Google

quinta-feira, junho 21, 2007

Dirigente americano solta o verbo contra a Premier League

- Andei visitando alguns portais eletrônicos de jornais britânicos e americanos quando uma manchete do inglês The Guardian chamou a minha atenção: "Premiership é inferior, diz Lalas". O autor da frase é o presidente e diretor geral do Los Angeles Galaxy, clube de futebol americano que, em janeiro, contratou o jogador inglês David Beckham. O ex-galáctico ganhará cerca de 250 milhões de dólares por cinco anos de contrato (alguma semelhança com os trailers de Hollywood não é mera coincidência: banner ao lado).

Alta confiança com uma pitada de nacionalismo
- A declaração de Lalas foi uma resposta aos que disseram que Beckham, jogando nos Estados Unidos, estaria em uma "semi-aposentadoria". Ele declarou, na exclusiva ao The Guardian, que o futebol inglês só possui uma liga forte por causa do forte marketing, que, segundo ele, é puramente composto de técnicas norte-americanas. O enfurecido dirigente, que faz parte do Hall da Fama do futebol americano e que disputou as Copas de 1994 e 1998, ainda completou: "É ofensivo dizer que Beckham está indo para Hollywood quando, na verdade, está indo para disputar uma das ligas mais competitivas do mundo". "Muitas estrelas teriam que se esforçar para jogar aqui", finalizou Lalas, enfatizando a importância que ele dá ao futebol americano e o desprezo pelo futebol europeu.

Estrelas, mas não de Hollywood
- Considere essas declarações irracionais ou não, o certo é que os americanos estão confiantes sobre a Major League Soccer, criada em 1993 mas que teve início apenas três anos depois. O Los Angeles Galaxy tentou acertar com Figo no início deste mês, aproveitando a indefinição do futuro do português, que está brigado com o Al Ittihad por complicações em seu contrato com os árabes. Lalas, que arrancou elogios aos portugueses quando tentou acertar com Figo, levou o também português Abel Xavier para LA. O experiente zagueiro inclusive já estreou pela equipe no último domingo. Nesta semana, o time ainda acertou com o atacante da seleção hondurenha Carlos Pavon, 33 anos, que ajudou o Real Club Deportivo España a conquistar o torneio clausura do país neste ano. São contratações que farão alguma diferença na qualidade do futebol americano e que deixam os clubes da Major League com reconhecimento internacional, mesmo que seja por meros nomes de jogadores estrangeiros. Outros clubes também seguiram a mesma tendência e foram às compras. O Chicago Fire trouxe o astro mexicano Blanco, que atuava no América do México. O Columbus Crew contratou o bom atacante argentino Schelotto e o Red Bull New York o colombiano Ángel, que teve uma tenebrosa temporada pelo Aston Villa, da Inglaterra. A popularização do futebol quer atingir também a população norte-americana, que pouco comparece aos estádios de futebol - a não ser quando há uma bola oval em campo.
- Só o tempo e os campeonatos dirão se o soccer melhorou ou não por lá. O que eu posso afirmar para o dirigente Alexis Lalas é que quem está em decadência é o basquete de Los Angeles. O Clippers não chega aos playoffs há muito tempo e já se tornou um time apenas mediano da NBA. Já o Lakers, além de não possuir um elenco forte, pode perder o astro Kobe Bryant. ("Talvez esteja bom para os fãs, mas o futebol de lá (Inglaterra) está penando", critica Lalas, acima: AP/2005).

terça-feira, junho 19, 2007

Sem galácticos, mas com o título

- Foi assim que o Real Madrid encontrou o caminho para o título espanhol desta temporada. Jogou de forma modesta a maior parte do campeonato, ficou a maior parte do tempo atrás na tabela de classificação, mas, com uma arrancada final nas últimas 7 rodadas alcançou o título. Barcelona e Sevilla até que tentaram, mas tropeçaram em si mesmos e deixaram o Real Madrid aparecer forte na parte final do campeonato. Se na 37ª rodada, 18 segundos fizeram a diferença para o Real, neste último fim de semana, o que fez a diferença foi o segundo tempo.

