Google

quarta-feira, dezembro 27, 2006

Nove jogos agitam o pós-natal na Inglaterra, valendo pela 20ª rodada

- Enquanto o resto da Europa tira um pequeno recesso do futebol até o início de 2007, a bola na Inglaterra não pára. Ontem, tivemos a realização da 20ª rodada, que foi muito boa para o líder do campeonato, o Manchester United.
- O Chelsea jogou em casa diante do Reading, mas tropeçou diante do adversário, empatando por 2 a 2. O jogo foi equilibrado na primeira etapa, mas o Chelsea foi quem marcou primeiro. Drogba (foto: BBC) abriu o placar de cabeça aos 38 da etapa inicial, conectando para o gol o escanteio de Frank Lampard. A segunda etapa, porém, reservava emoções bem maiores para os espectadores em Stamford Bridge. Aos 22, o time visitante empatou a partida com Leroy Lita, completando boa jogada tramada pelo lado direito do ataque. Para o azar do Reading, do outro lado estava o artillheiro do campeonato, Didier Drogba, que apareceu novamente para deixar o Chelsea na frente no placar, cinco minutos depois do empate da equipe visitante. Porém, azar maior mesmo foi o de Essien, que a cinco minutos do fim da partida, igualou o marcador novamente, marcando um gol contra. Ashley Cole tentou desviar cruzamento do lado esquerdo do ataque e acabou chutando em Essien. A bola só parou no fundo das redes de Hilario. O resultado foi muito negativo para os londrinos, que ainda viram o Manchester vencer o Wigan e se distanciar quatro pontos na liderança da Premier.
- Os líderes jogaram diante de sua torcida contra o Wigan, equipe que não consegue manter uma sequência de resultados positivos nesta temporada. A partida só teve gols na segunda etapa, principalmente devido a entrada de Cristiano Ronaldo em campo, que assistiu a Fletcher atuar em seu lugar. Logo aos 2, ele abriu o placar testando forte para o gol e quatro minutos depois, mesmo perdendo a penalidade máxima, marcou no rebote do goleiro. Ainda havia tempo para Solskjaer aumentar a vantagem dos reds devils aos 14, aproveitando ajeitada de cabeça de Wayne Rooney, que jogou bem mas não marcou. Aos 45, o Wigan descontou de pênalti através de Baines, mas não havia mais tempo para uma reação. A vitória do Manchester United deixa o time com 50 pontos na tabela, e com os melhores quesitos na competição: melhor defesa, apenas 11 gols sofridos, melhor ataque, com 44 gols marcados, maior número de vitórias, 16. O Wigan ainda permanece perto da zona de rebaixamento, na 14ª colocação.
- O Arsenal jogou fora de casa contra o lanterna da competição, o Watford, mas teve dificuldades em sair da casa do adversário com os três pontos. Apesar das dificuldades que encontraria ao longo do jogo, o Arsenal foi a equipe que abriu o placar, aos 19 da primeira etapa. Depois de escanteio de Rosicky, Gilberto Silva, o capitão da equipe londrina, desviou para o gol. O volante vem sendo bastante elogiado pela imprensa britânica, já que tem sido o jogador mais importante da equipe depois da ausência de Henry, que continua machucado e só volta em 2007. Mas a alegria dos gunners durou apenas quatro minutos, pois Smith empatou a partida aos 23, levando à loucura a fiel torcida que compareceu ao estádio. O Arsenal melhorou na segunda etapa, mas o gol da vitória só veio a 7 minutos do fim da partida, com Robin Van Persie (foto: BBC). Depois de receber lindo passe de Walcott, o holandês passou facilmente pelo seu marcador e chutou forte no canto direito do gol. A vitória deixa o Arsenal na terceira colocação, com dez pontos a menos que o vice-líder Chelsea.
- Outros resultados: Blackburn 1x0 Liverpool, Tottenham 2x1 Aston Villa, Everton 0x0 Middlesbrough, Bolton 2x1 Newcastle, West Ham 1x2 Portsmouth, Sheffield United 0x1 Manchester City. A partida entre Charlton, agora com Alan Pardew no comando, e Fulham acontece hoje, finalizando a 20ª rodada.

