Google

terça-feira, outubro 30, 2007

Em cerimônia profundamente burocrática (e cômica), Brasil é confirmado para 2014

- Nesta terça-feira, a Fifa anunciou o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, em cerimônia da entidade realizada em Zurique, na Suíça. O órgão máximo do futebol mundial fez uma apresentação da candidatura brasileira e depois confirmou o país como sede do mundial, 64 anos depois da única vez em que o Brasil recebeu o torneio. Curiosamente, em 1950, também não havia concorrentes para organizar a copa. Blatter (na foto abaixo, ele mostra o envelope dos sonhos do povo brasileiro: AFP) deixou o rodízio de lado, que colocaria uma seleção européia após o mundial da África, e mostrou que o país terá total apoio da Fifa. Ainda na cerimônia, a Alemanha venceu o Canadá na disputa para sediar o mundial feminino, e vai receber o torneio em 2011.

A ausência de Pelé
- Na mesa de cerimônia, estiveram presentes: o presidente Lula, Ricardo Teixeira, presidente da CBF, Romário, convidado de Teixeira, Dunga e Paulo Coelho. Isso mesmo, o esotérico e popular escritor que parece mais europeu do que brasileiro - ele nem mesmo mora no Brasil; atualmente, reside na França - esteve na comitiva do Brasil na Suíça.
- Sentiu falta de alguém? Ah, sim. O maior vencedor de copas do mundo, Pelé, não esteve presente no acontecimento mais importante do futebol brasileiro desde a conquista do mundial da Ásia em 2002. Quando perguntado por um jornalista da Reuters, uma agência internacional de notícias, sobre a ausência do Rei, Ricardo Teixeira desconversou. Ressaltou a importância de Pelé para o futebol mas disse que o país estava muito bem representado por Dunga e Romário. Pelé estava em Colônia, na Alemanha, apresentando um projeto que levará campos sintéticos de futebol a países africanos. Nas entrevistas, ele negou que tenha qualquer desavença com o presidente da CBF, e disse que não pôde comparecer por causa de problemas na agenda. Sinceramente, não dá pra acreditar que o Rei do Futebol não conseguiria uma brecha entre suas "campanhas de marketing" para representar o Brasil em um evento tão importante, como foi o de hoje em Zurique. Apesar das afirmações amistosas, ou melhor, tolerantes de ambos os lados, CBF e Pelé estão, claramente, de mal.

Gafes, como é de praxe
- Bom, as primeiras tinham que ser dele, do presidente Lula (na foto abaixo, ele segura a taça e conversa com Dunga e Romário: Reuters). Na sua fala, ele provocou os argentinos, dizendo que o Brasil vai "realizar uma Copa do Mundo para argentino nenhum botar defeito". Uma declaração totalmente desnecessária, já que a AFA, a Federação Argentina de Futebol, demonstrou, por diversas vezes, apoio à realização do mundial em solo brasileiro (ainda sobre a AFA, há uma proposta para que o mundial de 2030 seja dividido entre Argentina e Uruguai). Depois, Lula cometeu uma gafe ainda maior, ao se dirigir para o presidente da Uefa, Michel Platini. "Choramos, Platini, quando você marcou um pênalti em nós", referindo-se à derrota do Brasil para a França nas quartas-de-final do mundial de 1986, sediado no México. Na verdade, o francês até marcou um gol, mas não foi de pênalti. O jogo terminou em 1 a 1 e foi para a disputa de pênaltis. Platini errou a sua tentativa, mas, como sabemos, a França passou para as semifinais, quando foi eliminada pela Alemanha Ocidental.
- Ricardo Teixeira também não ficou muito atrás. Quando a cerimônia cedeu espaço para perguntas dos jornalistas, ele se mostrou claramente incomodado com as perguntas dos entrevistadores estrangeiros. Uma repórter norte-americana da Associated Press (AP), agência internacional de notícias, mostrou preocupação quanto à questão da violência no país, e indagou ao presidente como o Brasil solucionaria essa situação. Teixeira, claramente infeliz com a pergunta, disse que a violência é um problema de ordem mundial e inclusive enfatizou uma suposta hostilidade de Canadá, Estados Unidos e Inglaterra para com os brasileiros. Isso sem falar na falta de educação do presidente, que antes de responder a pergunta, ficou impaciente e curioso em saber a origem e o veículo que a repórter representava.
- Seria muito mais fácil propor soluções para a resolução da violência no país e admitir que muita coisa precisa ser feita até 2014. Mas Ricardo Teixeira não é o mais indicado para responder esse tipo de pergunta. Seria mais significativo que o presidente Lula ou qualquer um dos 13 governadores estaduais que estiveram na cerimônia respondessem à pergunta da jornalista - os líderes de estado foram para a Suíça claramente com interesses políticos em levar partidas do mundial para seus estados e usar as obras como forma de trampolim eleitoral. E esses interesses estendem-se até o pontapé inicial da Copa.

