Google

quarta-feira, agosto 22, 2007

Wembley, a segunda casa da Alemanha

- Nesta quarta-feira abarrotada de jogos, amistosos e das eliminatórias para a Eurocopa 2008, um confronto, dentre todos, chama a atenção pelo nível das seleções: Inglaterra e Alemanha. O clássico europeu, que para mim só fica atrás no quesito rivalidade para Alemanha e Itália, foi jogado no reformado e ainda belo estádio Wembley, onde o Brasil empatou com a seleção anfitriã no começo de junho, na reabertura oficial do estádio, depois de longos e conturbados seis anos de reformas.
- A Inglaterra foi para a partida com muitos desfalques: Gerrard, Rooney, Owen Hargreaves, Aaron Lennon, Andrew Johnson e Darren Bent, todos machucados, ficaram fora da partida. No lado alemão, as coisas também andaram movimentadas no departamento médico. Klose, Frings, Podolski, Schweinsteiger, Mario Gomez e Ballack não atuaram por problemas de contusão. Mas, mesmo com equipes desfiguradas, ingleses e alemães fizeram um belo jogo, digno do palco e da fama do clássico (na foto abaixo, as seleções, perfiladas, entram em campo: BBC).

Começo promissor (enganador)
- A Inglaterra mostrou, nos primeiros minutos de jogo, que estava disposta a repetir o último resultado diante dos alemães: 5 a 1, em Munique, pelas Eliminatórias para a Copa de 2002.
- A equipe se comportava bem no campo de ataque, envolvia a zaga alemã e tentava criar chances de gol, sempre pelo lado direito, com Joe Cole e a aproximação de Lampard pelo centro. Logo aos 9, o English Team abriu o placar. Richards, defensor do Manchester City, passou como quis por Pander pelo lado direito e deu um belo passe para Lampard na grande área. O meia dominou e fuzilou para as redes. O gol deveria deixar os ingleses ainda mais confiantes contra os tímidos alemães, que sentiam os desfalques. Não foi o que aconteceu.

Fazendo o dever de "casa"
- A Inglaterra goleou a Alemanha no último confronto entre as duas equipes, em 2001, como já dito. Mas, no Wembley, quem tem mandado bem são os visitantes, especialmente os alemães. Nos últimos seis confrontos jogados pela Inglaterra no estádio, a seleção venceu apenas um. E a última vitória inglesa contra os alemães ocorreu há poucos mais de 32 anos, em março de 1975. De lá pra cá, 3 partidas entre as duas seleções, 3 vitórias alemãs. Em 2000, na última partida da Inglaterra no Wembley antes da reforma, a equipe da casa enfrentou a Alemanha. Adivinha quem venceu? A Alemanha, claro. Na partida de hoje, os alemães fizeram de novo.
- Depois do gol, a equipe dirigida por Joachim Löw, que trabalhava com Jurgen Klinsmann e assumiu a seleção depois do mundial de 2006, se soltou na partida. Bernd Schneider começou a aparecer bem pelo lado direito e Hitzlsperger pela esquerda. O gol de empate saiu em jogada do lado de Schneider, com uma ajudinha providencial do goleiro Robinson. Schneider fez um cruzamento fechado, Robinson espalmou para a frente do gol e o naturalizado alemão, metade panamenho e metade brasileiro Kuranyi fez o gol mais fácil da sua vida. O apoiador esquerdo Pander também fez o dele, mas de uma maneira bem mais apreciável. Ele recebeu de Lahm, que jogou como volante e deixou Friedrich ocupar a lateral-direita, e acertou um belo chute de fora da área, no ângulo direito do gol (na foto abaixo, ele observa a bola rolar pelas redes: BBC). Um tipo de gol que os ingleses estão acostumados a ver na Premier League. Pander mostrou que na Alemanha as coisas não são muito diferentes. Mostrou também que não há nada de diferente uma vitória alemã sobre a Inglaterra no Wembley.
- A Inglaterra reagiu à virada alemã, ainda no primeiro tempo. Tentou com Owen, que perto do fim, trombou com Lehmann mas, desequilibrado e mesmo com o gol aberto, não conseguiu acertar o alvo.