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Inter vence Barcelona e é campeão do mundo pela primeira vez

- Depois de meses de espera, o Inter conquistou o inédito título do Campeonato Mundial de Clubes, fazendo do ano de 2006 o mais importante de sua história de 97 anos. A equipe se igualou ao seu rival Grêmio, campeão mundial em 1983 em cima do Hamburgo.
- Como era de se esperar, o Inter entrou em campo com uma proposta de jogo baseada em uma marcação forte, o que dificultou bastante a atuação dos meias do Barcelona, principalmente de Ronaldinho Gaúcho (foto: EFE). Mesmo tentando controlar a posse de bola no campo de ataque dos europeus, o Inter não conseguia criar chances de gol, e o Barcelona foi quem finalizou primeiro. Aos 18, Gio, aparecendo pelo meio, chutou de fora da área, Clemer espalmou e na sobra Ronaldinho quase abriu o placar. O brasileiro ainda apareceu com perigo aos 29 e aos 34 do primeiro tempo. A única boa chegada do time brasileiro foi aos 38, com Índio aparecendo de surpresa na grande área e chutando por cima da meta de Valdés. Antes do início da segunda etapa, houve duas mudanças nos dois times: Belletti - o herói do título europeu do Barça - entrou no lugar de Zambrotta e Vargas - campeão mundial com o Boca em 2003, junto com Iarley - assumiu o lugar de Alex, muito mal fisicamente. Com a entrada do volante Vargas, o meio-campo do Inter ficou mais consistente, dificultando o jogo para o Barcelona durante toda a segunda etapa. Os catalães adiantaram a sua defesa e o Inter poderia usar essa postura dos europeus como arma de contra-ataque. Aos 14, Rijkaard parece ter observado o domínio do meio de campo pelo brasileiros, e colocou Xavi no lugar de Motta. Dois minutos depois, Abel Braga também modificou sua equipe, tirando Alexandre Pato para colocar em campo Luiz Adriano, mesma mudança feita na partida contra o Al Ahly. O Inter, porém, começou a mostrar sinais de cansaço a partir dos 20 minutos e o time catalão começava a controlar as ações. Mesmo assim, antes que o Barça tomasse controle total da partida, Abel Braga fez uma mudança que mudaria a história da partida. Aos 30, Adriano Gabiru entrou na partida e, com apenas seis minutos em campo, marcou o gol do título do Internacional. Iarley ganhou de Puyol no meio-campo, avançou e tocou para o substituto de Fernandão tocar na saída de Valdés. Restando apenas 9 minutos para o fim da partida, o Barcelona se lançou totalmente ao ataque, buscando desesperadamente levar o jogo ao menos para a prorrogação. Aos 38, Deco chutou de fora da área, mas Clemer fez belíssima defesa. Aos 41, Ronaldinho teve uma grande chance em cobrança de falta da entrada área, mas o brasileiro, que disputa hoje o prêmio de melhor do mundo da Fifa, desperdiçou. O último suspiro dos europeus veio aos 48, quando Ronaldinho colocou Iniesta na grande área, porém Clemer saiu do gol e tirou a bola dali.
- Para os que acreditavam que os europeus massacrariam os sul-americanos, ficou a lição de que não basta apenas um time de estrelas para ser campeão, mas sim uma equipe consistente, unida e cheia de raça e vontade. O futebol brasileiro tem provado isso nos últimos tempos. O Inter foi campeão da Libertadores há meses atrás e mesmo perdendo peças importantes, como Bolívar, Rafael Sóbis, Tinga e Jorge Wagner, conseguiu remontar a equipe e terminar o Campeonato Brasileiro na segunda posição. Aliás, superação, essa tem sido a palavra que caracteriza bem o Internacional dos últimos anos. Depois de 2002, ano que quase marcou o rebaixamento do Inter para a segunda divisão do futebol brasileiro, o clube passou por total reformulação e foi crescendo no cenário nacional. No ano passado, a equipe ficou em segundo no polêmico campeonato nacional, mas se sagrou tetracampeã gaúcha. Entretanto, as maiores conquistas estavam reservadas mesmo para o ano de 2006: Libertadores da América e agora o título mais importante da história do clube, o Campeonato Mundial de Clubes(foto:Vipcomm/JeffersonBernardes/Divulgação).

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Sorteio dos confrontos das oitavas coloca Liverpool no caminho do Barcelona

