Google

segunda-feira, agosto 06, 2007

La fête a commencé (pour Lyon)

- Entendeu o título acima? Não se preocupe com a tradução. Nem é preciso entender francês para saber que quem fará a festa por lá será o Lyon - A festa começou (para o Lyon), título em português. O campeonato francês, oficialmente chamado de Ligue 1 Orange - o segundo nome é de uma empresa de comunicação - teve início no último fim de semana, e novamente, promete ser muito bom para a equipe de Juninho e cia, pela sétima vez consecutiva. Mesmo com a saída de importantes jogadores como Malouda, o melhor da liga local na última temporada, comprado pelo Chelsea, Abidal, que foi para o Barcelona, Diarra, zagueiro negociado com o Bordeaux, Caçapa, o venerado zagueiro brasileiro por lá, que foi liberado, e Tiago, volante português, o time ainda está à frente das outras 19 equipes que disputam a atual temporada. E o Lyon provou isso não fazendo feio na estréia.

Pouco glamour
- Depois da conquista da Supercopa da França, há alguns dias atrás, na vitória de 2 a 1 sobre o Sochaux, o gol da vitória foi marcado pelo zagueiro brasileiro Cris, o Lyon jogou em casa diante do Auxerre e não decepcionou a sua torcida, vencendo por 2 a 0. O atacante tcheco Milan Baros abriu o placar aos 33 minutos, depois de receber na grande área e tocar na saída do goleiro. Benzema, herdeiro da camisa 10 de Malouda, fechou a conta no segundo tempo, acertando um violento chute de fora da área (Benzema em ação na foto abaixo: Reuters). A equipe de Alain Perrin, que veio do Sochaux para dirigir a equipe nesta temporada, porém, ainda não lidera a competição. O Nancy, que também venceu por 2 a 0, e a equipe do Vallenciennes, que bateu o Tolouse por 3 a 1 e terminou a última temporada no limite da zona de rebaixamento, na 17ª posição, estão à frente dos atuais hexacampeões da liga. Logo atrás, aparecem, também com três pontos, Caen, Bordeaux e Le Mans. O Caen venceu o Nice por 1 a 0, mesmo placar da vitória do Le Mans sobre o Metz. O Bordeaux também venceu por 1 a 0 a equipe do Lens (na foto acima, Wendel, ex-Santos, tenta o domínio da bola: AFP). O (quase) sempre ineficiente Paris Saint German apenas empatou em casa com o o Sochaux, enquanto o Monaco também não saiu do 1 a 1 diante do Saint-Ettiene. A equipe do Lille, que caiu nas oitavas-de-final da última Liga dos Campeões e terminou apenas na décima posição da liga francesa, também começou mal a temporada atual, empatando com o Lorient por 0 a 0. Quem também não saiu do 0 a 0 foram as equipes do Strasbourg e do Marseille. Se as coisas continuarem assim na próxima rodada, com Monaco, Tolouse e companhia tropeçando, o heptacampeonato virá para o Lyon com muita tranquilidade. Resta esperar que as outras equipes provem o contrário e deixem a competição muita mais interessante de se assistir. Se servir de consolo (e de esperança) para o resto da França, o bom goleiro Coupét, do Lyon, ficará afastado dos gramados por 4 meses por uma série de complicações no joelho esquerdo. Bom, se o Lyon tivesse apenas um goleiro eu até acreditaria nas outras equipes...

5 Comentários:

Blogger Antonoly Maia disse...

Muito interessante seu blog amigo, me amarro em futebol!!

6/8/07 22:20  
Blogger Ricky_cord disse...

Mesmo com a saída do Malouda, Abidal e Tiago também acredito que o Lyon vai continuar a dominar em França, mas deste modo nunca vai conseguir chegar muito longe na Liga dos Campeões. E já agora, parabéns pelo Blog.

7/8/07 14:56  
Blogger Ricky_cord disse...

Oi Felipe, já adicionei o teu blog à minha lista de links. Abraço

8/8/07 10:47  
Blogger Bruno Pinto disse...

O mais certo é o Lyon continuar o seu domínio avassalador no futebol francês. No entanto, concordo com o Ricky, na Chamipons não deve ir muito longe, face à perda de três dos seus melhores jogadores.
Felipe, para quando uma postagem sobre o futebol português?

Abraço

8/8/07 19:01  
Blogger Gerson Sicca disse...

O Lyon reina no futebol francês pq tem um bom time, mas principalmente pq o nível do campeonato está muito baixo. No ano passado tinha jogo q não dava pra ver.
Abraço

10/8/07 11:19  

Postar um comentário

<< Home