Google

sábado, setembro 30, 2006

Bolton bate o Liverpool e Chelsea tropeça no invicto Aston Villa

- Na abertura da 7ª rodada da Premier League, o Bolton, embalado pela boa vitória que tirou do Portsmouth a invencibilidade no torneio, enfrentou, em casa, o Liverpool, ainda com campanha irregular nesta temporada. Nos últimos nove confrontos entre as equipes, o Bolton saiu vencedor apenas uma vez, mas neste jogo, a história foi diferente. Com um futebol de marcação e muito efieciente taticamente, o time de Manchester bateu o Liverpool por 2 a 0. Rafael Benítez deixou Luis Garcia e Crouch no banco de reservas e colocou em campo um time bem modificado. Os visitantes começaram melhor a partida e chegaram a criar boas chances, como aos 20 minutos, com Xabi Alonso aproveitando rebote da defesa do Bolton e batendo no pé da trave do goleiro Jaskelainen. O Bolton aproveitava espaços do meio-campo do Liverpool e conseguia levar certo perigo nos contra-ataques. Aos 29, Reyna fez rápida reposição de bola para o ataque e o bandeira, erradamente, marcou saída da área do goleiro. Na cobrança da infração, Ivan Campo rolou para Gary Speed (foto: BBC), em seu 750° jogo na carreira, abrir o placar. O Liverpool voltou para o segundo tempo determinado a buscar o resultado, mas logo aos 5 sofreu outro gol, que acabou por sacramentar a vitória dos anfitriões. Ivan Campo cabeceou forte para o gol, depois de belo cruzamento da direita, um presente em seu jogo de número 100 na Premier League, pelo Bolton. A bola não chegou a balançar as redes, mas ao bater no travessão, ela chegou a entrar por inteiro nos limites do gol. Rafa Benítez ainda tentou lançar o seu time ao ataque através de algumas modificações, mas o Liverpool mostrou muita falta de criatividade na criação de jogadas e dependeu apenas de chutes de longa distância e de bolas alçadas na área. Com o resultado, o Liverpool fica na 9ª posição e o Bolton assume a vice-liderança com 14 pontos ganhos.
- O líder Chelsea encarou em casa o invicto Aston Villa, time que deve ao técnico Martin O'Neill, a boa campanha nesta temporada. Vale lembrar que O'Neill teve uma passagem histórica pelo Celtic recentemente e agora busca desafios na primeira divisão inglesa. Logo no comecinho do jogo, o Chelsea abriu o placar com Drogba, aos 2 minutos. Robben cobrou falta da intermediária, Terry dividiu com o goleiro Sorensen e a bola sobrou para Drogba empurrar para o fundo das redes. Já é o quinto gol do atacante nesta edição da Premier, que no meio de semana marcou três pela Copa dos Campeões, contra o Levski Sofia. Os primeiros quinze minutos do Chelsea foram avassaladores, com a participação intensa de Lampard e Robben na partida, criando boas chances de gol e levando perigo a defesa do Aston Villa. Porém, aos poucos o time visitante começou a mostrar porque ainda está invicto na Premier, e passou a tocar a bola no campo de ataque e a dominar a partida. Petrov e Davis foram os grandes articuladores da equipe e contaram ainda com o apoio de McCan. O bom ritmo de jogo do Aston Villa rendeu-lhe o merecido empate no fim do primeiro tempo. Aos 45, Davis cruzou para o lado esquerdo da área e o zagueiro Ridgewell escorou para Agbonlahor (foto: BBC) marcar o gol de empate. Minutos antes, os visitantes tinham perdido o meia Luke Moore, devido a uma contusão no ombro, e Milan Baros entrou no jogo. Mourinho fez boas mudanças no Chelsea e colocou Kalou e Wright-Phillips, abrindo a defesa do Aston Villa. Shevchenko também fez boas aparições no segundo tempo, mas o time de Stamford Bridge deixou escapar pontos importantes, já que amanhã o vice-líder, Manchester United, enfrenta em casa o Newcastle, e tem grandes chances de superar os agora 16 pontos do rival de Londres.

segunda-feira, setembro 18, 2006

Os Gunners batem os Red Devils no Old Trafford e conseguem sua primeira vitória na Premier League