De olho na organização
- A Fifa prometeu fiscalizar o andamento das obras e da infra-estrutura que será levantada para receber o torneio. Os mais pessimistas dizem que, se houver maiores problemas, o Brasil perde a sede, e a briga para sediar o mundial ficará entre a Inglaterra, anfitriã das Olimpíadas de 2012, em Londres, e provável sede da Copa de 2018, e Estados Unidos, sede em 1994. Tomara que Ricardo Teixeira e CBF conduzam com bom-senso e inteligência a organização da copa. Torçamos também, para que não haja desvio de verbas públicas, corrupção financeira e gastos excessivos - no Pan, por exemplo, o orçamento final foi dez vezes maior que o inicial.
- Ricardo Teixeira, ao responder uma pergunta de um jornalista brasileiro, disse que o evento de 2014 será a "Copa do povo". Esperamos que tudo corra bem, e que o torneio traga benefícios para o país. Na atual situação do Brasil, o mais importante não é vencer o torneio, mas fazer com que o povo ganhe alguma coisa com a realização do segundo evento esportivo mais importante do universo em terras brasileiras.

sexta-feira, outubro 19, 2007

Inglaterra perde e se complica; República Tcheca, Grécia e Romênia asseguram vaga na Euro

Quarta-feira nublada para os ingleses
- A Inglaterra acumulava 5 vitórias seguidas no grupo E do classificatório e seguia forte para assegurar a vaga na Euro 2008. Na partida fora de casa, contra a Rússia, porém, as coisas mudaram totalmente de rumo. A equipe de Steve Mclaren foi derrotada de virada e viu a Eurocopa tornar-se uma meta muito difícil de ser alcançada.
- Os ingleses, mesmo jogando em um ambiente hostil, jogaram melhor na primeira etapa e abriram o placar através de Rooney. Na segunda etapa, Guus Hiddink modificou a Rússia e a equipe da casa reagiu, virando o placar com dois gols do substituto Pavlyuchenko (na foto abaixo, ele comemora o gol da virada: GettyImages/UEFA). Na classificação, a Inglaterra aparece em segundo, com 23 pontos, porém possui um jogo a mais que Rússia e Croácia, concorrentes diretos. Agora, para se classificar, o English Team precisa vencer a Croácia, na partida do dia 21 de novembro, e torcer por tropeços de outras seleções: Croácia contra a Macedônia, e Rússia diante de Israel ou Andorra. Só um milagre, e dos grandes, pode colocar a Inglaterra na próxima Eurocopa.

A nuvem de azar alcança o norte
- Não só na Inglaterra, mas um pouco mais ao norte da Grã-Bretanha, também é necessário um milagre para que a Escócia chegue à Euro - a última competição importante em que a seleção esteve foi a Copa de 1998; a última Euro, em 1996, realizada na Inglaterra. Uma campanha surpreendente, em um grupo com titãs como França e Itália. A Escócia vinha fazendo um belo papel nas eliminatórias. Mas, com a derrota para a frágil e já eliminada Geórgia por 2 a 0, na última quarta-feira, a seleção escocesa terá que bater a Itália no próximo dia 17 para se classificar à Euro. O único consolo é que a equipe jogará em casa.
- Graças a Thierry Henry, a França venceu mais uma e está próxima da vaga. A seleção de Raymond Domenech jogou com tranquilidade e não teve dificuldades em bater a Lituânia por 2 a 0, com gols de Henry. A equipe assumiu a liderança do grupo B e deve confirmar a classificação para a Euro no dia 21 do próximo mês, quando enfrenta a já sem chances Ucrânia, fora de casa.

