Google

segunda-feira, julho 09, 2007

Problema de visão termina carreira de jogador inglês

- O atacante inglês Chris Sutton, que defendia as cores do Aston Villa, encerrou sua carreira na última quinta-feira, devido à uma antiga complicação no olho, que deixou sua visão embaçada. Ele foi acometido pelo problema ainda em dezembro do ano passado, em um jogo da Premier League contra o Manchester United. A pancada sofrida na cabeça, que acabou comprometendo a sua visão, foi tão grave, que Sutton foi afastado pelo resto da temporada pelo técnico Martin O'Neill.
- O agente do atacante, Tony McGill, declarou que se o jogador tivesse condições de recuperação, "ficaria por mais um ano no Aston Villa". Mas, segundo ele, Sutton "levou em consideração os efeitos futuros da lesão" e preferiu encerrar uma carreira de muito sucesso na Grã-Bretanha aos 34 anos de idade.
- Chris Sutton começou sua carreira no Norwich, no ano de 1991 e jogava como defensor (foto acima: Eastern Daily Press). O técnico Dave Stringer decidiu escalar Sutton como atacante, transformando-o em um grande goleador. Na temporada 1992-1993, ano de inauguração da Premier League, ele ajudou o Norwich a terminar na terceira colocação da liga. No ano seguinte, a equipe amarela disputou pela primeira vez a Copa da Uefa e conseguiu um feito até hoje não igualado. O Norwich é, até hoje, a única equipe inglesa a bater o Bayern de Munique no Estádio Olímpico - casa dos bávaros até a temporada 2005-2006. No fim da temporada 1993-1994, Sutton foi vendido ao Blackburn por 5 milhões de libras, valor recorde na época. E foi no time de Lancashire onde o atacante viveu o melhor momento de sua carreira.
- Logo na temporada de estréia ele formou uma bela dupla de ataque ao lado do lendário Alan Shearer, o maior goleador da história da Premier League, e ajudou o Blackburn a conquistar a liga inglesa, acabando com um seca de títulos que durou 81 anos (foto abaixo, Shearer e Sutton: BBC). Na temporada 1997-1998, ele dividiu a artilharia da liga com Michael Owen e Dion Dublin, provando ser mesmo o goleador que Dave Stringer havia almejado nos tempos de Norwich. Porém, quatro anos após o título, a equipe foi rebaixada e Sutton deixou o Ewood Park, depois de ser atormentado por uma série de contusões. O Blackburn, até hoje, é a única equipe campeã da Premier League a cair para a segunda divisão. O Chelsea adquiriu o já experiente atacante por 10 milhões de libras, mas Sutton faria apenas um gol em 28 partidas pelos blues. O mau desempenho também lhe tirou boas chances de atuar pela seleção inglesa. Ele participou apenas de uma partida, um amistoso contra Camarões, no ano de 1997, em que atuou por apenas 11 minutos, na vitória de 2 a 0 dos britânicos. Ele reencontraria o bom futebol em outro país, não muito distante da Inglaterra.
- O Celtic adquiriu Sutton por 6 milhões de libras e o atacante daria muitas alegrias aos torcedores escoceces por longas e vitoriosas seis temporadas no clube. Chris Sutton formou uma bela dupla de ataque com o sueco Henrik Larsson e foi considerado o melhor jogador do país em 2004, através do prêmio Scottish PFA Players' Player of the Year. Ele saiu da equipe para retornar ao futebol inglês em 2006, tendo conquistado três ligas escocesas, duas copas nacionais e duas copas da liga.
- De volta à Inglaterra, Sutton chegou ao Birmingham por uma transação livre em janeiro de 2006, mas atuou pouco. Contundido, ele defendeu a eq
uipe em apenas 11 oportunidades e marcou um gol. O City foi rebaixado e Sutton mudaria de equipe pela última vez em sua carreira.
- No Aston Villa, ele reencontrou seu antigo treinador do Celtic, Martin O'Neill, porém, um problema de visão o afastou dos gramados pelo resto da última temporada. Na quinta-feira passada, Sutton pôs fim a uma carreira vitoriosa, marcada pela superação e pelos gols importantes que marcou nos clubes em que autou. Nunca foi um primor de habilidade, mas era forte em jogadas aéreas, tinha uma boa visão de jogo e sabia marcar muito b
em, característica remanescente dos tempos em que era zagueiro do Norwich (na foto ao lado, ele segura Paul Scholes, na última partida de sua carreira: BBC). Um legítimo camisa 9, que anda em falta no futebol moderno.
- O cuidado com os olhos na prática de qualquer esporte é essencial, ainda mais no futebol, onde o contato físico é constante. Segundo o médico Emerson Castro, especialista em tratamento e prevenção de lesões oculares e também ex-atleta, a bola de futebol pode causar lesões graves nas pálpebras, globo ocular e na órbita (informações retiradas do Portal da Oftalmologia). Do contato físico também surgem várias contusões graves. O Dr. Castro defende o uso de óculos protetores na prática esportiva e ainda alerta: "A responsabilidade de segurança na prática esportiva cabe ao atleta, ao treinador, ao fabricante do material esportivo e de proteção, ao oftamologista e ao médico do esporte". O caso mais famoso de jogador que faz uso dos óculos é o meia holandês Davids, depois de uma cirurgia de glaucoma. No Brasil, o caso mais conhecido de trauma ocular no futebol é o descolamento de retina de Tostão, lendário goleador do Cruzeiro e da seleção brasileira. O atacante Viola também sofreu uma lesão grave no olho, já há algum tempo. Ele teve uma fratura de órbita.

4 Comentários:

Blogger xKuRt disse...

É uma pena! Legal seu blog cara! Abraço!

http://gatinhasdainternet.blogspot.com

11/7/07 11:36  
Anonymous Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada. If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).

12/7/07 10:44  
Blogger Jeffmanji disse...

É uma pena para o carinha. Mas a vida é assim mesmo. (porque raios isso não acontece com aquele gordo buceta filho da...?)

Valeu, cara! Passa Lá no Arroto e veja o fight Renan Canalhas vs Gabriel - O Pensador.

12/7/07 12:11  
Anonymous Anônimo disse...

caramba, coitado do cara! encerrar uma carreira obrigado deve ser um horror...

12/7/07 13:02  

Postar um comentário

<< Home