- Como estou sem muito tempo para postagens completas, escolhi como destaque do fim de semana a quinta rodada da Premier League, por isso desde já peço desculpas aos fãs das outras ligas que eu costumo destacar em minhas postagens.
- No sábado, o time sensação desta temporada, o Everton, encarou o time sensação da temporada passada, o Wigan, em Liverpool. O time da casa entrou em campo bastante confiante pela boa campanha e principalmente pela goleada aplicada sobre os rivais do Liverpool para enfrentar um Wigan que beira a zona do descenso. Porém, o Everton ficou apenas no empate contra os visitantes. Andy Johnson e Beattie marcaram os gols do time que continua na 4ª posição com 11 pontos. O Wigan está com 4 pontos apenas, mas jogou apenas 4 partidas na Liga e ainda tem um jogo em débito a realizar. Ainda no sábado, o Watford (19°), atuando em casa, não saiu do 0 a 0 contra o Aston Villa (5°), assim como Bolton (7°) e Middlesbrough (13°). O líder Portsmouth venceu fora de casa o sempre difícil Charlton (18°) por 1 a 0, com o gol solitário de LuaLua (foto: BBC), afundando ainda mais o rival de Londres, que faz terrível campanha nesta temporada, diferentemente do ano passado. No outro jogo da rodada de sábado, o Reading (6°) também venceu fora de casa o lanterna Sheffield United por 2 a 1.
- O domingo de futebol na Inglaterra ficou mais emocionante com dois clássicos importantes entre os quatro grandes do país. O Chelsea enfrentou o Liverpool no Stamford Bridge e venceu com um gol solitário de Didier Drogba. Com o resultado, o time de Londres empata em número de pontos com o Manchester e fica a apenas um do surpreendente Portsmouth - possui 13 pontos. O Manchester que vinha de 4 vitórias seguidas no campeonato e acabou perdendo no maior e mais emocionante clássico da Inglaterra contra o Arsenal. O time de Alex Fergunson, que completará 20 anos no clube em novembro, atuou sem Giggs, contundido no tendão, e Heinze, também lesionado. Já o Arsenal começou a partida sem o seu maior ídolo. Henry não atuou devido a não favorável forma física em que se encontra e Adebayor jogou como único atacante. Este fato poderia ser bom para o time da casa, mas o seguro e competente meio-campo do Arsenal mostrou bom futebol e foi decisivo na vitória que assegurou aos gunners a primeira vitória na Premier, e tirou o time da incômoda 17ª posição. O gol da vitória do Arsenal foi marcado a cinco minutos do fim de jogo por Adebayor. Fabregas roubou bola de Cristiano Ronaldo no campo de ataque do Arsenal e tentou passá-la para o meio da área, mas falhou na primeira tentativa. Por sorte, a bola voltou exatamente em sua direção e ele teve tempo para deixar Adebayor (foto: BBC) na cara do goleiro Kuszczak, que fez sua estréia e uma belíssima partida, para marcar o gol da vitória. No minuto seguinte, o Manchester por pouco não empatou a partida, se não fosse o inspirado goleiro Lehmann. Solksjaer, que havia entrado no lugar do ineficiente Rooney aos 33 da mesma etapa, recebeu bola pela esquerda na grande área e chutou forte com o pé esquerdo, mas Lehmann espalmou maravilhosamente à esquerda. O jogo rápido e eficiente do Arsenal revelou várias deficiências do rival, como a falta de objetividade do meio-campo e falta de criatividade do mesmo, problemas que não de hoje e podem ser identificados desde a última temporada.
- O Manchester City foi ao Ewood Park enfrentar o Blackburn (12°) e saiu de lá goleado por 4 a 2, ficando na 17ª posição. O Tottenham ficou no empate em 0 a 0 em jogo contra o Fulham (8°) no White Hart Lane e não faz boa campanha, terminando a rodada na 16ª posição. Para finalizar, o West Ham (11°), atual time dos ex-Corinthians Tevez e Mascherano, perdeu em casa para o Newcastle (9°) por 2 a 0, mas o grande destaque do jogo não foi a atuação dos times e sim a terrível contusão do experiente goleiro Shay Given do time visitante. O goleiro teve parte do estômago perfurado depois de uma dividida com o atacante Harewood e teve que ser inclusive substituído pelo goleiro Harper. O médico do clube declarou que o jogador já passou por cirurgia e que esta foi bem-sucedida, mas o jogador permanecerá no hospital por cinco dias. O goleiro ficará seis semanas afastado do futebol e não poderá atuar em dois jogos da Irlanda pelas eliminatórias da Eurocopa, dias 7, contra o Chipre e 11, contra a República Tcheca.

