Google

domingo, agosto 19, 2007

É Golo!

- Começou, novamente, a batalha pelo título do Campeonato Português, que ficou nas mãos do Porto nas últimas duas temporadas. Nesta edição, Benfica e Sporting prometem um campeonato mais disputado e movimentado. O Sporting provou que sim, mas o Benfica, que fez contratações modestas e ainda perdeu peças importantes, apenas empatou na estréia. O Porto também venceu e mostra que pode manter a hegemonia no campeonato nacional.

Ensinando futebol aos universitários
- O Sporting jogou em casa, no estádio José Alvalade, contra a equipe da Acadêmica de Coimbra, famosa, claro, pela charmosa e conceituada universidade da cidade. Mas, em matéria de futebol, a equipe de Lisboa mostrou muito mais conhecimento do que os adversários de Coimbra. No início do jogo, a equipe visitante até esboçou levar jeito para a coisa, mas o Sporting logo respondeu balançando as redes. Alguns minutos depois da chance incrível perdida por Liédson, na frente do goleiro, Derlei abriu o placar do jogo e do campeonato, já que a partida foi a primeira da rodada, na sexta-feira. Liédson deixou dele no fim do primeiro tempo, de cabeça. Tonel marcou o terceiro do Sporting aos 23 da etapa final. Depois da bola alçada na área, ele mesmo se enrolou com a bola, mas ainda conseguiu mandar para o gol. O zagueiro que estava sobre a linha, desatento, deixou a bola passar. A Acadêmica descontou a 7 minutos do fim, com Gyano. Ele completou o cruzamento que veio da direita mandando entre as pernas do goleiro Stojkovic, que tem a difícil de missão de substituir o lendário Ricardo, agora jogador do Real Bétis. João Moutinho ainda teve tempo de fazer o quarto, de pênalti. O jogador, com a saída de Nani para o Manchester United, assume a responsabilidade de principal articulador da equipe de Lisboa (na foto acima, Moutinho comemora seu gol na estréia: www.uefa.com). A torcida espera que ele seja capaz de fazer o que Nani e Cristiano Ronaldo, ambos do Manchester, não conseguiram fazer no passado recente: dar novamente a taça de campeão português ao Sporting, coisa que não acontece desde a temporada 2001/2002. Quem fará companhia a Moutinho nessa missão será o brasileiro Celsinho. Revelado pela Portuguesa, ele teve seus direitos divididos entre o seu antigo clube, o Lokomotiv Moscou, e o Sporting, pelo qual atuará por cinco temporadas. O clube português ganhou a concorrência do Corinthians, que também tinha interesse no meia. E na próxima rodada, a ser realizada por completo no domingo, já tem clássico entre Sporting e Porto, no Estádio do Dragão, casa do portistas.

O soberbo Quaresma
- Mesmo quando Anderson era jogador do Porto, ele se sobressaía com um espírito de liderança no meio-campo do clube, sempre com um futebol de muita habilidade, velocidade e competência. O Porto de hoje é diferente. Sem o meia brasileiro e o também brasileiro Pepe, zagueiro comprado pelo Real Madrid por 28 milhões de euros, e Vitor Baia, que (enfim) aposentou-se, a equipe de Jesualdo Ferreira ficou, visivelmente, mais fraca. Mas Quaresma, com seus dois espetaculares gols de falta contra o Sporting Braga, se apresentou como novo líder da equipe. Ele fez o primeiro na primeira etapa com um disparo violento de longa distância (foto ao lado: www.fcporto.pt). O Braga, atuando em casa, no exótico Estádio Municipal de Braga, que é rodeado pela pedreira de Monte Castro, empatou na segunda etapa, com um gol de João Pinto, aquele mesmo que disputou a Copa do Mundo de 2002 pela seleção portuguesa e saiu da Ásia com uma suspensão de seis meses por ter agredido o juiz argentino Ángel Sánchez. Depois daquele incidente, ele nunca mais foi o mesmo jogador. Entrou em decadência, não conseguiu se firmar mais em nenhum clube e nunca mais vestiu a camisa de Portugal. Mas, ontem, ele deixou a sua marca contra o Porto. Uma pena (para ele e para o Braga) que na equipe visitante estava Quaresma. A 7 minutos do fim, ele cobrou com muita competência e força a falta do lado esquerdo do ataque do Porto, dando ao clube a primeira vitória no campeonato. Quaresma foi perfeito. E ele terá que jogar perto disto para, sozinho e isolado no ataque, manter o Porto no caminho das vitórias. Isso se, na defesa, Lucho e Cia fizerem o dever de casa direitinho. Na segunda rodada, o desafio é contra o rival Sporting.