- Hoje, na sede da UEFA, em Zyon, na Suíça, foram definidos, por sorteio, os confrontos das oitavas-de-final da Liga dos Campeões. Os jogos de ida acontecerão nos dias 20 e 21 de fevereiro, enquanto as partidas de volta nos dias 6 e 7 do mês seguinte.
- O Barcelona vai encarar o Liverpool, confronto que marca o encontro entre os dois últimos vencedores do torneio. A última vez que as duas equipes mediram forças na Liga foi na temporada 2001-2002. Na época, ingleses e catalães se enfrentaram pelo grupo B, na segunda fase de grupos. O Barcelona levou a melhor, vencendo o time inglês em Liverpool por 3 a 1 e empatando em casa por 0 a 0.
- O Real Madrid tem um difícil embate diante do Bayern Munique, em um confronto que envolve 13 títulos do torneio: 9 dos espanhóis e 4 dos alemães. Ambas as equipes se enfrentaram pela última vez na temporada 2003-2004, também pela fase de oitavas-de-final, e os espanhóis levaram a melhor.
- Mourinho, se quiser levar o Chelsea ao inédito título europeu, terá que passar pelo seu ex-clube, o Porto, campeão há três temporadas atrás com o polêmico técnico português. Há duas temporadas Mourinho e o Chelsea mediram forças com o Porto na fase de grupos, sendo que houve uma vitória para cada lado.
- A Internazionale também encara um adversário conhecido, o Valencia. Assim como Porto e Chelsea, italianos e espanhóis se enfrentaram há duas temporadas, na fase de grupos, mas a Inter levou a melhor, vencendo na casa do adversário e empatando em casa por 0 a 0, partida esta protagonizada pelo soco com as duas mãos de Adriano na jugular de Caneira.
- O Manchester United encara o Lille, adversário bem conhecidos dos ingleses. Na última temporada, eles se enfrentaram na fase de grupos, e os franceses não perderam para o poderoso United. Já seu rival, o Arsenal, jogará contra o PSV, adversário dos ingleses na temporada 2004-2005, também na fase de grupos.
- A Roma tem duas difíceis partidas contra o melhor time, pelo menos em números, da atual Liga dos Campeões: o Lyon. O Milan, que vai de mal a pior na Serie A, tem partidas teoricamente mais fáceis, contra o Celtic, da Escócia. Mas os italianos que não se enganem, pois os escoceses deram muito trabalho para o poderoso Manchester United na fase de grupos e podem surpreender. O Celtic ainda tem uma boa lembrança em partidas contra italianos. Na temporada 1966-1967, a equipe saiu vencedora do torneio europeu em cima da Internazionale, rival do Milan.
- As partidas prometem muita disputa entre as 16 melhores equipes da Europa, que buscam estar presentes na final em Atenas, no dia 23 de maio do próximo ano (foto, cartaz).

quinta-feira, dezembro 14, 2006

O Barcelona goleia o América e passa a final com muita autoridade

- Ronaldinho e Deco lideraram o time catalão em uma espetacular goleada de 4 a 0 sobre a equipe mexicana, garantindo a presença na final de domingo, frente ao Internacional.
- Jogando no Estádio Internacional de Yokohama, América e Barcelona fizeram uma partida bastante desigual, onde o time mexicano não ofereceu nenhuma resistência ao time espanhol, sendo dominado pelo toque de bola refinado do time campeão da Liga dos Campeões deste ano. O time mexicano até começou levando perigo ao gol de Valdés, quando, aos 6, Claudio Lopez (que já marcou 12 vezes contra o Barcelona, em 15 jogos atuando pelo Valencia) foi lançado por Fabiano mas acabou ficando sem espaço para finalizar. O time espanhol respondeu logo aos 8, quando Zambrotta tramou com Deco, que por sua vez deixou Ronaldinho em condições de marcar, mas ele bateu por cima do gol. Porém, no minuto seguinte, o Barcelona marcaria em uma bela trama ofensiva de Iniesta e Ronaldinho, que deixaram o islandês Gudjohnsen (foto: AP) apenas com o trabalho de mandar para as redes. Jogando com muita facilidade, o Barcelona acabou relaxando na partida e deixou que o América levasse algum perigo à meta de Valdés. Aos 22, o goleiro trabalhou bem, defendendo uma cobrança de falta venenosa do paraguaio Cuevas, que começou a partida no posto de Blanco. Porém, o Barcelona mostrava que tinha o controle do jogo e que marcaria na hora em que bem quisesse. Aos 29, Deco bateu escanteio da esquerda e Marquez cabeceou no canto esquerdo de seu companheiro de seleção mexicana, o goleiro Ochoa. Blanco entrou na segunda etapa, mas pouco ajudou o time do América, que só conseguia sair com alguma qualidade ao ataque nas subidas do lateral direito Castro, bastante recuado para a marcação de Ronaldinho. O brasileiro (foto, Ronaldinho samba para a torcida: AP) fez o dele aos 20, depois de rebote do goleiro Ochoa em chute cruzado do francês Giuly. Dando espetáculo, o Barcelona passou a trocar passes no campo de ataque e protagonizando bonitas jogadas, sempre com Deco e Ronaldinho, ambos abusando do calcanhar e toques de primeira. O luso-brasileiro também fez o dele, acertando um petardo de fora da área depois de ajeitada de Ronaldinho. O craque brasileiro, já anunciado por tablóides espanhóis como o vencedor do prêmio de Melhor do Mundo da Fifa, que só acontece na próxima segunda, ainda teve tempo para fazer uma linda jogada no fim da partida, consagrando sua atuação. O atacante passou por quatro marcadores e, da entrada da área, bateu por cobertura, acertando o travessão.
- A bela atuação do Barcelona, com certeza, incomodou um pouco os colorados, principalmente pela facilidade com que o time trabalhou a bola no ataque e envolveu o time mexicano, que, praticamente, assistiu à uma aula de futebol dos catalães. Por isso, o Internacional terá que tentar encurtar os espaços do meio-campo do Barcelona e contar com uma boa atuação de seus meio-campistas. O técnico do Inter, Abel Braga, que assistiu à partida de hoje, declarou que o Inter não vai apenas assistir ao time do Barcelona jogar e que os colorados vão impôr uma forte marcação. "Cinco ou seis jogadores meus atuaram muito abaixo, e já puxei a orelha deles. Vamos enfrentar o melhor time do mundo, mas estamos preparados para fazer história nesse duelo", disse ainda Abel. Até por isso, o Internacional pode entrar com três volantes e liberar as laterais.