Ineficiência geral
- A segunda etapa caminhou com a Inglaterra pressionando a Alemanha, que soube se defender muito bem. Steve Mclaren modificou a seleção inglesa, colocando a equipe toda no ataque. Beckham, que havia feito até um bom primeiro tempo, teve participação importante, articulando o jogo pela direita e dando bons passes para gol, mas seus companheiros desperdiçaram chance após chance. Kieron Dyer, ex-Newcastle e atual jogador do West Ham, desperdiçou duas seguidas, uma, inclusive, com o gol à sua frente. Terry teve a melhor chance da segunda etapa, cabeceando para o gol depois do escanteio de Beckham, mas Lahm tirou em cima da linha. Não foi o dia da Inglaterra. Os torcedores esperam, porém, que nas partidas das eliminatórias para a Eurocopa, nos dias 8 contra Israel e 12 diante da Rússia, a Inglaterra faça valer o mando de campo e a superioridade técnica e saia da incômoda quarta colocação no grupo E.
- Os resultados recentes da seleção inglesa, no Wembley, representam a pior fase vivida pela seleção quando joga no estádio-símbolo do futebol da terra da Rainha. Steve Mclaren, que, na minha opinião, não tem bagagem para dirigir a equipe, tem muito a provar e a arrumar na Inglaterra.
- A Alemanha tem apenas uma partida a disputar pelas eliminatórias, em setembro. A equipe joga contra a seleção de País de Gales, que não conta mais com Ryan Giggs, fora de casa. A situação da Alemanha é tranquila no grupo D. A seleção possui 19 pontos, cinco a mais que os tchecos, em sete jogos disputados, dados que mostram bem a eficiência e a segurança deste grupo, renovado mas muito coeso.

Resultados dos amistosos: Grécia 2x3 Espanha, Montenegro 1x1 Eslovênia, Suécia 1x0 Estados Unidos, Albânia 3x0 Malta, Hungria 3x1 Itália, Escócia 1x0 África do Sul,Eslováquia 0x1 França, Japão 2x0 Camarões, Sudão 1x0 Líbia, Bulgária 0x1 País de Gales, Rússia 2x2 Polônia, Ucrânia 2x1 Uzbequistão, Brasil 2x0 Argélia, Letônia 1x2 Moldávia, Bielorrússia 2x1 Israel, Costa do Marfim 0x0 Egito, Noruega 2x1 Argentina, Tunísia 1x1 Guiné, Dinamarca 0x4 Irlanda, Luxemburgo 0x0 Geórgia, Macedônia 0x0 Nigéria, Lituânia 2x1 Turcomenistão, Romênia 2x0 Turquia, Suíça 2x1 Holanda, Islândia 1x1 Canadá, Áustria 1x1 República Tcheca, Bósnia 3x5 Croácia.

Eliminatórias Euro 2008 - Áustria/Suíça: Finlândia 2x1 Cazaquistão (Grupo A), Bélgica 3x2 Sérvia (Grupo A), Armênia 1x1 Portugal (Grupo A), San Marino 0x1 Chipre (Grupo D), Estônia 2x1 Andorra (Grupo E), Irlanda do Norte 3x1 Liechtenstein (Grupo F).

2 Comentários:

Blogger Gerson Sicca disse...

felipe, são dois times que acabam se equivalendo dentro de campo. Aí qualquer um para ganhar. E a Inglaterra, como sempre, tem mais nome do que time.

24/8/07 11:03  
Blogger Ricky_cord disse...

Grande "bomba" do Pander. Este sim era um remate indefensável. Levava "fogo".

24/8/07 13:41  

Postar um comentário

<< Home