxima Euro e que essa seleção tem tudo para ser ainda melhor do que aquela da última Euro e do mundial do ano passado. Além disso, Cristiano Ronaldo provou, mais uma vez com um futebol sensacional, que é sério candidato a melhor do mundo deste ano.
- No grupo B, Escócia e França venceram e continuam na disputa pela liderança do grupo. A equipe britânica derrotou em casa a Georgia por 2 a 1, e , na próxima quarta, tem uma dificílima partida diante da Itália, fora de casa. A seleção francesa venceu a Lituânia fora de casa por 1 a 0, graças ao gol de Anelka, que vive grande fase no Bolton, da Inglaterra. Ucrânia venceu a seleção das Ilhas Faroe por 2 a 0 e ainda sonha com uma vaga na próxima Euro. Com a vitória a seleção de Shevchenko e companhia chegou aos 9 pontos, três a menos que os líderes. Na próxima rodada, Georgia e Ilhas Faroe fazem o confronto do último contra o penúltimo, enquanto a Lituânia encara a Ucrânia na casa do adversário.
- A Turquia goleou a Grécia fora de casa e se isolou na liderança do grupo C. Quem abriu o placar foi a Grécia, logo aos 5 minutos, com Kyrgiakos. Mas a Turquia conseguiu igualar a partida ainda no primeiro tempo, com Tuncay Sanli. Aos 10 da segunda etapa, depois de bela tabela do ataque turco, Gökhan disparou para o gol e o goleiro Nikopolidis acabou aceitando. A Turquia ainda ampliou o placar com Tümer Metin, chutando de fora da área e contando com nova falha do experiente goleiro grego. Faltando 9 minutos para o fim do tempo regulamentar, os visitantes selaram a belíssima goleada fora de casa com um gol espetacular de Gökdeniz. O jogador turco passou com muita velocidade pelo lado esquerdo, se livrando de dois marcadores, e tocou na saída do goleiro. A Grécia vai tentar se reabilitar na quarta-feira, diante da seleção de Malta. Na quarta, a Turquia joga em casa contra a Noruega, que perdeu na rodada e acabou se distanciando da briga pelas primeiras posições. A seleção da escandinávia foi derrotada em casa para a seleção de Bósnia-Herzegovina, por 2 a 1. Misimovic e Muslimovic marcaram os gols da vitória dos visitantes. Hungria e Moldávia completam os jogos da próxima rodada do grupo C.
- A Alemanha conseguiu uma importante vitória contra a República Tcheca, fora de casa, e se consolida na primeira posição do grupo D. A anfitriã da última Copa do Mundo atuou desfalcada do espanhol naturalizado alemão Mario Gomez, artilheiro do Stuttgart. Mas, para a sorte dos alemães, Kuranyi estava em boa forma e garantiu a vitória por 2 a 1. No fim da primeira etapa, o brasileiro de nacionalidade alemã abriu o placar de cabeça (foto acima, Kuranyi comemora com Jansen: Getty Images/UEFA). A Alemanha ainda poderia ter ido para o intervalo com 2 a 0 no placar, se Podolski não tivesse desperdiçado um belo chute no travessão da meta de Petr Cech. Mas o segundo gol estava reservado para Kuranyi. Aos 17 da segunda etapa, ele apareceu novamente na grande área para completar de cabeça o bom cruzamento de Phillip Lahm. A República Tcheca ainda descontou com Milan Baros, mesmo sem querer. Polak chutou de fora da área e a bola acabou desviando nas pernas do atacante do Lyon, deslocando o goleiro Jens Lehmann do lance. Nas outras partidas do grupo, a República da Irlanda venceu o País de Gales por 1 a 0 em casa, enquanto o Chipre foi derrotado em casa para a Eslováquia, por 3 a 1.
- No grupo E, a Inglaterra se complicou ao apenas empatar com Israel, ficando a 3 pontos do segundo colocado e a 5 da liderança. O 0 a 0 também não foi nada bom para Israel, que continua empatado com os ingleses, agora com 8 pontos ganhos. As vitórias da Rússia sobre a Estônia, por 2 a 0, e da Croácia sobre a Macedônia, por 2 a 1, deixam Israel e Inglaterra comendo poeira. Mas ambas as seleções têm ótima chance de recuperação na tabela, na quarta-feira. A Inglaterra joga fora contra a lanterna Andorra, enquanto Israel enfrenta a Estônia. Os adversários das duas seleções ainda não marcaram pontos na competição. Croácia e Rússia folgam nesta semana.
- A Espanha sofreu para derrotar a Dinamarca, que jogou com um homem a menos desde os 20 minutos de partida. Jogando no Santiago Bernabéu, a fúria demorou 34 minutos para abrir o placar, com Morientes, que por muito tempo defendeu as cores do time dono do estádio, o Real Madrid. O atual jogador do Valencia (foto acima, ele e a torcida fazem a festa: AFP) recebeu bom passe em profundidade de Iniesta pelo lado direito, se livrou do zagueiro Agger com uma bela virada e tocou na saída do goleiro Sorensen. Aos 46, David Villa ampliou o placar, depois de aplicar um drible maravilhoso em Gravgaard e tocar na saída do goleiro. O zagueiro dinamarquês se redimiu no início da segunda etapa, diminuindo o placar a favor de sua seleção. Mas a Espanha conseguiu segurar o placar e se manter viva no grupo F. Mesmo com a vitória, os espanhóis ficam apenas na quarta posição, com apenas seis pontos ganhos. A Dinamarca aparece logo em seguida, com 7 pontos. A segunda colocada é a seleção da Irlanda do Norte, que goleou o lanterna Liechtenstein por 4 a 1 e está a dois pontos da líder Suécia. Na próxima rodada, destaque para o confronto dos dois primeiros colocados e a partida de vital importância da Espanha, que joga em casa contra a Islândia, penúltima colocada.
- No grupo G, gols apenas na partida entre Luxemburgo e Bielorússia. Luxemburgo foi novamente derrotado e não acumula sequer um ponto ganho na competição. Já a Bielorússia acumula sete pontos ganhos e tem reais chances de classificação, já que está a apenas um ponto do segundo e terceiro colocados, Bulgária e Romênia, respectivamente. Nos outros confrontos da chave, a líder Holanda, com 11 pontos, apenas empatou em casa com a Romênia, e a Albânia também jogando em casa não saiu do 0 a 0 diante da Eslovênia.
- Classificação e tabela com todos os jogos desta quarta-feira, nos links a seguir: Jogos da 9ª rodada e Classificação de todos os 7 grupos.

1 Comentários:

Blogger Arthur Virgílio disse...

Que bonito essa foto do Kurani dançando um tango argentino hehe

29/3/07 13:42  

Postar um comentário

<< Home