Cabeça no ano que vem
- Mais três seleções se juntaram às anfitriãs Aústria e Suíça e estão garantidas na segunda competição mais importante entre clubes do planeta - no último sábado, a Alemanha também garantiu vaga.
- A República Tcheca jogou fora de casa contra a já classificada Alemanha e surpreendeu. Jogando em Munique, a seleção theca bateu os donos da casa por 3 a 0 e assegurou vaga à Euro. A equipe chegou aos mesmos 23 pontos da Alemanha e é líder do grupo D pelo confronto direto. O último jogo dos thecos será contra a Eslováquia, em casa, no dia 17 de novembro.
- A invicta seleção da Romênia também garantiu vaga na competição do ano que vem. Com a vitória sobre Luxemburgo por 2 a 0 e o empate da Bulgária em visita à Albânia, a Romênia volta a participar da Eurocopa depois da ausência na última edição. A Holanda, segunda colocada do grupo G, também está perto de garantir vaga. A seleção de Marco Van Basten venceu a Eslovênia por 2 a 0 e está a apenas um triunfo da Euro. O último jogo da equipe será contra o lanterna Luxemburgo, no dia 21 do próximo mês.
- A Grécia, atual campeã, passou pela Turquia na visita a Istambul e garantiu vaga como líder do grupo C (na foto acima, gregos celebram a conquista da vaga: Reuters). Com a vitória por 1 a 0, gol de Amanatidis, a seleção grega chegou aos 25 pontos, cinco a mais que a Noruega, segunda colocada, e faz a última partida do classificatório em casa, contra Malta. Os atuais campeões sonham em repetir a façanha da última Euro e tirar a má impressão da ausência na última Copa do Mundo.

Confira os resultados dos jogos de quarta, dia 17/10: Grupo A
Cazaquistão 1x2 Portugal
Azerbaijão 1x6 Sérvia
Bélgica 3x0 Armênia

Grupo B
Ucrânia 5x0 Ilhas Faroe
Geórgia 2x0 Escócia
França 2x0 Lituânia

Grupo C
Malta 2x3 Moldávia
Turquia 0x1 Grécia
Bósnia 0x2 Noruega

Grupo D
San Marino 1x2 País de Gales
Irlanda 1x1 Chipre
Alemanha 0x3 República Tcheca

Grupo E
Rússia 2x1 Inglaterra
Macedônia 3x0 Andorra

Grupo F
Dinamarca 3x1 Letônia
Liechtenstein 3x0 Islândia
Suécia 1x1 Irlanda do Norte

Grupo G
Luxemburgo 0x2 Romênia
Holanda 2x0 Eslovênia
Albânia 1x1 Bulgária

Classificação de todos os grupos
Jogos da próxima rodada, dia 17 de novembro

sábado, outubro 13, 2007

Alemanha se classifica; França e Inglaterra goleiam

Classificação precoce
- Pelas Eliminatórias da Eurocopa 2008, que será realizada na sede dupla entre Áustria e Suíça, a Alemanha empatou com a Irlanda, jogando em Dublin, e foi a primeira a se classificar dentro de campo - Áustria e Suíça, por receberem a competição, estão automaticamente classificadas. A seleção comandada por Joachim Low está no grupo D (na foto, Schweinsteiger disputa bola com Reid: GettyImages/UEFA). Mas o grande destaque do grupo D foi a vitória da seleção da Eslováquia. A equipe bateu o lanterna e zerado San Marino por 7 a 0 e subiu para 13 pontos ganhos. Mesmo com a vitória, as chances de classificação são remotas. A República Tcheca, que folgou nesta rodada, ocupa a segunda vaga com 20 pontos ganhos. Na outra partida do grupo D, o Chipre venceu (13 pontos) o País de Gales (10) por 3 a 1. Na próxima quarta-feira, a Alemanha enfrenta a vice-líder República Theca, a Irlanda pega o Chipre, e o lanterna San Marino encara Páis de Gales.

Goleada + recorde
- No grupo B, a França goleou Ilhas Faroe por 6 a 0 e continua no encalço da Itália. A seleção de Raymond Domenech, treinador que barrou Trezeguet na equipe, chegou aos 22 pontos, um a menos que a Itália. O grande destaque da vitória francesa foi Thierry Henry, que marcou um dos gols e igualou recorde. O atacante do Barcelona, com o gol de hoje, chegou à marca de 41 gols, a mesma quantia feita por Platini há duas décadas atrás.
- A Itália jogou em casa contra a Geórgia e venceu por 2 a 0. A vitória mantém a azzurra na segunda colocação com 23 pontos. A líder ainda é a Escócia, que surpreendeu mais uma vez. A seleção escocesa bateu a Ucrânia por 3 a 1. Com a vitória da Itália, a Ucrânia, que possui 13 pontos, não tem mais chances de classificação. Na próxima rodada, dia 17, a França joga em casa contra a Lituânia, a Ucrânia recebe Ilhas Faroe, e a Geórgia pega a líder Escócia.