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Os "meninos" do Inter garantem o time na final do Mundial de Clubes

- O Internacional encontrou muita resistência no Al Ahly, mas acabou vencendo o jogo de estréia do Campeonato Mundial de clubes por 2 a 1, graças aos gols dos jovens jogadores Alexandre Pato e Luiz Adriano.
- O clube egípcio, dez vezes campeão do continente africano, iniciou a partida com praticamente seis homens no meio-campo e apenas o angolano Flávio no ataque. Porém, a formação mais defensiva dos adversários, inicialmente, não foi nenhum empecilho para o Inter, que logo no começo da partida já marcava no campo do adversário e dificultava as ações ofensivas do Al Ahly. Mesmo assim, a primeira finalização da partida foi do Al Ahly, com Aboutrika batendo falta no meio do gol de Clemer. O jogador é um dos candidatos a melhor futebolista de seu continente, mas concorre com jogadores de peso, como Drogba e Eto'o. Aos 10, Pato escorou na grande área pata Iarley marcar, mas o lance foi anulado por impedimento. No minuto seguinte, o jovem de 17 anos apareceu novamente, desta vez cabeceando com perigo por cima do gol. Apesar de ligeiramente melhor na partida, o clube brasileiro se mostrava muito ansioso quando partia para o ataque e tinha dificuldades para armar jogadas de gol. Mas Pato, um dos que mais buscavam a bola no meio-campo, contou com um pouco de sorte para abrir o placar aos 23. Fernandão fez bela enfiada para Pato (foto: Reuters) na entrada da área, mas ele acabou perdendo para os zagueiros. Na sobra, Mostafa dividiu com Alex e acabou dando uma assistência para a jovem promessa do Inter bater no canto direito do goleiro. Pato já mostra que tem faro de gol, pois em seu segundo jogo oficial acumula dois gols. O gol deixou o Inter em estado de plena euforia, o que fez o time relaxar na partida, deixando o clube egípcio chegar com perigo a meta de Clemer. Aos 37, Nahas bateu falta com perigo, dando muito trabalho ao experiente goleiro brasileiro. Alguns instantes depois, Aboutrika acertou a trave direita de Clemer e já nos acréscimos, Swawky apareceu com perigo na grande área, mas jogou longe do gol. Na segunda etapa, o técnico Manuel José colocou em campo o atacante Moteab no posto de Mostafa, voltando à formação da partida de domingo, quando a equipe bateu o Auckland, da Nova Zelândia, por 2 a 0. O lance que chamou a atenção, logo no começo da segunda etapa, foi protagonizada pelo badalado atacante Alexandre Pato, que levou a bola com os ombros pela faixa direita do campo. Apesar do bonito lance por parte do Internacional, quem fez mais bonito ainda foi o Al Ahly, que empatou a partida instantes depois. Clemer tentou afastar bola perigosa do ataque egípcio e acabou acertando Edinho. O Al Ahly cobrou rapidamente o lateral e Said mandou para a grande área, achando Flávio (foto: Reuters) sem marcação, em condições de empatar a partida de cabeça. O jogo que parecia fácil para o clube brasileiro acabou se tornando dramático e complicado. Aos 18 e aos 20, saíram os machucados Hidalgo (tornozelo direito), para entrada de Rubens Cardoso e Alexandre Pato (cãibras), para a entrada de outro jovem atacante, Luiz Adriano. Depois da mudança, o Inter passou a forçar mais pelo lado esquerdo, mais ainda assim tinha muitas dificuldades em romper a barreira defensiva dos egípcios. O gol, então, tinha que sair em jogada de bola parada. Ceará bateu escanteio do lado direito do ataque e Luiz Adriano, se antecipando aos zagueiros, testou no cantinho direito do gol, deixando o Inter de novo a frente no marcador. O final de jogo foi dramático, com o Al Ahly partindo de qualquer maneira para o ataque, mas o clube brasileiro suportou bem a pressão e garantiu sua presença na final de domingo. O outro finalista sairá amanhã, do confronto entre América do México e Barcelona. O Al Ahly saiu no lucro deste mundial, já que no ano passado terminou apenas na última colocação.
- O Internacional fez a sua obrigação, passando pela semifinal, mas, se quiser sair do Japão com o título de Campeão Mundial terá que melhorar e muito. O clube até teve alguns bons momentos ofensivos, mas, na maior parte do jogo, não conseguiu trabalhar a posse de bola no campo de adversário e partir com bola dominada. É importante a atuação jovens jogadores como Alexandre Pato, mas é mais essencial ainda que atletas mais experientes, como Fernandão, Iarley e Alex apareçam bem na final de domingo, que provavelmente será contra o Barcelona. Uma frase que demonstra bem o meu sentimento foi dita pelo comentarista Paulo Vinícius Coelho (o PVC) na transmissão deste confronto de hoje de manhã: "Meninos ganham partidas, mas homens ganham campeonatos".

