Google

sábado, março 17, 2007

Sporting derrota o Porto e incendeia o Campeonato Português

- No belíssimo estádio do Dragão, se enfrentaram Porto e Sporting, em clássico válido pela 22ª rodada do Campeonato Português. O Porto, líder com 52 pontos entrou em campo com um ataque modificado. Jesualdo Ferreira, com a ausência de Lisandro López por contusão, escolheu os brasileiros Adriano e Alan para o comando ofensivo. Já o Sporting, 3° com 43 pontos, também tinha importantes desfalques: Liédson, o artilheiro da equipe na competição com 8 gols, não atuou por suspensão, além do zagueiro Tonel.
- A partida começou eletrizante, com chances de gol para ambas as equipes antes dos três minutos de bola rolando. Aos 2, Quaresma apareceu bem pelo lado direito e chutou cruzado para a firme defesa de Ricardo. O Sporting respondeu no minuto seguinte, com Alecsandro obrigando Helton a fazer boa defesa depois de um chute poderoso do veloz atacante brasileiro. Nos primeiros 10 minutos de partida, o Porto se mostrou mais incisivo no campo de ataque, através da boa movimentação de Alan e Quaresma. O Sporting procurava usar mais o lado esquerdo do ataque, mas atacava com mais cadência, procurando espaços na zaga adversária, principalmente com a juventude de Nani e Yannick. A equipe de Lisboa, com um jogo mais técnico e controlado, passou a dominar a partida pouco a pouco, envolvendo o meio-campo da equipe do Porto e dando trabalho para a zaga. Mesmo com o Sporting atuando melhor, o Porto conseguia atacar com perigo algumas raras vezes, sempre com a habilidade e a criatividade de Quaresma. Aos 21, o meia da seleção portuguesa partiu pelo lado direito e fez um bom cruzamento para o miolo da grande área. Adriano desviou, mas, na sequência, Alan mandou por cima do gol de Ricardo. Aos 30, o Sporting respondeu com o argentino Romagnoli. Ele tabelou com Nani na grande área, envolvendo a zaga rival, mas acabou chutando nas mãos de Helton. Quatorze minutos depois, Tello por pouco não marcou um golaço da entrada da área, pegando de primeira um desvio da zaga do Porto, que, na primeira etapa, se mostrou muito insegura para quem detém os melhores números do campeonato: apenas 12 gols sofridos. A equipe da casa fez um mal primeiro tempo. Afoita na hora de atacar e insegura ao tentar conter as investidas ofensivas do rival de Lisboa. O Sporting, por sua vez, conseguiu impor uma visível superioridade no meio-campo, impedindo que o Porto saísse com qualidade ao ataque e atacar com objetividade, sempre pelo lado esquerdo, muito mal marcado pelo adversário.
- Jesualdo Ferreira, insatisfeito com o que viu de sua equipe, modificou o ataque, tirando Alan, que havia começado bem a partida mas teve um primeiro tempo apagado, e colocando Hélder Postiga (foto acima: Reuters), o artilheiro da equipe com 9 gols. O Porto melhorou visivelmente na partida, mas não pela mudança efetuada pelo técnico. A equipe passou a marcar melhor a saída de bola do Sporting, evitando que o adversário explorasse o lado direito de sua defesa. Até por isso o clube não criou muitas chances de gol, apesar de ser muito mais presente no ataque do que o Sporting, que não se encontrava em campo. Aos 18 minutos, o volante Raul Meireles se apresentou pelo lado esquerdo e cruzou. Postiga desviou de leve, mas Adriano não alcançou. Paulo Bento tentou reanimar o Sporting em campo, tirando Romagnoli e colocando o meia Pereirinha, na metade da segunda etapa. Cinco minutos depois a equipe abriu o placar da partida, em pleno estádio do Dragão. Postiga fez sua terceira falta na partida sobre Polga, perto da entrada da grande área. Tello (foto: Reuters) não perdoou e efetuou uma espetacular cobrança de falta, que, como diria Cledi Oliveira, narrador da ESPN Brasil, "executou" o goleiro Helton. Jesualdo, novamente insatisfeito com o ataque da equipe, colocou os suplentes - substitutos, em Portugal - Jorginho e Bruno Moraes, mas as modificações pouco adiantaram. O Porto continuou presente no campo de ataque, mas não conseguia criar chances efetivas de gol. Além disso, a equipe dependeu muito de Quaresma, que, sozinho, não poderia virar a partida a favor de sua equipe. Aos 44, quem foi eficiente novamente foi o Sporting. Nani disparou de fora da área, assustando Helton, que defendeu com os pés. No rebote, Yannick desferiu um belo chute, mas Helton, com um providencial desvio, evitou o segundo gol do Sporting, no chute que ainda tocou o travessão. Do outro lado do campo, Ricardo, a 20 segundos do apito final, garantiu a vitória do Sporting depois de um chute venenoso de Quaresma, que desviou no meio do caminho. O clássico de número 154 entre as duas equipes terminou com um placar justo, pelo bom jogo tramado pelo Sporting e pela ineficiência dos homens de ataque do Porto.
- O resultado complicou a vida dos "dragões" e foi muito bom para Sporting e Benfica. O Sporting volta a sonhar com o título, ficando a seis pontos da liderança, enquanto o Benfica, que ainda joga contra o Estrela da Amadora depois de amanhã, pode ficar a apenas dois pontos do sonhado primeiro lugar. Sem falar que, daqui a duas semanas, o Benfica jogará em casa o clássico contra o Porto, na partida-chave para a definição do campeão desta temporada.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home