sexta-feira, setembro 15, 2006

Copa dos Campeões e Copa da Uefa- 1ª rodada

- O maior torneio de clubes da Europa está de volta e a primeira rodada, finalizada ontem, já mostra quem podem ser os favoritos ao título da edição 2006/2007. Confira os destaques dos grupos de A a D e também os resultados da abertura da Copa da Uefa, finalizada ontem:
- Pelo grupo A, Barcelona e Chelsea venceram e já assumem a ponta, como era de se esperar, pois a grande dúvida sobre a definição dos classificados deste grupo é sobre quem será o primeiro: o bicampeão espanhol ou o bicampeão inglês. O primeiro venceu em ritmo de treino, o fraco time do Levski Sofia, da Bulgária, por um placar expressivo de 5 a 0. Iniesta, Eto´o (2), Puyol e Ronaldinho marcaram os gols da vitória catalã. Já o Chelsea, que também jogou em seus domínios, bateu o Werder Bremen por 2 a 0, com gols de Essien e Ballack, marcando de pênalti seu primeiro gol com a camisa do clube inglês. Pelo saldo de gols o Barcelona é o líder do grupo e na próxima rodada encara o Werder Bremen na Alemanha, enquanto o Chelsea mede forças com o Levski Sofia na Bulgária (os dois jogos dia 27/09) .
- Bayer de Munique e Sporting venceram em casa, em jogos valendo pelo grupo B, e começam com o pé direito na Copa dos Campeões. O Bayern venceu, sem muitas dificuldades, o Spartak Moscou por 4 a 0 e é líder pelo saldo de gols. Pizarro (foto: Reuters), Santa Cruz, Salihamdizic e Schweinsteiger marcaram os gols da goleada. O Sporting de Lisboa encarou a Internazionale de Milão, no moderno estádio José Alvaladi. Os donos da casa venceram pelo placar mínimo de 1 a 0, gol marcado maravilhosamente pelo lateral Caneira, chutando de fora da área. Na próxima rodada a Internazionale tem um difícil jogo contra o Bayern em Milão, enquanto o Spartak pega o Sporting em Moscou (ambos os jogos dia 27/09).
- O grupo C foi o mais fraco desta primeira rodada de abertura. PSV e Liverpool não saíram do empate no Phillips Stadium, assim como Galatasaray e Bordeaux (time que tem como técnico o brasileiro Ricardo Gomes). Na próxima rodada o Bordeaux enfrenta o PSV na França. Já o Liverpool enfrenta o Galatasaray no Anfield Road. Tomara que os times consigam balançar as redes dia 27/09, data dos dois jogos da 2ª rodada.
