Google

segunda-feira, agosto 13, 2007

Campeões das copas triunfam nas Supercopas

- Título um tanto quanto confuso, mas fácil de se entender quando se fala do título da Supercopa. É tradicional na Europa a disputa, sempre antes do início de uma temporada, entre o campeão nacional e o campeão da copa nacional - por aqui, na América do Sul, o modelo também passou a ser usado, em 1988. A maior delas, evidentemente, é a Supercopa da Europa, que reúne o campeão da Liga do Campeões e da Copa da Uefa. No sábado, Sevilla versus Real Madrid e Sporting versus Porto protagonizaram as primeiras disputas por títulos, na Espanha e em Portugal.
Luis deixou um
- Me recordo de uma partida do Luis Fabiano na fase de grupos da Libertadores da América de 2004. O tricolor paulista havia sofrido para vencer a LDU, do Equador, em pleno Morumbi. Com a presença de Cicinho, Grafite e Diego Tardelli e do técnico Cuca, que seria expulso da partida, o São Paulo só conseguiu o gol da vitória aos 29 do segundo tempo. Luis Fabiano, ao terminar a partida, fez uma observação interessante aos jornalistas sobre o gol da vitória, marcado por ele. As iniciais de LDU são as mesmas da frase "Luis deixou um", dita por ele no fim do jogo. No sábado, diante do Real Madrid, agora jogando pelo Sevilla, ele deve ter relembrado da mesma curiosa frase de três anos atrás.
- O Sevilla, atuando em seu estádio, o Sánchez Pizjuán, começou melhor a partida. Logo nos primeiros minutos, Luis Fabiano recebeu em profundidade mas parou no goleiro Casillas. Os merengues eram tímidos na partida. Tímidos como o estreante Bernd Schuster, que substitui Fabio Capello no comando técnico da equipe. Jogando melhor, com um meio-campo muito mais organizado, o Sevilla abriu o placar aos 28. No minuto anterior, o meia Duda recebeu um belo passe do brasileiro Renato, e, em seguida, foi derrubado na grande área por Sergio Ramos. Luis Fabiano foi para a cobrança e bateu muito bem, sem chance alguma para Casillas (na foto acima, ele comemora o gol da vitória: Reuters). Depois do gol, o Real Madrid até tentou chegar ao gol de Palop, sem sucesso. Na segunda etapa, os merengues voltaram mais dispostos a buscar o empate e levar um bom resultado para a próxima partida, no dia 19. Sem Nistelrooy, machucado e artilheiro da equipe na última temporada com 25 gols, as coisas ficaram difíceis para o ataque do Real. Robinho até que tentou. Saviola também, até por meios ilegais, tentando forçar a marcação de um pênalti. O placar ficou mesmo no 1 a 0 para o Sevilla, que não tem muito o que comemorar. A equipe bem que poderia ter vencido por um placar maior, até pelas boas chances de gol criadas na primeira etapa. Bernd Schuster tentará achar o esquema ideal para o Real Madrid, que jogou muito mal em Sevilla. Na pré-temporada, o clube fez seis partidas. Venceu a metade delas e perdeu a outra metade, sendo duas finais. Schuster também perdeu a final da Copa do Rei da última temporada, quando dirigia o Getafe, exatamente para o Sevilla. Os torcedores esperam um desfecho diferente no Santiago Bernabéu.
Sorte de estreante
- O russo Marat Izmailov, ex-Lokomotiv, certamente não esperava uma estréia tão boa na equipe do Sporting de Lisboa. Logo em sua primeira aparição oficial, na Supercopa de Portugal ou Supertaça Cândido de Oliveira, como os portugueses a chamam, ele marcou o gol do título do clube de Lisboa sobre o rival Porto. O meia, há algum tempo atrás, era considerado a grande promessa do futebol russo e fez parte da última Copa do Mundo disputada por seu país, em 2002, no mundial Coréia/Japão. Mas as constantes contusões atrapalharam a carreira do jogador. No sábado, ele provou que pode reencontrar o bom futebol muito longe de sua terra natal, Moscou. Ele joga ao lado dos atacantes brasileiros Derlei, que fez parte da campanha vitoriosa do Porto na Liga dos Campeões em 2004, e Liédson; e do zagueiro Anderson Polga, ex-Grêmio.
- O Porto entrou em campo com uma equipe bastante modificada, mas ainda assim deu trabalho ao Sporting. Apostando na criatividade de Quaresma, os atuais campeões portugueses levaram perigo ao gol adversário. O Sporting, por sua vez, tentou furar o bloqueio adversário na segunda etapa com a boa movimentação dos atacantes, especialmente Derlei. Não foi suficiente. Para a sorte do time de Lisboa Izmailov estava em campo para arriscar de fora da área e tirar o 0 do placar (na foto acima, a equipe comemora o título: Reuters). O Sporting conquistou a sexta Supercopa de sua história, ainda longe das 15 conquistas dos rivais. Ainda é cedo para arriscar qualquer prognóstico, mas pode ser um início de equilíbrio de forças no futebol de Portugal. Tudo depende do comportamento das outras equipes de grande porte do país, como Benfica e o próprio Sporting. Do Sporting Braga também espera-se uma boa participação na liga nacional.

3 Comentários:

Blogger André Augusto disse...

Realmente, as Copas Européias dão uma turbinada no início de temporada e mostram como andam os times.
O Sevilla fez uma partidaça...

Abraço!

13/8/07 22:40  
Blogger Bruno Pinto disse...

O jogo Sevilha-Real Madrid não vi mas parece que o Pepe começa a convencer os mais cépticos. Sei da categoria deste jogador, ex-FC Porto, em breve se transformará no patrão da defesa 'merengue'.
Quanto ao jogo que mais me interessa, o Sporting-FC Porto, foi um jogo um tanto fraco, equilibrado, embora com ligeiro ascendente do FC Porto. Valeu pelo grande golo de Izmailov. Há ainda a referir três razões para a derrota portista:
1. falta de ambição de Jesualdo Ferreira, técnico do FC Porto, que colocou três médios-defensivos no meio-campo.
2. falta de sorte, materializada em duas bolas no poste, de quaresma e Kazmierczak.
3. erro do árbitro Bruno Paixão que, ao não assinalar um penalty indiscutível por mão de Tonel na área, prejudicou o FC Porto e influenciou directamente o resultado.
Foi pena...

Abraço

13/8/07 23:08  
Blogger Gerson Sicca disse...

Vamos ver como o Porto vai se comportar depois de tantas mudanças.

14/8/07 20:20  

Postar um comentário

<< Home