Google

sexta-feira, agosto 03, 2007

Lá vai o Pato

- Como já vi em alguns portais a manchete "Pato à milanesa", decidi colocar algo diferente, também relacionado à ida do agora ex-jogador do Internacional de Porto Alegre para o Milan (na foto abaixo, ele domina a bola em jogo pela Libertadores desse ano: EFE). O jogador já viaja hoje mesmo para a cidade da moda, onde promete inovar, como fez no Inter, agradando a torcedores e fotógrafos, com belos lances e gols. Lá, ele fará parceria com os brasileiros Kaká, Cafu, Dida e seu ídolo Ronaldo. Pato ainda não havia conhecido o Fenômeno e se mostrou ansioso para entrar em campo com o craque. "Tenho a oportunidade de conhecer pessoalmente o Ronaldo e jogar com ele. Fico feliz por tudo estar dando certo na minha vida. E agora vai ser melhor ainda, porque vou jogar com meu ídolo", diz, já como jogador europeu.
- A equipe italiana ganhou a concorrência de Chelsea, Real Madrid e da rival Internazionale e comprou a mais recente revelação do futebol brasileiro: Alexandre Rodrigues da Silva, ou melhor, Alexandre Pato. As cifras chegaram a um total de 22 milhões de euros (56,5 milhões de reais, a terceira maior transferência de um brasileiro para fora do país, atrás de Denílson e Robinho), que cobriram os 20 milhões de multa rescisória cobrada pelo Inter. O clube ficará com o equivalente a 37,5 milhões de reais e o restante do dinheiro ficará com o jogador. Pato, porém, só poderá estrear com a camisa do Milan em janeiro. Como ainda não completou 18 anos, que esperam pelo 2 de setembro, a equipe italiana terá que mantê-lo na espera, já que a janela de transferências fecha antes do aniversário do jogador. Neste espaço de tempo, ele treinará com os profissionais e deve disputar amistosos com a camisa rubro-negra. O Milan até ontem não havia feito nenhuma contratação nesta janela de transferências; estranho para um time que atualmente detém o título europeu. A chegada de Pato prova, aos poucos, que os rossoneri buscam uma renovação do envelhecido elenco que Ancelotti tem à disposição. Não tão rápida como as coisas acontecem para Pato, mas sonolenta como a zaga de "vovôs" das últimas temporadas.

Pato só no apelido
- O jogador do interior do Paraná, mais especificamente da cidade de Pato Branco, a mesma de Rogério Ceni, surgiu para o futebol aos 4 anos de idade. Incentivado por seu pai, Geraldo Rodrigues da Silva, ele começou a jogar futsal no Grêmio Industrial Patobranquense, onde já chamava a atenção pela facilidade para fazer gols. Depois do sucesso no futsal, ele e seu pai rumaram para Porto Alegre, já que Pato havia sido indicado por olheiros do Grêmio para fazer testes no clube. Porém, na época, dezembro de 2001, o Estádio Olímpico não oferecia alojamentos para garotos com a idade de Alexandre, 11 anos. O jeito foi aproveitar a viagem e tentar a sorte no Internacional. E, como sabemos, tudo correu bem para ambos os lados.

Primeiros passos de Pato, nada desajeitados
- No Internacional, a primeira grande aparição foi em dezembro de 2005. Pato ajudou o time juvenil do Inter a vencer os garotos do Grêmio por 3 a 2, no gramado suplementar do Estádio Olímpico. No ano seguinte, ele passou a figurar no elenco do Inter B - time de aspirantes à equipe principal. Disputou a segunda divisão do gaúchão e ainda foi campeão e artilheiro do Brasileirão Sub-20, batendo o Grêmio por 4 a 1 na final. No final do mesmo ano, ele começou a ser reconhecido por toda a massa colorada. Depois de muito sucesso com o "Coloradinho", Pato enfim estreou na equipe principal, no Brasileirão do ano passado.
- O Palmeiras jogaria em casa contra um Inter que queria adquirir ritmo e motivação para a disputa do mundial. A equipe do Palestra ainda corria risco de cair (de novo) para a segunda divisão. Pato iniciou a partida pela primeira vez entre os titulares e deixou a sua marca, ou melhor, o seu primeiro gol como profissional, logo no primeiro minuto de partida. O jogo terminou 4 a 1 para o Colorado, com mais duas assistências para gol do "gurizão". Semanas depois, o menino de ouro do então técnico Abel Braga ajudaria o Inter a conquistar o Campeonato Mundial de Clubes no Japão. Campeão mundial com apenas 17 anos, Pato começou a ser requisitado para as seleções brasileiras de base. Foi campeão Sul-americano, mas fracassou no mundial, disputado no mês passado no Canadá (na foto acima, ele comemora gol com a amarelinha contra a Coréia no mundial: futeboltotal.com). Com a camisa do Inter, teve uma carreira meteórica. Vinte e sete jogos e doze gols. No currículo: um Mundial de Clubes e a Recopa Sul-americana. Em Milão, Pato certamente conquistará a confiança dos torcedores e será um jogador muito vitorioso, como provou Kaká. Uma pena, principalmente para o Inter, que um craque como esse desfile por tão pouco tempo em nossos gramados.
- Os milanistas à esta altura já devem cantar: "Lá vem o pato, Pata aqui, Pata acolá; Lá vem o Pato, para ver o que é que há". A diferença da história do Alexandre Pato do futebol para a do pato da música infantil de Vinícius de Moraes é que o "gurizão", ex - Inter, não tem nada de pateta e com certeza não acabará numa panela. A não ser que essa panela se chame Estádio Sansiro. E, para cair lá, ser pateta só atrapalha. Ainda bem que Pato demonstrou isso com um futebol de deixar os zagueiros, esses sim, com cara de pateta.

2 Comentários:

Blogger Bruno Pinto disse...

Vamos lá ver o que faz este jovem talentoso num clube de ponta como o Milan. Nos primeiros tempos, penso que não vai ser nada fácil, não só porque a concorrência será mutio apertada, mas também pela dificuldade da liga italiana. Mas Pato é ainda muito novo e tem mais do que tempo para evoluir e começar a ganhar algum espaço.

4/8/07 18:18  
Blogger Gerson Sicca disse...

Mais um que se foi. Triste notícia para o futebol brasileiro. Aqui quase não foi possível ver o projeto de craque.

5/8/07 00:49  

Postar um comentário

<< Home