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Clássicos regionais movimentam a 17ª rodada da Premier League

- No sábado, no estádio Old Trafford, o time da casa enfrentou seu primo pobre da cidade de Manchester, o Manchester City. Apesar do favoritismo do United, que não perde a 11 jogos, nos últimos 5 confrontos entre as duas equipes no estádio, aconteceram 4 empates. O esperado derby contou com duas equipes que entraram para a partida com formações bem ofensivas: o United foi para o jogo com Saha e Rooney no comando de ataque, ajudados por Cristiano Ronaldo e Giggs, enquanto o City contou com Samaras e Corradi na frente, apoiados por Vassell e Barton. O time da casa abriu o placar logo aos 6 minutos, contando com uma "mãozinha" da zaga rival. Ronaldo cruzou da direita e Rooney, contando com a falha de Distin na interceptação, desviou para o gol. O oitavo gol do atacante inglês deixou o Manchester a frente do placar, mas no decorrer da primeira etapa o City conseguiu equilibrar as ações. O italiano Corradi funcionou como pivô em diversas jogadas ofensivas da equipe, preparando jogadas para quem vinha de trás, mas a arma da bola aérea não foi suficiente para a equipe igualar a partida no marcador. No fim do primeiro tempo, aos 45, Heinze aproveitou roubada de bola de Rooney no lado esquerdo e chutou para o meio da área. Saha (foto: BBC) se antecipou ao goleiro Weaver e ampliou o placar, marcando seu oitavo gol na atual Premier League. A jogada, de novo, contou com uma falha da zaga do City, desta vez cometida por Dunne e Trabelsi. Para a segunda etapa, o técnico do City, Stuart Pearce, colocou Ireland (que é verdadeiramente irlandês) no posto do ineficiente Reyna e tirou o goleiro Weaver, contundido, para a entrada do sueco Isaksson. A entrada do jovem meia Ireland deu novo comportamento ao City, que passou a partir com mais qualidade e velocidade para o ataque. O United, em contrapartida, respondia atacando pelos flancos e finalizando para o gol, mas contou com boas defesas do goleiro Isaksson, um dos destaques da Suécia no Mundial da Alemanha. A boa partida dos visitantes resultou em um gol, marcado aos 26. Ireland fez bela jogada pelo lado direito e tocou para o tunisiano Trabelsi dominar e chutar no ângulo esquerdo de Van der Sar. Perto do fim da partida, Pearce novamente apostou na arma da velocidade, e colocou em campo Beasley, jogador emprestado pelo PSV. Apesar da boa partida dos visitantes, quem marcaria nos minutos finais seria o United, novamente ajudado pela defesa do adversário. Rooney recebeu na área, aos 38, e chutou cruzado em direção ao gol; Dunne falhou ao tentar tirar a bola dali e Ronaldo aproveitou para mandar para o gol. O City ainda teve Corradi expulso pelo segundo cartão amarelo, ao tentar simular um pênalti na grande área. O resultado por 3 a 1 deixou o Manchester mais líder do que nunca, ainda mais quando viu o tropeço do Chelsea no clássico londrino contra o Arsenal, como veremos a seguir.
