Google

sexta-feira, novembro 30, 2007

Técnico do Portsmouth é preso sob suspeita de corrupção

- Harry Redknapp (foto abaixo), treinador da equipe inglesa do Portsmouth desde 2005, foi preso nesta quarta-feira pela manhã por detetives ingleses. As autoridades de segurança, que, segundo a polícia de Londres, vem trabalhando em investigações sobre corrupção no futebol há mais de um ano, alegam defraudação e falsificação de documentos financeiros. No mesmo dia, outras quatro pessoas também foram levadas à prisão. Milan Mandaric, presidente do Leicester e ex-dirigente do Porsmouth, acusado de lavagem de dinheiro, Peter Storrie, chefe-executivo do Porstmouth, Willie McKay, agente de negócios, e o Amdy Faye, meio-campista senegalense do Charlton, são os outros envolvidos no caso.
- Segundo o jornal britânico The Guardian, a polícia dará atenção especial às movimentações financeiras nas mudanças de clube do jogador Faye. Quando ele saiu do Auxerre para defender o Portsmouth, era representado pelo agente Mckay - na mesma época, Mandaric era presidente do clube inglês. E na saída do jogador do Porsmouth para o Newcastle, Harry Redknapp já era o técnico dos azuis do sul. Atualmente, Faye atua pelo Glasgow Rangers, que o pegou por empréstimo do Charlton.
- Harry Redknapp refutou as acusações e ainda criticou o modo como a polícia conduziu a investigação. Detetives invadiram a casa do técnico às seis horas da manhã de quarta-feira, quando Redknapp estava na Alemanha, presente em um jogo da Liga dos Campeões. Ele ainda declarou, em uma coletiva de imprensa, que não tem nada a ver com as acusações, muito menos com os outros envolvidos no escândalo. "Eu sinto que só fui preso porque eu tenho um bom currículo. Minha presença nas acusações dá relevância à investigação", declarou, insatisfeito e aborrecido com as alegações da polícia.
- Harry era cotado pela imprensa britânica para assumir a seleção inglesa, que fracassou nas eliminatórias da Eurocopa sob o comando técnico de Steve McLaren. Mas, com o escândalo, Redknapp reconheceu que o sonho foi "estilhaçado".

Investigações anteriores
- Em julho deste ano, oficiais de polícia acusaram os clubes do Newcastle, Porsmouth e Rangers de corrupção. A investigação ainda prendeu dois homens em setembro, acusados de lavagem de dinheiro. Com as cinco prisões de quarta-feira, já são sete o número de acusados de corrupção neste caso.
- Segundo a BBC, uma investigação conduzida por Lord Stevens, da polícia metropolitana, encontrou irregularidades em 362 transferências na Premier League, entre 2004 e 2005.
- O atual técnico do Newcastle, Sam Allardyce, também já sofreu graves acusações de conduta irregular. Um documentário da BBC, Panorama, que investigou casos e suspeitas de corrupção no futebol por 18 meses, encontrou provas de que Allardyce recebia quantias de dinheiro em transferências de jogadores. As suspeitas da rede de televisão britânica ainda diziam respeito ao envolvimento de agentes de jogadores e do filho do técnico, Craig Allardyce, no escândalo. As acusações vieram dos próprios agentes, no mesmo documentário da BBC. Sam Allardyce, claro, negou as suspeitas e move processo contra a rede de tv.
- Na terra da Rainha, onde se joga o melhor e mais organizado futebol do mundo, uma provável cultura de pequenos atos de corrupção parece existir. Resta esperar que as investigações encontrem provas ainda mais contundentes e que o futebol não seja prejudicado pela ambição de dirigentes, agentes e treinadores.

segunda-feira, novembro 05, 2007

"Duelos de titãs" terminam em empate

- Esse fim de semana foi de grandes partidas, sobretudo entre os grandes de Inglaterra e Itália. Em Londres, em jogo valendo pela 12ª rodada, o Arsenal conseguiu o gol do empate contra o Manchester United no último suspiro, mantedo-se na liderança da Premier League. Em Turim, a Juventus também saiu perdendo, mas conseguiu igualar o marcador diante da Internazionale, que continua líder após 11 rodadas. Os dois grandes confrontos terminaram em empate, resultados que evidenciam o equilíbrio nos dois campeonatos.