Tranquilidade à vista
- A Inglaterra jogou em casa, no deslumbrante estádio Wembley, e goleou com muita facilidade a Estônia. Wright-Philips, Rooney (foto: AP), que não marcava pelo English Team desde a Euro 2004 (isso mesmo) e Rahn, que fez contra, marcaram os gols da seleção inglesa. Com a vitória, a seleção de Steve Mclaren chegou aos 23 pontos.
- A Croácia venceu Israel por 1 a 0 e não deixou que a Inglaterra encostasse na tabela do grupo E. Com a vitória, a seleção está muito perto da classificação para a Euro. A Rússia, terceira colocada, está a 5 pontos da Inglaterra, que ocupa a segunda vaga. Os 26 pontos da Croácia deixam a seleção tranquila no qualificatório. Na próxima rodada, a Rússia recebe a Inglaterra e a Macedônia mede forças com a Estônia. Croácia e Inglaterra farão o confronto pela primeira posição no dia 21 do próximo mês.

Outros resultados de hoje:
Grupo A
Armênia 0x0 Sérvia
Azerbaijão 0x2 Portugal
Polônia x Cazaquistão
Bélgica 0x0 Finlândia

Grupo C
Hungria 2x0 Malta
Moldávia 1x1 Turquia
Grécia 3x2 Bósnia

Grupo F
Islândia 2x4 Letônia
Liechtenstein 0x3 Suécia
Dinamarca 1x3 Espanha

Grupo G
Bielorrússia 0x1 Luxemburgo
Romênia 1x0 Holanda
Eslovênia 0x0 Albânia

Classificação de todos os grupos: Eliminatórias da Uefa Euro 2008
Jogos da próxima rodada, quarta-feira, dia 17: Jogos de quarta

segunda-feira, outubro 08, 2007

7 de outubro, 7ª rodada, 7 gols de Afonso Alves

- Nove a zero não é um placar muito comum no futebol. A vitória do Heerenveen sobre o modesto Heracles foi realmente um fato extraordinário. Mas se não fosse por um certo Afonso Alves, a vitória do Heerenveen teria sido como qualquer outra por 2 a 0. O brasileiro, convocado para disputar os dois primeiros jogos das Eliminatórias, marcou 7 gols no jogo, espantando a má fase que o vinha acompanhando nesta temporada. Nas seis primeiras rodadas, ele não marcou sequer um gol na Eredivisie, o Campeonato Holandês. Depois do caminhão de gols, Afonso Alves assumiu a vice-artilharia da competição - está atrás apenas da jovem promessa do futebol holandês, o atacante Klaas-Jan Huntelaar, que já marcou 9 vezes. Na temporada passada, Afonso marcou 34 gols na competição, se tornando o maior goleador de uma edição da liga holandesa - em números, ele foi também o maior goleador do continente na última temporada. Os outros dois da goleada foram marcados por Sibon.
- Afonso, com os gols de ontem, entrou para a história do futebol holandês novamente. Ele se tornou o primeiro a balançar as redes por 7 vezes em uma só partida, superando a marca de 6 gols de Marco Van Basten, ex-jogador do Ajax e atual técnico da seleção holandesa. A fama de goleador já atrai outros clubes europeus, da Espanha e da Inglaterra.
- Mesmo com a vitória, o Heerenveen não saiu da zona intermediária da tabela. A equipe está na 11ª posição, com 8 pontos e saldo positivo de 6 gols, graças aos 7 marcados por Afonso na partida de ontem. Já o Heracles está na penúltima posição, com apenas 4 pontos ganhos e saldo de 15 gols negativos.
- O líder é o Feyenoord, que bateu o Vitesse ontem, jogando fora de casa por 1 a 0 e chegou aos 18 pontos. O Ajax poderia ter assumido a liderança, mas acabou empatando com o Sparta Rotterdam por 2 a 2, também fora de seus domínios. O vice-líder, como o Heerenveen, também teve o gosto de aplicar uma bela goleada nesta edição da Eredivisie. Logo na primeira rodada, o Ajax goleou o De Graafschap por 8 a 1, com 4 gols de Huntelaar. A equipe agora tem os mesmos 17 pontos que o PSV, que bateu o Willem II no sábado, pelo placar de 3 a 0.
- Quem continua decepcionando é o AZ Alkmaar. A equipe dirigida por Louis Van Gaal, eterno algoz de Rivaldo nos tempos em que dirigia o Barcelona e ex-técnico da seleção holandesa, empatou em casa com o Gronigen e ocupa apenas a 12ª posição na tabela. Campanha muito diferente da construída na temporada passada, quando a equipe terminou na 3ª posição e garantiu uma vaga na Copa da Uefa desta temporada - o AZ passou pelo Paços de Ferreira e chegou à fase de grupos.