- Diferentemente dos clubes do grupo C, no grupo D, Roma e Valencia apresentaram bom futebol nesta rodada de abertura e já assumem a ponta da tabela. A Roma, que ficou de fora da última edição da Champions League e entrou nesta edição direto devido aos escândalos que tiraram Juventus e Fiorentina da competição, goleou o Shaktar Donetsk por 4 a 0, no estádio Olímpico da cidade. Os gols foram marcados pelo brasileiro Taddei (foto: Reuters), Totti, De Rossi e Pizarro, todos no primeiro tempo da partida. O adversário direto do clube italiano também venceu e convenceu. O Valencia foi à Grécia para enfrentar o Olimpiakos e saiu de lá com um ótimo resultado. O time da casa abriu o placar com Konstantinou aos 27 da primeira etapa, mas seis minutos depois Morientes empatou depois de jogada de Villa. O Valencia se lançou ao ataque e instantes depois virou o placar novamente com Morientes, em uma jogada de puro oportunismo, aproveitando o rebote do lance anterior. O Olimpiakos voltou mais ligado na segunda etapa e empatou aos 20 com Castillo. Mas no fim do jogo, o time espanhol foi buscar a vitória. Albiol fez 3 a 2 aos 39 e Morientes fechou o placar aos 44. A Roma é o líder pelo saldo de gols e na próxima rodada, dia 27, tem confronto direto contra o Valencia no Mestalla, enquanto Shaktar joga em casa contra o Olimpiakos.
- Confira agora os resultados de todos os jogos da primeira rodada da Copa da Uefa:
AZ 3-2 Kayserispor
Artmedia Bratislava 2-2 Espanyol
Atromitos 1-2 Sevilla
Atvidabergs FF 0-3 Grasshoppers
Basle 6-2 Rabotnicki Kometal
Besiktas 2-0 CSKA Sofia
Braga 2-0 Chievo
Chornomorets 0-1 Hapoel Tel-Aviv
Derry City 0-0 PSG
Dinamo Zagreb 1-2 Auxerre
Eintracht Frankfurt 4-0 Brondby
Ethnikos Achnas 0-0 Lens
FC Sion 0-0 Bayer Leverkusen
FC Xanthi 3-4 Dinamo Bucuresti
Fenerbahce 2-1 Randers FC
Hearts 0-2 Sparta Prague
Hertha Berlin 2-2 Odense BK
IK Start 2-5 Ajax
Legia Warsaw 1-1 Austria Magna
Levadia Tallinn 0-1 Newcastle
Liberec 2-0 Crvena Zvezda
Livorno 2-0 FC Superfund
Lokomotiv Moscow 2-1 Zulte-Waregem
Lokomotiv Sofia 2-2 Feyenoord
Maccabi Haifa 1-1 Liteks Lovetch
Marseille 1-0 Mlada Boleslav
Molde 0-0 Rangers
Panathinaikos 1-1 Metallurg Zaporizhzhya
Partizan Belgrade 4-2 FC Groningen
Rapid Bucuresti 1-0 Nacional
Rubin Kazan 0-1 Parma
SCP Ruzomberok 0-1 Club Brugge
SV Red Bull Salzburg 2-2 Blackburn
Schalke 04 1-0 AS Nancy
Slavia Prague 0-1 Tottenham
Standard Liege 0-1 Celta Vigo
Trabzonspor 2-2 Osasuna
Vitoria Setubal 0-3 Heerenveen
West Ham 0-1 Palermo
Wisla Krakow 0-1 Iraklis
- Mais tarde volto com os jogos dos grupos de E a H da Copa dos Campeões da Uefa.