Tragédia anunciada
- Todos os jogos foram reservados para o domingo e, antes das partidas decisivas para o título, a Espanha assistiu à dramática definição dos rebaixados. Quem não estava mais na briga era o Gimnástic, que enfrentaria o Barcelona já pensando na segunda divisão da próxima temporada. Mas acima dele, quatro equipes lutavam para não ficar com as duas outras vagas do descenso: Bétis, Real Sociedad, Athletic Bilbao e Celta de Vigo. O Bilbao fez a sua parte. Venceu o Levante em casa por 2 a 0. O Bétis também venceu por 2 a 0, com gols do brasileiro Edu sobre o Racing. Com as vitórias das duas equipes, o destino de Real Sociedad e Celta de Vigo já estava selado. A Real Sociedad empatou com o Valencia por 3 a 3, enquanto o Celta venceu o Getafe por 2 a 1. Não foi suficiente. A Real Sociedad, então, teve um desfecho ainda mais dramático. A equipe já agonizava desde o começo do campeonato, quando só conseguiu a primeira vitória na 15ª rodada, diante do Gimnástic. Até teve alguma reação no segundo turno, mas de nada adiantou o esforço dos jogadores. A equipe, que chegou a disputar o título com o Real Madrid rodada a rodada na temporada 2002-2003, agora terá que reunir forças para retornar à elite do futebol espanhol (na foto acima, torcedores da Real Sociedad lamentam a queda: EFE). Da segunda divisão subiram Valladolid, Almería e Murcia.

A glória do esperado e ansiado título
- Depois do drama do rebaixamento, faltava o drama da batalha pelo título. O Real Madrid tinha tudo a seu favor: jogaria em casa contra o Mallorca, 12° colocado na liga, e só precisava vencer para conquistar o título. O Barcelona teria que torcer por um tropeço dos merengues e vencer o já rebaixado e lanterna Gimnástic fora de casa. Atenções todas voltadas para o Santiago Bernabéu. E o Mallorca logo mostrou que estava disposto a ajudar os catalães. Aos 16 minutos, a desatenta zaga do Real viu Arango dar belo passe para Arango invadir a área e tocar na saída de Casillas. Beckham, que já se despediu da equipe no meio de semana junto com Roberto Carlos, tentou empatar aos 18, cobrando falta para a boa defesa do goleiro Moyá. As coisas ficaram mais difíceis para o Real ainda no primeiro tempo, quando Nistelrooy deixou o campo com uma contusão de tendão na perna esquerda. Na segunda etapa, a equipe voltou querendo reverter a situação, já que o Barcelona goleava o Gimnástic por 3 a 0. Beckham apareceu em nova cobrança perigosa de falta aos 11 minutos, acertando o travessão do Mallorca. Capello decidiu mudar a postura da equipe e colocou Reyes em campo no lugar do inglês. O Real já possuía mais volume de jogo mas faltava o gol de empate, que incendiaria o estádio. E ele demorou a sair. Aos 22, Robinho iniciou a jogada pelo lado esquerdo e tocou para Higuaín. Ele passou em velocidade e encontrou Reyes, que chutou de perna direita e empatou a partida. Em Terragona, o Barcelona vencia por 4 a 0 e era tricampeão, pelo menos por enquanto. Aos 34, Robinho recebeu na entrada da área e bateu rasteiro, mas o goleiro fez uma bela defesa. Porém, no escanteio, Diarra subiu mais que a zaga e virou o jogo para o Real (na foto acima, jogadores comemoram a virada: AP). O baque foi tão grande para o Barcelona, que o Gimnástic diminuiu o placar três minutos depois. No Bernabéu, o Real aumentou o placar quase simultaneamente. A jogada começou de novo com Robinho. Ele recebeu pelo meio e tocou para Higuaín. O argentino perdeu o controle da bola, mas, na sobra, Reyes acertou um chute primoroso no canto esquerdo do gol. O Barcelona até faria o quinto em Terragona, com Zambrotta. Mas a glória do título estava toda com o Real Madrid, que terminou também com o artilheiro da competição, Van Nistelrooy, 25 gols, 4 acima de Ronaldinho. As duas equipes terminaram com o mesmo número de pontos, 76, mas, no critério do confronto direto, o Real saiu em vantagem, por ter vencido em casa e empatado no Camp Nou. Os merengues, se não mostraram o futebol de qualidade do Barcelona bicampeão dos últimos anos, mostraram muita disposição e compromisso.

