Google

sexta-feira, setembro 01, 2006

O mercado europeu se inflama na última semana de negociações

- A janela de transferências do futebol europeu foi fechada ontem e clubes de todo o continente correram atrás de reforços importantes para a atual temporada. Confira as principais movimentações, que envolvem também vários clubes brasileiros.
- Na Inglaterra, Chelsea e Arsenal trocaram os jogadores Gallas e Ashley Cole entre si, como já era previsto há algumas semanas. No acordo o Arsenal ainda receberá 5 milhões de libras do rival londrino. O Arsenal também trocou o atacante espanhol Reyes por Júlio Baptista do Real Madrid. Agora, Baptista (foto) fará companhia ao também brasileiro Gilberto Silva, que está no clube há 4 temporadas. Ainda na Inglaterra, sobretudo em Londres, o West Ham contratou de forma inesperada e no mínimo desconfiável os argentinos Mascherano e Tévez do Corinthians. Vários jornais ingleses falaram sobre estas estranhas movimentações entre os dois clubes, destacando a crise vivida entra a diretoria do clube brasileiro e a MSI, representada no Brasil pelo iraniano Kia Joorabchian. Kia foi criado na Inglaterra e ao que tudo indica ele parece estar buscando novos ares na Europa, depois da experiência econômica no Brasil, que ainda desperta olhos investigativos por parte da FIFA. Os jogadores serão apresentados na próxima semanano novo clube. O Corinthians, depois da perda de seus dois principais astros, se reforçou com três jogadores, todos repatriados do velho continente: César da Internazionale, Magrão do Yokohama Marinos - JAP e Amoroso do Milan. O Middlesbrough reforçou seu sistema defensivo e contratou os zagueiros Huth, que estava no Chelsea, por 8,7 milhões de euros e Woodgate do Real Madrid por empréstimo de um ano. O Aston Villa contratou o jogador Petrov do Celtic que por sua vez se reforçou com o dinamarquês Gravesen do Real Madrid. O jogador, ao que tudo indica, saiu do clube espanhol devido a inadaptação com o técnico Fabio Capello. O Liverpool recicla o seu elenco e cedeu o jogador francês Sinama-Pongolle ao Recreativo Huelva da Espanha. O Portsmouth contratou o atacante Andy Cole do Manchester City, tentando reforçar o setor ofensivo. O ex-jogador irlandês Roy Keane, que defendeu por mais de treze anos o Manchester United, assumiu o Sunderland nesta semana e tem o desafio de tentar levar o clube de volta a Premier League, depois do rebaixamento na última temporada, quando o clube ficou na última colocação. Mas ele nãp estará sozinho neste desafio. O atacante trinitino Yorke saiu do Sidney da Austrália e vai defender o clube inglês por duas temporadas. Yorke e Roy Keane já jogaram juntos no Manchester United e lá fizeram parte de um time espetacular, que faturou praticamente tudo no fim da década de 90.
- Na Espanha, o Bétis se reforçou como nunca para a atual temporada, principalmente com jogadores brasileiros. O clube, depois da venda do craque Ricardo Oliveira para o Milan, contratou dois campeões continentais do Internacional. Jorge Wagner e Rafael Sóbis (foto) são os novos reforços do clube, que ainda contratou o atacante Alecsandro do Cruzeiro, mas acabou emprestando o jogador ao Sporting de Lisboa. O atacante do São Paulo Diego Tardelli, que havia atuado pelo Bétis na última temporada e atualmente estava no São Caetano por empréstimo, foi emprestado ao PSV da Holanda. Ainda no Bétis, o clube anunciou a contratação do atacante Odonkor do Borussia Dortmund por cinco temporadas. O Barcelona vendeu o jogador holandês Van Bommel ao Bayern de Munique, que tenta achar uma nova referência no meio-de-campo depois da perda de Ballack. O Villareal vendeu o jogador argentino Sorín ao Hamburgo da Alemanha, que se ajusta para a disputa da Liga dos Campeões. O volante português Maniche saiu do Dinamo e rumou para o Atlético de Madrid enquanto Ibagaza saiu do clube da capital para defender as cores do Mallorca, também da Espanha.
- A Inter de Milão se reforça ainda mais para a atual temporada e contratou um bom jogador de meio-campo nesta sexta-feira. Mariano González, que defendeu o Palermo nas duas últimas temporadas, irá aumentar o grande número de argentinos no clube além de ser uma opção para o técnico Mancini. O atacante Vieri, que atuava pela Sampdoria até o final de julho, foi contratado pelo modesto Atalanta da Itália (o jogador já jogou pelo Atalanta na temporada 1995/1996). Depois da saída da Inter de Milão há duas temporadas o jogador não conseguiu se acertar em nenhum dos três clubes em que atuou: Milan, Monaco e Sampdoria, devido a uma série de contusões e a proximidade do fim da carreira - o jogador tem 33 anos. O jogador chegou a ser cotado pelo técnico Marcelo Lippi para ir ao mundial da Alemanha pela Itália, mas devido a uma contusão, não pôde participar da conquista do tetracampeonato. O Torino, agora na série A, pegou por empréstimo o jogador italiano Fiore do Valencia. Na temporada 2004/2005, o jogador fez parte da empreitada não muito bem-sucedida do então técnico italiano do Valencia, Claudio Ranieri, que também levou para o clube o atacante Corradi (atua no Parma desde a última temporada). Fiore fora emprestado a Fiorentina na temporada passada e fez um bom campeonato o que valeu ao clube italiano o interesse em comprar o jogador, mas devido ao envolvimento nos escândalos recentes a negociação foi vetada.
- Por este ano é só e os clubes europeus só poderão fazer novas contratações na janela de meio de temporada, em janeiro de 2007.

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Muito bacana teu blog. Vou vsitar sempre pra ficar por dentro do futebol europeu.
Continue passando pelo meu também!
Abs,
Evandro Duarte.

3/9/06 11:47  

Postar um comentário

<< Home