No apagar das luzes
- O Benfica viajou até o Distrito de Porto para enfrentar a recém promovida equipe de Leixões, que representa a cidade de Matosinhos. O placar da partida só foi inaugurado no final do jogo. Petit aproveitou o desvio do escanteio e colocou o Benfica à frente no placar, aos 44 minutos. Porém, o time de Leixões não desistiu e chegou ao empate nos acréscimos da partida. Nwoko teve duas oportunidades de finalizar e não desperdiçou a segunda, levando os torcedores à loucura no Estádio do Mar. Começo nada animador do Benfica, que realmente não mereceu sair do estádio Bessa com a vitória (na foto abaixo, Rui Costa disputa o controle da bola: EFE).
- A equipe perdeu jogadores importantes, como Karagounis, que saiu por problemas pessoais e vai defender o Panathinaikos, Manuel Fernandes, apoiador que não acertou sua volta a Portugal e permanece no futebol inglês, no time do Everton, além de Simão, vendido ao Atlético de Madrid por 20 mi de euros, e Miccoli, de volta à Itália para jogar pelo Palermo. O objetivo da diretoria é reformular o clube, trazendo jogadores que despontam como candidatos a craques em seus países. Freddy Adu, o ganês naturalizado americano e Di Maria, argentino que disputou o último Mundial Sub-20, são uma mostra da nova política de contratações do Benfica, que se iludiu com o título de 2005 e passou a apostar em jogadores com bagagem internacional. Estratégia que não deu certo nas duas últimas temporadas. Na segunda rodada, o Benfica recebe o Vitória de Guimarães no Estádio da Luz.

Outros resultados: Nacional da Madeira 0x0 Estrela Amadora, Marítimo 3x1 Paços de Ferreira, Vitória de Guimarães 1x1 Vitória de Setúbal e Leiria 0x0 Boavista. Hoje, Naval 1° de Maio x Belenenses completam a rodada de abertura do Campeonato Português (Bwin Liga).

Jogos da segunda rodada: Todos serão realizados no dia 26/08, domingo. Vitória de Setúbal x Nacional da Madeira, Paços de Ferreira x Leixões, Boavista x Marítimo, Estrela Amadora x Naval 1° de Maio, Beleneneses x Sporting Braga, Porto x Sporting, Benfica x Vitória de Guimarães e Acadêmica de Coimbra x Leiria.

4 Comentários:

Blogger Bruno Pinto disse...

Boa análise da primeira jornada da Liga Portuguesa. Quaresma foi a grande figura, com dois golos, continuando a mostrar que é claramente o melhor jogador a actuar em Portugal. É um autêntico génio!
De resto, refira-se que o técnico Fernando Santos foi despedido do Benfica, sendo substituído por José António Camacho, numa decisão em que o presidente encarnado sacode a água do capote e não assume as suas próprias responsabilidades.
Complementando ainda, diga-se que no último jogo da ronda Naval e Belenenses empataram 1 - 1, golos de Fernando e Paulão.

Abraço.

21/8/07 09:33  
Anonymous Anônimo disse...

Bom apontamento este que fizeste da Liga Portuguesa, FELIPE. Só acho que Stojkovic, se defender o que sabe, não terá grandes dificuldades em substituir bem o Ricardo. Que de 'lendário' não tem muito.

Tens aqui um excelente blog.

Continuação de bom trabalho,

DA ROCHA
www.livreindirecto.net

21/8/07 21:56  
Blogger Gerson Sicca disse...

O Quaresma já jogou muito o ano passado, e esse ano deve ser o grande jogador do futebol português. O cara joga muito.

22/8/07 12:04  
Blogger André Augusto disse...

O Quaresma vai ser o cara do Campeonato!

23/8/07 11:48  

Postar um comentário

<< Home