Mercado Bernabéu
- Beckham já havia assinado um contrato milionário com o clube americano Los Angeles Galaxy no meio da temporada, mas se despediu na última semana do Real Madrid. A conquista do espanhol foi a única do inglês pelo clube, que ficou conhecido como equipe dos Galácticos por causa da chegada de Beckham, na temporada 2003-2004. Roberto Carlos também anunciou a sua saída na última semana. Depois de 11 anos ocupando a lateral-esquerda do Real, o jogador agora vai defender o campeão turco Fenerbahce, clube repleto de brasileiros e que tem Zico como treinador (Roberto Carlos foi apresentado hoje no novo clube: AP). Até aí, nada de novo. Novidade mesmo pode ser a saída de Capello, mesmo tendo conquistado a liga. Segundo o jornal espanhol As desta segunda, Ramon Calderón, presidente do Real, pensa em levar para o Bernabéu o técnico alemão Bernd Schuster, que dirige o Getafe. Mas, ainda segundo Calderón, a situação do comando do clube só será acertada depois da final da Copa do Rei, onde o Getafe enfrenta o Sevilla. Se depender de Schuster, não haverá embaraço. "Estou disposto a treinar o Real Madrid a partir da próxima temporada. Há tempos tenho me preparado para isto e o Real está em meus planos", declarou o alemão ao As. Se depender também do relacionamento nada bom entre Calderón e Capello, Schuster certamente irá dirigir a equipe do Bernabéu. Já pelo lado catalão, o presidente Laporta cobrou disciplina e profissionalismo do elenco, mas também garantiu a permanência de Ronaldinho, Eto'o e o técnico Frank Rijkaard para a próxima temporada.

terça-feira, junho 12, 2007

Real fica mais perto do título, mesmo com "A Mão Endiabrada" de Messi

- Dentre os quatro campeonatos mais importantes da Europa, apenas o espanhol está indefinido. Na Alemanha, o Stuttgart aproveitou a relutância de Schalke 04 e Werder Bremen e abocanhou o título na última rodada, vencendo em casa. Na Itália, a Internazionale conquistou seu 15° título com muita superioridade, com 5 rodadas de antecedência. E na Inglaterra, o Chelsea até chegou a assustar o Manchester United na reta final do torneio, mas foram os red devils que seguraram a taça da Premier League na penúltima rodada.
- No último fim de semana, foi disputada a 37ª rodada e os três primeiros buscavam a liderança da competição. Enquanto Real e Barça dividiam a ponta, o Sevilla vinha logo atrás, com dois pontos a menos. Com as três equipes jogando no mesmo horário, às 16 horas, horário de Brasília, o sábado prometia emoções fortes. O Real foi a Zaragoza enfrentar a equipe da casa, 5ª colocada na liga. O Barça jogaria em casa, mas contra seu rival Espanyol. O Sevilla pegou o Mallorca, fora de casa.

Sorte de campeão?

