Roma vence e continua na ponta
- A Roma venceu a Reggina, neste domingo, por 2 a 0 e continua líder da Serie A, agora com 9 pontos ganhos em três rodadas disputadas. A Internazionale, atual bicampeã italiana, aparece em segundo com 7. Napoli e Juventus completam as quatro primeiras posições com 6 pontos cada. Milan e Fiorentina também possuem a mesma pontuação, 5 pontos, e figuram logo atrás.
Com cara de líder
- A Roma jogou fora de casa contra a Reggina e não teve muitas dificuldades em sair da região da Calabria com a vitória. Os gols da vitória que mantiveram a equipe com 100% de aproveitamento saíram na segunda etapa. Aos 8, Totti cobrou falta da intermediária e Juan, livre na grande área, marcou o seu primeiro gol com a camisa do novo clube - ele foi vendido pelo Bayer Leverkusen à Roma por 6,3 mi de euros (na foto abaixo, ele comemora com Perrotta: AP) . A três minutos do fim, a Roma ampliou, com um gol que também teve participação brasileira. Cicinho cruzou rasteiro da direita, Aquilani inteligentemente deixou passar e Totti concluiu no canto esquerdo do gol.
A fórmula do sucesso
- O revolucionário esquema 4-2-3-1 usado pelo técnico Luciano Spalletti, que privilegia o meio-campo e deixa Totti isolado no ataque, tem se mostrado bastante eficiente. O meio-campo da Roma, apesar de muito povoado, é composto por jogadores leves e de muita movimentação.
- Os volantes De Rossi e Aquilani não ficam presos em suas posições e aparecem com frequência no ataque. Ambos costumam marcar gols em chutes de longa distância. Nas alas, Taddei e Giuly, que por enquanto é titular com a ausência de Mancini, machucado, formam a espinha dorsal da parte ofensiva da equipe. É pelos lados do campo onde a Roma cria as principais jogadas de gol. Com Cicinho no elenco, a equipe ganha ainda mais força neste setor. Na posição central, aparece Perrotta, talvez o menos habilidoso entre os meio-campistas. Taticamente, porém, ele executa uma função muito importante. Com muito vigor físico e resistência, Perrotta é um jogador que marca muito bem, abrindo espaço para a chegada dos volantes. Sozinho no ataque, mas não isolado, aparece Totti. O craque, capitão e jogador-símbolo da Roma é a peça mais importante do esquema de Spalletti. Não possui essa fama apenas pelos gols, que foram 26 na última temporada da Serie A, mas pela liderança que exerce dentro de campo.
- A Roma não joga de forma convencional e, por isso, não possui um futebol convencional. O estilo de jogo é muito diferente do apresentado por Milan, Inter e Juventus, equipes que às vezes exageram na cautela e possuem um futebol um pouco pragmático. A briga pelo título promete ser muito interessante, mas, no quesito simpatia e bom futebol, a Roma já é campeã com várias rodadas de antecedência.
2 Comentários:
Realmente a Roma montou um bom time e fez duas ótimas contratações brazucas. Cicinho vai reencontrar seu bom futebol na Itália, e Juan é um baita zagueiro.
Esse bom momento de forma da Roma bem podia acabar quando defrontar o Sporting para a Liga dos Campeões...
Postar um comentário
<< Home