- O derby londrino entre Chelsea e Arsenal foi a única partida na Premier League no domingo, mas valeu, em emoção, pela rodada inteira. Arsene Wenger foi para o confronto com o tabu de nunca ter vencido José Mourinho, que por sua vez nunca viu sua equipe saindo de Stamford Bridge derrotada, em partidas do Campeonato Inglês. A última derrota dos blues em casa, curiosamente, foi para o Arsenal, no começo de 2004, quando Mourinho ainda era treinador do Porto. A rivalidade entre as duas equipes de Londres cresceu devido à ascensão do Chelsea nos últimos três anos, com a chegada do investidor russo Roman Abramovich. A partida começou bastante equilibrada, mas o Chelsea, durante todo o primeiro tempo, mostrou um melhor futebol, apesar da lentidão nas trocas de passes e a falta de velocidade nos contragolpes. A primeira boa investida ofensiva do jogo foi da equipe da casa, aos 18 minutos, com Lampard acertando a trave esquerda e a cabeça de Lehmann. O Arsenal, ainda sem Henry, que só volta em 2007, respondeu aos 22, com Van Persie chutando com perigo à meta de Hilario. Aos 38, Lampard bateu escanteio e Essien, depois do vôo infeliz de Lehmann, quase abriu o placar, mas Fabregas tirou a bola em cima da linha. Apesar de uma partida bastante movimentada, esperava-se mais das duas equipes, que insistiam em trocas erradas de passes e lançamentos precipitados para o ataque. Já a segunda etapa reservava muito mais emoção e o principal: gols. O Arsenal começou mais ligado, com Adebayor saindo da área e a aproximação de Fabregas e Van Persie ao ataque. Aos 18, Drogba foi derrubado na área por Senderos, mas o árbitro Alan Willey nada marcou. Na sequência do lance, Lehmann e Drogba (foto acima: BBC) trocaram empurrões e apesar da sinalização dos assistentes, Wiley deu apenas um generoso cartão amarelo para os dois jogadores. Seis minutos após a confusão, Mourinho mexeu na equipe, colocando em campo Robben no lugar de Shevchenko e Wright-Phillips no posto de Geremi, deslocando Essien para a lateral direita. A equipe da casa passou a dominar a partida e criou algumas boas chances de gol, sempre usando o lado esquerdo, ocupado por Robben. Porém, aos 33, quem chegou ao gol primeiro foi o Arsenal, através de Flamini, finalizando para o gol depois de uma boa tabela pelo lado direito, envolvendo a zaga dos blues. O Chelsea continuou a jogar melhor depois do gol, mas perdeu chance atrás de chance. O merecido gol só veio aos 39. Em jogada iniciada por Cole, roubando a bola de Hleb, Lampard recebeu perto da entrada da área e tocou para Essien (foto, junto com Makelele e Wright-Phillips: BBC) mandar um chutaço dali mesmo, no canto direito de Lehmann. O final foi extremamente dramático, com a equipe da casa mandando duas bolas na trave, uma com Essien, errando na cara do gol e outra com Lampard, aproveitando rebote do goleiro alemão e também desperdiçando de forma incrível. A bela partida terminou com um justo empate por 1 a 1, apesar de o Chelsea ter atuado melhor na maior parte do tempo. O resultado foi ruim para as duas equipes, principalmente para os anfitriões do derby, que agora estão oito pontos atrás do Manchester United. Porém, eles têm um jogo a menos que o líder e podem diminuir a diferença para cinco pontos, isto se vencerem o Newcastle em uma partida atrasada da rodada passada, neste meio de semana. O Arsenal (sexto colocado) também joga neste meio de semana e pega o Wigan fora de casa, em jogo atrasado valendo pela 2ª rodada.

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Bayern e Inter empatam e os líderes do grupo C perdem