- O Real Madrid sabia que teria muitas dificuldades em vencer o Zaragoza, equipe de muita velocidade, que tem um ataque avassalador, com a presença da dupla sul-americana Diego Milito e Ewerthon. E o primeiro alerta de perigo para o Real foi dado aos 31 minutos do primeiro tempo. Helguera colocou a mão na bola dentro da área. O argentino Diego Milito foi para a cobrança e converteu o pênalti. No segundo tempo, os madrilenhos reagiram com Van Nistelrooy. Ele recebeu cruzamento de Sergio Ramos e igualou o marcador de cabeça. Mas, para o azar de Casillas, Diego Milito marcaria novamente, desta vez com bola rolando mesmo. O atacante recebeu na grande área, depois de uma bela jogada de Aimar, passou por Roberto Carlos e bateu na saída do goleiro. O título ficara um pouco distante das mãos do Real. Mas apenas por alguns minutos...
- O Barcelona jogou em casa o clássico da Catalunha contra o Espanyol, equipe finalista da Copa da Uefa desta temporada, mas que, na liga, ocupa apenas a 11ª posição. Facilidade para o Barça? Nada disso. Aquele velho ditado do futebol "Clássico é clássico" fez-se valer mais uma vez. Quem abriu o placar foram os visitantes. Tamudo recebeu passe de Ivan de La Peña, o craque da equipe, que inclusive já jogou pelo Barça, e abriu o placar aos 30 minutos do primeiro tempo. Sem Ronaldinho, suspenso, era a hora de outro craque do Barcelona aparecer na partida. Messi o fez, mas de uma forma nada legal, literalmente. Depois do cruzamento da direita, o argentino, usando a mão esquerda, se antecipou ao goleiro Kameni e empatou a partida (foto abaixo: Reuters). Tudo a ver com Maradona, mais uma vez. Há quase dois meses, ele marcou uma pintura de gol contra o Getafe, pelas semifinais da Copa do Rei, em um lance muito parecido com o de Maradona em 1986. A imprensa de Madrid não gostou do lance de sábado, é claro, e o apelidou de "A Mão do Demônio", fazendo uma referência sarcástica à "Mão de Deus" de Maradona. Messi marcaria novamente contra o Espanyol, não a Maradona, mas como o autêntico Messi mesmo. Ele recebeu de Deco e bateu cruzado para virar a partida e deixar o Barcelona na liderança da competição, pelo menos por alguns minutos. Em Zaragoza, a equipe da casa também vencia por 2 a 1 o Real Madrid, resultado que deixava o Barça com três pontos de vantagem na liderança. Mas, em apenas alguns segundos, a balança pendeu para o lado merengue. Quando o relógio marcava 44 minutos da segunda etapa nos dois jogos, Tamudo empatou a partida para o Espanyol e Nistelrooy para o Real Madrid - foi o 10° gol do holandês nas últimas 7 partidas (na foto acima, ele celebra no vitorioso empate: Getty Images). Os lances quase simultâneos mantêm Real e Barça empatados na liderança, mas, na última rodada, o Real joga em casa e só precisa vencer o Mallorca para faturar o 30° título espanhol de sua história.
- Lembra do Sevilla? Enfrentou o mesmo Mallorca fora de casa mas não saiu do 0 a 0. Ainda tem chances de chegar ao título, mas precisa vencer o Villareal em casa e torcer por tropeços dos líderes. O Barcelona ainda tem reais chances de conquistar o tri, porém os resultados deixaram a equipe com a moral lá embaixo. A equipe enfrenta o já rebaixado e lanterna Gimnástic fora de casa. Deve vencer, mas também precisa torcer muito por um tropeço do Real Madrid, o que é difícil. A equipe de Fabio Capello não perderá a chance de conquistar um título depois de 4 anos de seca. Capello foi muito criticado, chegou a ter sua cabeça posta a prêmio, mas agora, em meio a euforia que tomou as ruas de Madri, tem apoio para continuar no Santiago Bernabeu: "Queremos ganhar com Capello e ele seguramente continuará", declarou o capitão Raúl nesta terça-feira. Foi uma temporada conturbada e irregular. A equipe não jogou um futebol brilhante, mas, no segundo turno, dava mostras que poderia ao menos disputar o título. Apesar de não ser mais considerada galáctica, se conquistada a taça, a equipe terá seu nome escrito nas estrelas novamente.