O decisivo camisa 10
- Arsene Wenger escalou apenas Adebayor no ataque, mas um meio-campo bastante ofensivo, como fez contra o Liverpool: Eboue, Flamini, Fabregas, Hleb e Rosicky. Van Persie continua fora do tempo por contusão. Alex Ferguson também não poupou ousadia. Colocou em campo um meio-campo leve, com a presença de Anderson e Hargreaves como volantes, além de Ronaldo e Giggs como meias. No ataque, a dupla Tévez e Rooney, que tem jogado melhor a cada fim de semana.
- Na última partida entre as duas equipes, no Emirates Stadium, o Arsenal venceu por 2 a 1, com gols de Van Persie e Henry. Na partida de sábado, pelo menos no primeiro tempo, a equipe sentiu muita falta dos dois atacantes. O Arsenal teve a bola nos pés durante todo o segundo tempo, mas tinha muitas dificuldades em incomodar o goleiro Van der Sar. A única boa chance do time foi aos 36 minutos. Fabregas bateu falta do lado direito, Gallas apareceu livre na primeira trave, mas parou no goleiro do Manchester. Antes disso, a propósito, o United apareceu três vezes com perigo no gol de Almunia. O jogo em velocidade do Manchester, que contou com uma grata atuação defensiva de Anderson, dava mais certo que o jogo cadenciado do Arsenal. No fim do primeiro tempo, veio o castigo para os donos da casa. Na direita, Brown ganhou da zaga adversária e passou para Ronaldo. O português cruzou rasteiro e Rooney desviou para o gol. A bola ainda bateu no braço de Gallas antes de encontrar as redes.
- Mas o jovem time do Arsenal, que possui média de idade inferior a 25 anos, não se abateu. Logo aos 3 da segunda etapa, Fabregas igualou o marcador. Adebayor não aproveitou o cruzamento de Sagna e parou em Van der Sar. Na sobre, Sagna bateu rasteiro para o meio da área; Fabregas dominou e bateu no canto esquerdo do gol. Depois do sufoco inicial do Arsenal, porém, o Manchester começou a se acertar em campo. Aos 36, Saha fez um belo passe para Evra; ele avançou e cruzou rasteiro para Ronaldo marcar o segundo do Manchester.
- A segunda derrota do Arsenal no Emirates estava próxima - a única foi para o West Ham, 1 a 0, em abril deste ano. Evra parecia não querer isso e quase marcou o gol contra mais estranho da história da Premier League. O brasileiro naturalizado croata Eduardo, que havia entrado no posto de Rosicky, cruzou da esquerda e o lateral francês, sozinho, tentou afastar mas acertou o travessão de Van der Sar. O Arsenal continuou pressionando e conseguiu o gol de empate aos 45 minutos. Clichy cruzou da esquerda e, depois da confusão na área, Gallas desviou para o gol. Van der Sar havia tirado a bola de dentro do gol, e até tentou discutir com o árbitro Howard Webb (na foto acima, dá pra notar claramente que a bola entrou: GettyImages/BBC). Mas não havia mais volta. O zagueiro francês Gallas, que veste a 10, herdade de Bergkamp, salvou o Arsenal de perder a liderança da Premier League, e interrompeu uma sequência de 8 vitórias seguidas do Manchester no campeonato. Para a infelicidade de Ferguson, o Arsenal continua à frente nos confrontos entre ele e o time londrino: com o empate de sábado, o rival continua com uma vitória (19) a mais que o Manchester. Para quem achava que o Arsenal não iria muito longe nesta temporada, a liderança por 7 rodadas consecutivas mostra que a equipe brigará pelo título.
- Na rodada do próximo fim de semana, o invicto Arsenal visita o Reading e o Manchester recebe o Blackburn. Com os dois rivais dividindo a liderança (o Arsenal fica na frente pelo saldo), o andamento do campeonato promete.

A arma secreta da Juve
- A Inter de Milão entrou em campo tranquila, sabendo que, mesmo se perdesse para a Juve, permaneceria na liderança. Tudo isso graças ao tropeço da Roma diante do Empoli, que perdia por 2 a 0 e conseguiu o gol do empate no fim do jogo. A Juventus entrou em campo querendo repetir o resultado do último confronto entre as duas equipes. Em fevereiro do ano passado, quando a Juve ainda estava na primeira divisão, a equipe venceu a Inter em Milão por 2 a 1.
- O jogo foi realizado no estádio Olímpico de Turim, que tem sido a casa de Juve e Torino nesta temporada. O Delle Alpi, que pode abrigar mais que o dobro de torcedores, está sendo preterido por causa da distância do centro da cidade. Quando a Juve jogava por lá, dificilmente os torcedores lotavam a capacidade do estádio.
- A partida começou e a Inter, mesmo sem manter a posse de bola no campo de ataque da Juve, jogava um futebol mais consistente. Os bianconeros usavam bastante o lado direito, com o apoio de Grygera e habilidade de Palladino, mas faltou pontaria na hora das finalizações. Já a Inter, sofria com a linha de impedimento dos donos da casa - o ataque da Inter ficou impedido por 14 vezes no jogo. O jogo era equilibrado, até que César, com um toque de classe, colocou Cruz na medida para abrir o placar a favor da Inter, aos 40 minutos. O miolo de zaga juventino, formado por Legrottaglie e Molinaro, vinha dando certo até aquele momento. Jorge Andrade, machucado até o fim da temporada, faz falta na Juve.
- Na segunda etapa, a Juve melhorou, mas ficou ainda mais ameaçada pelos contra-ataques interistas. Quando Suazo entrou no posto de Cruz, então, as coisas ficaram ainda mais complicadas para a defesa bianconera. Mas a equipe de Roberto Mancini perdeu chance após chance. Foram três, todas com brilhantes intervenções do goleiro Buffon. Perder gols assim contra a Juventus pode ser perigoso. A equipe de Claudio Ranieri comprovou isso empatando o jogo, em uma jogada construída pelos reservas. Depois do cruzamento da esquerda, Iaquinta ganhou na dividada com Samuel e ajeitou para Camoranesi balançar as redes (na foto acima, Camoranesi, recuperado de contusão, comemora o empate: AFP). O chute ainda desviou em Samuel.
- O jogo terminou empatado, um resultado justo e de bom tamanho para as duas equipes. A Inter mostrou que continua forte na liderança e ainda é a principal favorita ao título. Já a Juve não deixa dúvidas de que é sempre favorita. A equipe não fez grandes contratações, mas possui um elenco coeso e entrosado. O empate foi uma prova disso. O gol salvador saiu em uma jogada tramada entre Iaquinta e Camoranesi, reservas da equipe. No banco, ainda estão jogadores como Tiago e Salihamidizic, que tranquilamente poderiam atuar em qualquer equipe do continente.
- Na próxima rodada, a Inter enfrenta a Lazio (15ª colocada), derrotada pela Fiorentina graças a um erro incrível do goleiro Ballotta, enquanto a Juventus encara o Parma (14ª) fora de casa.