Google

segunda-feira, setembro 10, 2007

Eurocopa em foco

- No último sábado, os campeonatos nacionais europeus deram lugar às eliminatórias da Eurocopa 2008, que será (está sendo) organizada por dois países: Suíça e Áustria - por isso, as seleções dos dois países-sede já estão classificadas para a competição. O regulamento do qualificatório é muito simples: os primeiros e segundos colocados dos 7 grupos garantem vaga direta à Euro. E as principais seleções européias não vão nada bem nesta fase de classificação.

Grupo A - A Sérvia apenas empatou com a Finlândia, em casa, e continua na quarta posição, com 15 pontos e agora com 9 jogos disputados. Portugal, em terceiro com um ponto a mais que os sérvios, recebeu a líder Polônia. Chegou a estar vencendo por 2 a 1, mas, a quatro minutos do fim, Kryznowek empatou a partida. O mau resultado manteve Portugal em terceiro, dois pontos a menos que a Finlândia e quatro a menos que a Polônia - ambos possuem um jogo a mais que portugueses e sérvios. Na quarta-feira, a Polônia enfrenta a Finlândia fora de casa, Portugal recebe a Sérvia e o Cazaquistão encara a Bélgica.
Grupo B - França e Itália jogaram no estádio Giuseppe Meazza. A reedição da final da Copa do Mundo, porém, não foi nada parecida com aquela partida. O placar ficou no 0 a 0, resultado que manteve a França na liderança, com 19 pontos. A Escócia venceu a Lituânia por 3 a 1 e tomou a segunda colocação dos italianos. Agora, os escoceses estão com 18 pontos, acima dos 17 conquistados pela Azurra. A Ucrânia jogou fora de casa contra a já eliminada seleção da Geórgia e empatou por 1 a 1. O resultado ainda mantém viva a possibilidade de classificação dos ucranianos, que possuem 13 pontos e um jogo a menos que os três primeiros. Na próxima quarta-feira, a Ucrânia recebe a Itália, a França enfrenta a Escócia em casa e a Lituânia recebe a seleção de Ilhas Faroe, que ainda não conquistou sequer um ponto no qualificatório.
Grupo C - A Bósnia perdeu para a já eliminada Hungria e se complicou no grupo. Os bósnios estão a três pontos da segunda posição, agora ocupada pela Noruega. Com um gol solitário de Iversen, os noruegueses bateram a Moldávia fora de casa, e chegaram aos 16 pontos. A Turquia caiu para terceiro ao empatar em 2 a 2 com a seleção de Malta, fora de casa. Os turcos estão com 14 pontos. A líder Grécia folgou neste fim de semana mas enfrenta a Noruega fora de casa na quarta-feira. Ainda no meio de semana, a Bósnia joga em casa contra a Moldávia e a Turquia mede forças com a Hungria, também em casa.
Grupo D - A Alemanha venceu País de Gales com dois gols de Klose e continua líder, sem perder sequer um jogo (na foto acima, o capitão Klose comemora um de seus gols: Getty Images/UEFA). A seleção dirigida por Joachim Low subiu aos 22 pontos, cinco a frente dos tchecos. A República Tcheca também jogou fora e também venceu com facilidade. Com os gols de Rosicky, Jankulovski e Koller sobre San Marino, que como Ilhas Faroe também está no zero, a seleção continua forte na segunda posição, com três pontos de diferença para a Irlanda. A Irlanda enfrentou a Eslováquia fora de casa e empatou por 2 a 2. O resultado ainda mantém chances de classificação para ambas as seleções. No dia 12, quarta-feira, a Eslováquia recebe País de Gales, Chipre encara San Marino em casa e a República Tcheca tem um importante confronto contra a Irlanda.
Grupo E - Croácia e Rússia venceram e continuam invictas nas eliminatórias, na primeira e segunda posições. Os croatas jogaram em casa contra a vice-lanterna e não tiveram muitas dificuldades em vencer por 2 a 0. A Rússia também não precisou de muito esforço para bater a Macedônia por 3 a 0. A Inglaterra jogou no estádio Wembley diante de Israel, e, desta vez, não decepcionou. Wright-Phillips, Owen (foto acima: Getty Images/UEFA) e Richards marcaram os gols desta importante vitória do English Team, que agora ocupa a terceira posição com 17 pontos, a mesma quantia de Israel, que possui um jogo a mais que os três primeiros do grupo. Na quarta-feira, a Croácia encara a Andorra fora de casa, a Macedônia recebe a Estônia e a Inglaterra tem um decisivo jogo contra a Rússia, segunda colocada com 18 pontos, dois a menos que a líder Croácia.
Grupo F - A Suécia apenas empatou em casa por 0 a 0 com a Dinamarca, mas ainda continua líder com 19 pontos. A Dinamarca, com 11, possui remotas chances de classificação. A já eliminada Letônia, na quinta colocação, complicou a vida da Irlanda do Norte ao vencê-la por 1 a 0. Os irlandeses perderam a chance de encostar na Suécia, e permanecem na segunda colocação com 16 pontos. Quem também não aproveitou o tropeço dos suecos foi a Espanha. O empate fora de casa contra a Islândia manteve a seleção de Luis Aragonés a três pontos dos líderes. Na próxima rodada, no meio de semana, a Islândia recebe a Irlanda do Norte, a Dinamarca joga em casa contra o lanterna Liechtenstein e a Espanha encara a Letônia em casa.
Grupo G - No confronto direto pela segunda posição, a Holanda venceu a Bulgária e chegou aos 17 pontos, ficando a três da líder Romênia. Os gols da Holanda foram marcados por Sneijder (na foto acima, à direita: Getty Images/UEFA) e Van Nistelrooy. Os romenos venceram a Bielorússia por 3 a 1 e continuam soberanos na primeira colocação. Já no confronto dos lanternas, a Eslovênia venceu Luxemburgo, que está no zero, por 3 a 0. Na próxima quarta-feira, a Holanda viaja até a Albânia para enfrentar os donos da casa, a Bulgária atua em casa contra Luxemburgo e a Eslovênia recebe a Bielorússia.

- As eliminatórias só acabarão no dia 21 de novembro. Até lá, as 39 seleções com chances de classificação lutarão por 14 vagas na competição mais importante do continente europeu. A Eurocopa 2008 começa no dia 7 de junho do ano que vem. Presenças confirmadas, apenas as dos países-sede (Áustria e Suíça).

3 Comentários:

Blogger Vinicius Grissi disse...

Muito bom o blog! Não vi nada de futebol internacional este final de semana, devido ao feriado. Mas é bom vir aqui e poder me informar melhor.

Depois dá uma passada lá no meu. Vou linkar o seu.

Grande abraço.

10/9/07 11:48  
Blogger Ricky_cord disse...

Mais uma vez, Portugal voltou a claudicar e Scolari a comprometer...

11/9/07 12:24  
Blogger Gerson Sicca disse...

E Portugal, hein? Está dando muita sopa p/ o azar. E Felipão agora é boxeador.
Tá muito bom o blog. Parabéns

12/9/07 20:36  

Postar um comentário

<< Home