- O PSV Eindhoven jogou contra o Bordeaux e foi derrotado por 3 a 1, mesmo jogando diante de sua torcida. Os franceses abriram o placar com Faubert, logo aos 7 minutos de jogo. Aos 25, Dalmat (à direita, foto: GettyImages/UEFA) passou pelo zagueiro brasileiro Alex e bateu por cobertura, pegando de surpresa o adiantado goleiro Gomes. Darcheville, que havia dado o passe para o primeiro gol, fez o dele aos 37, deixando o Bordeaux com uma impressionante vantagem de 3 gols no placar. O PSV, que foi para a partida já garantido para a próxima fase, só marcou nos minutos finais, com Alex batendo falta da entrada da área. O líder do grupo C, o Liverpool, jogou fora de casa e também saiu derrotado, em partida contra o Galatasaray. O palco da partida foi o estádio Atatürk, o mesmo da memorável final da competição há duas temporadas atrás, quando o Liverpool foi campeão em cima do Milan. Porém, desta vez, o clube inglês saiu derrotado pelos donos da casa. Mas quem começou marcando foram os ingleses, através de Robbie Fowler, aos 22 da primeira etapa. Necati empatou a partida aos 24, aproveitando falha de Bellamy, no campo de defesa do Liverpool. Quatro minutos depois, Okan Buruk virou a partida, pegando de primeira a bola desviada da grande área. Na segunda etapa, o clube turco marcou aos 34, através de Ilic, que completou para o gol a bela jogada pelo lado direito. Robbie Fowler ainda teve tempo de marcar novamente, aos 45, aproveitando cruzamento da direita de Pennant. Os ingleses passaram em primeiro, com 13 pontos, seguidos de PSV, com 10, Bordeaux, 7, e Galatasaray, 4.
- Bayern e Inter jogaram no estádio Allianz Arena, em jogo valendo a primeira posição do grupo B. O Bayern entrou em campo com dois pontos a mais que a Inter, que atuou com vários reservas. O primeiro tempo foi marcado pelo grande desinteresse das duas equipes na partida, principalmente pelo time italiano, que só chegou com perigo ao gol de Kahn aos 44, quando Gonzalez, batendo de fora, acertou o travessão. No começo da segunda etapa, entrou Crespo no posto de Ibrahimovic e o jogo melhorou um pouco. Aos 10, Samuel testou forte para o gol, mas Kahn fez ótima defesa. Aos 17, o Bayern respondeu abrindo o placar. Salihamidzic lançou Makaay (foto: sports.it) da intermediária e o atacante, no meio da zaga italiana, dominou e bateu no canto direito do gol. Nos últimos 20 minutos de partida, entraram Grosso e Recoba e os dois ajudariam a Inter a sair de Munique com um lucrativo empate. Já nos acréscimos, Recoba deu um passe genial para Grosso, que, na grande área finalizou em cima de Kahn, mas no rebote Vieira mandou para as redes, selando o placar em 1 a 1. No outro jogo desta última rodada, o Sporting só dependia de si próprio para garantir a vaga para a Copa da Uefa, mas, mesmo jogando em casa, foi derrotado para o Spartak Moscou, que ficou com a terceira posição do grupo e consequentemente a vaga para a Uefa. Bystrov foi o homem do jogo, tendo dado o passe final para os três gols da equipe russa, marcados por Pavlyuchenko, Kalinichenko e Boyarintsev. O time russo terminou com os mesmos cinco pontos do Sporting, mas leva vantagem no confronto direto e vai para a Copa da Uefa, enquanto Bayern (12 pontos) e Inter (10 pontos) seguem para a segunda fase da Liga dos Campeões.

A Roma bate o Valencia, enquanto o Barcelona vence e se classifica no grupo A

- A Roma, que tem apresentado um belo futebol nesta temporada, bateu o Valencia, no Estádio Olímpico, e garantiu sua classificação às oitavas. O Valencia foi a campo com alguns reservas em seu time titular, assim como os anfitriões, que atuaram sem o capitão Francesco Totti. O gol da vitória foi marcado logo aos 13 minutos, pelo lateral Panucci (foto: sports.it). Taddei cobrou falta do lado esquerdo do ataque, Mexés ajeitou para o meio da área e o italiano, sem marcação, só teve o trabalho de mandar para as redes. O jogo caminhou até o seu fim sem grandes emoções, já que o Valencia, classificado e com a liderança garantida, pouco ameaçou a Roma e esta tinha a classificação quase garantida. O único time que poderia tomar a vaga era o Shakhtar, que empatou em 1 a 1 com o Olympiakos, na Grécia. O grupo D teve como líder o Valencia, com 13 pontos ganhos, seguido da Roma, 10, Shakhtar, 6 e Olympiacos, 3.
- O Chelsea, já classificado, precisava apenas de uma vitória, em casa, contra a frágil equipe Levski Sofia para garantir a liderança do grupo A. E a tarefa foi executada sem muitas dificuldades, através de Shevchenko e Wright-Phillips, que marcaram seus primeiros gols na Liga dos Campeões pela equipe londrina. O ucraniano marcou depois de receber passe de Lampard, batendo com categoria no canto esquerdo do gol. Já o jovem meia inglês fez o dele no fim da partida, a apenas três minutos do apito final. Ele mesmo iniciou a jogada, partindo do meio-campo com bola dominada e tabelando com Ricardo Carvalho. Na devolução do português, ele bateu no cantinho direito do gol, fechando a vitória do Chelsea por 2 a 0. A outra partida do grupo envolvia duas equipes com reais chances de classificação: Barcelona e Werder Bremen, que jogaram no Camp Nou. O time alemão entrou assustado em campo e com menos de 20 minutos de partida os catalães já venciam por 2 a 0. Aos 13, Ronaldinho (foto: GettyImages/UEFA) recebeu de Iniesta e foi derrubado na entrada da área por Wome. Ao invés de bater por cima da barreira, como de costume, o brasileiro cobrou rasteiro, no canto esquerdo do goleiro Tim Wiese, que reclamou e muito do posicionamento da barreira. O Barcelona jogava com muita facilidade e fluidez e marcou seu segundo gol aos 18. Ronaldinho fez um belo lançamento para Giuly, no lado direito da grande área, que tocou para Gudjohnsen marcar com o gol a sua frente. O islandês ainda colocou uma bola na trave, depois de bela jogada individual na grande área. O Werder só levou perigo em um cruzamento de Jensen, que tocou o travessão de Victor Valdés, desatento no lance. O Chelsea terminou como líder do grupo A, com 13 pontos, o Barcelona foi o segundo, com 11, o Werder Bremen, com seus 10 pontos, vai para a Copa da Uefa, enquanto o Levski terminou sem nenhum ponto ganho, tendo levado 17 gols e feito apenas 1.