Resultados da 7ª rodada:
Sexta-feira, 5/10
VVV Venlo 1 x 2 Utrecht
Sábado, 6/10
NAC 1 x 0 De Graafschap
PSV 3 x 0 Willem II
Excelsior 2 x 0 NEC
Domingo, 7/10
Twente 0 x 1 Roda
Sparta 2 x 2 Ajax
Vitesse 0 x 1 Feyenoord
AZ 2 x 2 Groningen
Heerenveen 9x0 Heracles

quinta-feira, outubro 04, 2007

Liga dos Campeões - 2ª rodada (A - D)

Grupo A - Neste grupo, quem jogou fora de casa se deu bem. O Olympique de Marselha viajou até a Inglaterra e venceu o Liverpool por 1 a 0. O Porto também fez uma viagem, um pouco mais longa, até a Turquia, e saiu de lá com uma vitória por 1 a 0.
- Dos portugueses até esperávamos algo do tipo, já que a equipe é líder da Bwin Liga, o Campeonato Português, com sobras - 5 pontos à frente do Marítimo. Já o Liverpool perder em casa, não era algo que as previsões apontavam. Mesmo com Cissé no banco e Niang sozinho no ataque, o Marselha levava mais perigo ao gol do adversário. Os ingleses jogaram de forma pragmática. Os franceses jogaram no erro dos ingleses. A 13 minutos do fim, Sissoko tentou sair jogando e perdeu a bola no campo de defesa. Valbuena recebeu na entrada da área e, sem espaço, bateu colocado, no ângulo direito do gol (na foto, ele celebra o belo gol: GettyImages/UEFA). O gol deixou o Liverpool atônito. Aos 47, na pressão final, Torres ainda acertou a trave. Não foi o bastante. A vitória e a liderança do grupo A ficaram com o Marselha. Com um gol de Quaresma, sempre ele, o Porto venceu fora de casa e fica em segundo. O Liverpool possui apenas um ponto e só está à frente do lanterna e "zerado" Besiktas. Ainda dá para acreditar no Liverpool. O que ainda é inacreditável é a campanha do Olympique de Marselha.
Jogos da 3ª rodada: 24 de outubro, quarta-feira - Olympique de Marselha x Porto, Besiktas x Liverpool

Grupo B - O empate conquistado em Stamford Bridge, na primeira rodada, deixou o Rosenborg em estado de euforia. O Schalke mostrou que os noruegueses ainda não acordaram do êxtase inicial e venceu o Rosenborg fora de casa. O Chelsea, perdido e ainda atônito com a saída de Mourinho, venceu o Valencia na Espanha e mostra sinais de recuperação.
- Os gols da vitória do Schalke saíram na segunda etapa. Jones e Kuranyi marcaram a favor dos azuis reais. A vitória coloca a equipe em terceiro, com 3 pontos ganhos, a mesma pontuação do Valencia. Mesmo atuando em casa, o a equipe espanhola não segurou o Chelsea. Aliás, não segurou Didier Drogba. A partida estava empatada em 1 a 1, gols marcados por David Villa, a favor do Valencia, e Moretti, que fez contra e deu o empate aos visitantes, quando o marfinense, que participou do gol de empate, mostrou a que veio. Ele recebeu um primoroso lançamento de Joe Cole, avançou e tocou para o gol (na foto, ele aponta para a torcida do Chelsea: GettyImages/UEFA). Nos momentos decisivos, o Chelsea sempre recorre a ele. E ele não costuma decepcionar. A vitória coloca os blues em primeiro, com 4 pontos ganhos. Já o Valencia, a cada temporada que se passa após a saída de Benítez, vai se tornando uma equipe bastante imprevisível.
Jogos da 3ª rodada: 24 de outubro, quarta-feira - Chelsea x Schalke 04, Rosenborg x Valencia