quinta-feira, junho 07, 2007

Depois dos amistosos, Seleção já pensa na Copa América

- Dos 34 jogadores chamados por Dunga para a disputa dos amistosos contra a Inglaterra e a Turquia, 5 nunca tinham defendido a Seleção: o goleiro Doni, da Roma e ex-Corinthians; o atacante Afonso Alves, goleador do campeonato holandês pelo Eredivisie; o zagueiro Naldo, ex-Juventude e que agora defende o Werder Bremen; o também zagueiro Alex Silva do São Paulo e o atacante Carlos Eduardo, jovem revelação do Grêmio. E os estreantes se deram bem na convocação final para a disputa da Copa América. Apenas o atacante Carlos Eduardo ficou de fora, até pela chamada precoce para defender a Seleção principal. A convocação para os amistosos serviu mesmo de prêmio para o jogador, que tem sido decisivo para o Grêmio em sua temporada de estréia entre os profissionais. O que serviu pouco mesmo foram os amistosos. Contra a Inglaterra, a Seleção até teve alguns bons momentos, conseguiu o empate em uma situação adversa, mas não mostrou um futebol de qualidade. Contra a Turquia, então, as coisas pioraram (na foto acima, Diego em ação contra os turcos: AFP). Dunga mexeu bastante a equipe, mantendo apenas dois jogadores que começaram a partida contra os ingleses em Wembley. Resultado: uma equipe bastante desajustada, mesmo com a presença de Elano, Robinho e Diego, que formaram um trio de sucesso no Santos, e que prometiam um meio-campo mais forte para a partida em Dortmund. O empate em 0 a 0 foi até um resultado muito bom, ou melhor, aliviante para o Brasil. A Turquia, que também entrou em campo levemente modificada, teve as melhores chances de marcar e inclusive colocou uma bola no travessão de Doni, em um inesperado chute de Hamit Altintop, que marca vários gols assim pelo Schalke 04.
- As ausências já esperadas e lamentadas de Kaká e Ronaldinho Gaúcho são passado para Dunga. O importante agora é fazer uma boa preparação e entrosar essa renovada Seleção para a disputa da Copa América, onde caimos em uma chave difícil. México, Chile e Equador serão os adversários do Brasil na primeira fase. A estréia será contra o México, dia 27. Mas o torneio começa um dia antes, com as partidas entre Uruguai e Peru, e Venezuela, a seleção anfitriã, e Bolívia. E esse cenário de uma Seleção sem estrelas, na disputa de uma Copa América, traz boas lembranças a todos nós. Em 2004, o então técnico Carlos Alberto Parreira levou para o Peru uma Seleção bastante modificada, sem os Ronaldos e se sagrou campeã contra a Argentina, de uma forma inesquecível. O Brasil fez uma partida ruim e estava atrás no marcador até os minutos finais. Os argentinos até já ensaiavam uma festa, principalmente Carlitos Tevez, que fazia questão de prender a bola no ataque para provocar os brasileiros. Mas o Brasil manteve a cabeça no lugar e empatou a partida no fim do jogo, com um chute de Adriano da entrada da área. Nos pênaltis, com os argentinos fortemente abalados, o Brasil venceu por 4 a 2 (na foto acima, Alex ergue a taça: www.folha.uol.com.br). Inesquecível também foi a atitude de Marcelo Bielsa, o então técnico da Argentina, apelidado de "El loco". Depois do recebimento das medalhas de prata, ele ordenou que os argentinos permanecessem em campo para assistir à premiação brasileira. Para toda a Argentina, a atitude realmente foi inpensada, de "louco" mesmo, mas para nós mostrou o reconhecimento que os argentinos tiveram pela superação que o Brasil demonstrou no final da partida. Tomara que o Brasil versão 2007 vá para a disputa da Copa América com o mesmo espírito. O período de preparação será entre os dias 12 e 20, na Granja Comary, "spa" do Brasil em Teresópolis.
- E a cobertura da Copa América pelo Hesselink não pára neste post. Confira a página especial "Hesselink na América" para um conteúdo especialmente voltado para o torneio de seleções mais antigo do planeta!