sábado, dezembro 02, 2006

A Inter vence mas Totti mantém a Roma no páreo

- Na abertura da 14ª rodada da Serie A italiana, a Inter enfrentou a equipe do Siena, que não vence a quatro partidas. Como de costume quando joga no Giuseppe Meazza, a Inter abriu o placar antes dos 20 minutos de jogo. Stankovic bateu escanteio do lado esquerdo do ataque e Burdisso (foto, ao lado de Crespo: Grazia Neri) apareceu de surpresa no meio da pequena área, cabeceando forte para o gol aos 11 minutos de jogo. É o terceiro gol do zagueiro em duas partidas pela Inter. No meio de semana, ele marcou seus dois primeiros gols pela equipe, na vitória sobre o Messina por 4 a 0, em jogo valendo pelas oitavas de final da Copa da Itália. No resto da primeira etapa só deu Siena, que conseguiu equilibrar a partida antes do intervalo. Na segunda etapa, a equipe visitante teve um pênalti a seu favor, sofrido por Antonini, que caiu na grande área depois de agarrão de Maicon. O atacante Frick cobrou muito bem a infração, mas o goleiro Julio Cesar foi melhor ainda, fazendo uma espetacular defesa no canto direito do gol. A equipe do Siena perdeu a chance de empatar a partida, porém Crespo aproveitou a oportunidade que teve e marcou o segundo gol da Inter aos 9. O atacante aproveitou bola espirrada perto da grande área, se desvencilhou do zagueiro Gastaldello e tocou, com muita categoria, por cima do goleiro Manninger. Foi o sexto gol do atacante nesta temporada da Serie A. A vitória deixou a equipe de Milão com 36 pontos, ainda quatro pontos a frente da Roma, que também venceu jogando em casa.
- A equipe da capital atuou com Montella no posto de Perrotta, que geralmente é o titular, fazendo um esquema com cinco homens no meio-campo. A embalada Roma vinha de cinco vitórias seguidas e com o rótulo de melhor equipe da Itália no atual momento para enfrentar a Atalanta, 8ª colocada no campeonato. Era de se esperar um jogo não muito fácil para os donos da casa, mas não que a Atalanta marcasse primeiro, em pleno estádio Olímpico. Aos 19, Zampagna abriu o placar depois de rebote do goleiro brasileiro Doni. Os anfitriões não fizeram um primeiro tempo satisfatório, mas voltariam para a segunda etapa com outra proposta de jogo. Perrotta entrou no posto de Montella no fim do primeiro tempo, deslocando Totti para o ataque. Além da mudança tática, a equipe da casa voltou para o jogo com outra maneira de marcação, através do avanço dos zagueiros e da boa participação de Pizarro e De Rossi. O ataque também voltou diferente e a Roma buscou o empate desde o primeiro segundo da etapa final. Logo aos 4 minutos, Perrota foi puxado na área por Loria e o juiz Pantana corretamente apontou para o centro da grande área. Totti converteu a cobrança e a Roma conseguia seu merecido empate no comecinho da segunda etapa. O gol da virada parecia ser apenas questão de tempo e ele saiu aos 18, novamente com Totti (foto: Grazia Neri) cobrando pênalti, desta vez sofrido por ele mesmo (o atacante chegou aos mesmos 9 gols do artilheiro da Serie A, Riganó - Messina). A espetacular equipe da Roma chega a seis vitórias consecutivas (o recorde de vitórias pertence à mesma Roma, que na temporada passada acumulou 11 triunfos seguidos), jogando um futebol de primeira classe e mostra, mais uma vez, que pode fazer frente a Inter e buscar o título no decorrer da competição.