Grupo C - A Lazio jogou em casa e empatou com o Real Madrid por 2 a 2. Já o Olympiacos foi à Alemanha e conseguiu um belo resultado diante do Werder Bremen.
- Os torcedores lotaram o Estádio Olímpico de Roma para ver a Lazio estrear em casa na Liga dos Campeões. Mas o Real Madrid mostrou um nada agradável cartão de visitas. Logo aos 8 minutos, depois da falta cobrada do lado esquerdo do ataque, Nistelrooy, meio sem querer desviou para as redes. A Lazio jogava mal e mostrava falta de criatividade no ataque. Mas, aos 32, Pandev mostrou aos espanhóis porque a equipe tem umas das linhas de frente mais poderosas do Calcio. Depois do lançamento da esquerda e da ajeitada de cabeça, Pandev pegou de primeira, colocando a bola no ângulo direito de Casillas. Na segunda etapa, a Lazio continuou melhor, mas o Real Madrid tomou a dianteira novamente. Aos 16, Raúl fez um belíssimo passe para Nistelrooy, que avançou, esperou Ballotta cair e tocou para as redes. Os italianos não desistiram e o gol que salvou a equipe de uma derrota em casa saiu, de novo, dos pés do macedônio Pandev. Ele dominou a bola na entrada da área e bateu rasteiro, no cantinho direito do gol. O empate foi lucrativo para o Real Madrid e muito ruim para a Lazio, que ainda não venceu na competição.
- Em Bremen, a equipe da casa saiu vencendo com um gol do português Hugo Almeida. Apesar do começo promissor, quem cresceu na partida foram os gregos do Olympiacos. Nos vinte minutos finais de jogo, a equipe visitante engoliu o Werder Bremen com três gols. Stoltidis empatou, Patsazoglou virou, com um belo chute de fora da área, e Kovacevic deu números finais ao placar. A vitória foi a primeira do Olympiacos fora de casa, depois de 31 jogos sem sucesso na competição (na foto, Raúl Bravo comemora a vitória: GettyImages/UEFA). A equipe aparece agora como favorita para a segunda vaga do grupo. Mas Lazio e Werder Bremen ainda possuem chances e elencos para recuperação.
Jogos da 3ª rodada: 24 de outubro, quarta-feira - Werder Bremen x Lazio, Real Madrid x Olympiacos

Grupo D - Mesmo com Nakamura no banco, o Celtic conseguiu vencer o Milan, pelo placar de 2 a 1. Na outra partida do grupo, o Shakhtar viajou a Portugal e bateu o Benfica por 1 a 0.
- O brasileiro Jádson marcou o gol da vitória do Shakhtar sobre o Benfica, no Estádio da Luz, em Portugal. Agora, a equipe ucraniana ocupa a liderança isolada do grupo, com 6 pontos conquistados. O Milan, se tivesse vencido o Celtic, estaria dividindo a liderança do grupo. Mas, com a derrota fora de casa, a equipe divide a segunda posição com o próprio Celtic. O jogo foi movimentado e os donos da casa abriram o placar primeiro, através de McManus, aos 16 da segunda etapa. Kaká empatou de pênalti sete minutos depois e o jogo tinha cara de empate. Mas McDonald mostrou que o Celtic, em casa, não busca outra coisa senão a vitória. Aos 44, Dida espalmou para a frente do gol o chute de fora da área e a bola sobrou para o homônimo da famosa lanchonete americana fazer o gol da vitória (na foto: torcida e jogadores em êxtase pela vitória: GettyImages/UEFA). A alegria dos torcedores foi tão grande que um fã chegou a invadir o campo. E a coisa não parou por aí. O eufórico torcedor foi na direção do goleiro Dida e chegou a tocar o pescoço do brasileiro. Dida foi ao chão, simulando uma agressão do torcedor escocês. Hoje, o clube puniu o torcedor, que ficará permanentemente banido dos jogos do Celtic.
Jogos da 3ª rodada: 24 de outubro, quarta-feira - Benfica x Celtic, Milan x Shakhtar