sexta-feira, setembro 01, 2006

O mercado europeu se inflama na última semana de negociações

- A janela de transferências do futebol europeu foi fechada ontem e clubes de todo o continente correram atrás de reforços importantes para a atual temporada. Confira as principais movimentações, que envolvem também vários clubes brasileiros.
- Na Inglaterra, Chelsea e Arsenal trocaram os jogadores Gallas e Ashley Cole entre si, como já era previsto há algumas semanas. No acordo o Arsenal ainda receberá 5 milhões de libras do rival londrino. O Arsenal também trocou o atacante espanhol Reyes por Júlio Baptista do Real Madrid. Agora, Baptista (foto) fará companhia ao também brasileiro Gilberto Silva, que está no clube há 4 temporadas. Ainda na Inglaterra, sobretudo em Londres, o West Ham contratou de forma inesperada e no mínimo desconfiável os argentinos Mascherano e Tévez do Corinthians. Vários jornais ingleses falaram sobre estas estranhas movimentações entre os dois clubes, destacando a crise vivida entra a diretoria do clube brasileiro e a MSI, representada no Brasil pelo iraniano Kia Joorabchian. Kia foi criado na Inglaterra e ao que tudo indica ele parece estar buscando novos ares na Europa, depois da experiência econômica no Brasil, que ainda desperta olhos investigativos por parte da FIFA. Os jogadores serão apresentados na próxima semanano novo clube. O Corinthians, depois da perda de seus dois principais astros, se reforçou com três jogadores, todos repatriados do velho continente: César da Internazionale, Magrão do Yokohama Marinos - JAP e Amoroso do Milan. O Middlesbrough reforçou seu sistema defensivo e contratou os zagueiros Huth, que estava no Chelsea, por 8,7 milhões de euros e Woodgate do Real Madrid por empréstimo de um ano. O Aston Villa contratou o jogador Petrov do Celtic que por sua vez se reforçou com o dinamarquês Gravesen do Real Madrid. O jogador, ao que tudo indica, saiu do clube espanhol devido a inadaptação com o técnico Fabio Capello. O Liverpool recicla o seu elenco e cedeu o jogador francês Sinama-Pongolle ao Recreativo Huelva da Espanha. O Portsmouth contratou o atacante Andy Cole do Manchester City, tentando reforçar o setor ofensivo. O ex-jogador irlandês Roy Keane, que defendeu por mais de treze anos o Manchester United, assumiu o Sunderland nesta semana e tem o desafio de tentar levar o clube de volta a Premier League, depois do rebaixamento na última temporada, quando o clube ficou na última colocação. Mas ele nãp estará sozinho neste desafio. O atacante trinitino Yorke saiu do Sidney da Austrália e vai defender o clube inglês por duas temporadas. Yorke e Roy Keane já jogaram juntos no Manchester United e lá fizeram parte de um time espetacular, que faturou praticamente tudo no fim da década de 90.
- Na Espanha, o Bétis se reforçou como nunca para a atual temporada, principalmente com jogadores brasileiros. O clube, depois da venda do craque Ricardo Oliveira para o Milan, contratou dois campeões continentais do Internacional. Jorge Wagner e Rafael Sóbis (foto) são os novos reforços do clube, que ainda contratou o atacante Alecsandro do Cruzeiro, mas acabou emprestando o jogador ao Sporting de Lisboa. O atacante do São Paulo Diego Tardelli, que havia atuado pelo Bétis na última temporada e atualmente estava no São Caetano por empréstimo, foi emprestado ao PSV da Holanda. Ainda no Bétis, o clube anunciou a contratação do atacante Odonkor do Borussia Dortmund por cinco temporadas. O Barcelona vendeu o jogador holandês Van Bommel ao Bayern de Munique, que tenta achar uma nova referência no meio-de-campo depois da perda de Ballack. O Villareal vendeu o jogador argentino Sorín ao Hamburgo da Alemanha, que se ajusta para a disputa da Liga dos Campeões. O volante português Maniche saiu do Dinamo e rumou para o Atlético de Madrid enquanto Ibagaza saiu do clube da capital para defender as cores do Mallorca, também da Espanha.
- A Inter de Milão se reforça ainda mais para a atual temporada e contratou um bom jogador de meio-campo nesta sexta-feira. Mariano González, que defendeu o Palermo nas duas últimas temporadas, irá aumentar o grande número de argentinos no clube além de ser uma opção para o técnico Mancini. O atacante Vieri, que atuava pela Sampdoria até o final de julho, foi contratado pelo modesto Atalanta da Itália (o jogador já jogou pelo Atalanta na temporada 1995/1996). Depois da saída da Inter de Milão há duas temporadas o jogador não conseguiu se acertar em nenhum dos três clubes em que atuou: Milan, Monaco e Sampdoria, devido a uma série de contusões e a proximidade do fim da carreira - o jogador tem 33 anos. O jogador chegou a ser cotado pelo técnico Marcelo Lippi para ir ao mundial da Alemanha pela Itália, mas devido a uma contusão, não pôde participar da conquista do tetracampeonato. O Torino, agora na série A, pegou por empréstimo o jogador italiano Fiore do Valencia. Na temporada 2004/2005, o jogador fez parte da empreitada não muito bem-sucedida do então técnico italiano do Valencia, Claudio Ranieri, que também levou para o clube o atacante Corradi (atua no Parma desde a última temporada). Fiore fora emprestado a Fiorentina na temporada passada e fez um bom campeonato o que valeu ao clube italiano o interesse em comprar o jogador, mas devido ao envolvimento nos escândalos recentes a negociação foi vetada.
- Por este ano é só e os clubes europeus só poderão fazer novas contratações na janela de meio de temporada, em janeiro de 2007.