Google

quarta-feira, agosto 29, 2007

Solskjaer dá adeus ao futebol

- O atacante norueguês Ole Gunnar Solskjaer anunciou a sua aposentadoria ontem, depois de ter sentido, novamente, a contusão no joelho que o tirou por quase quatro anos dos gramados. Ele despede-se dos gramados aos 34 anos de idade, tendo jogado 366 partidas pelo Manchester United e marcado 126 gols. Mas, fora de campo, ele ainda trabalhará no clube. Solskjaer é cotado para substituir Bobby Charlton, ou melhor, Sir Bobby Charlton, principal jogador da Inglaterra na Copa do Mundo de 1966, no posto de embaixador da equipe, claro, aproveitando sua enorme popularidade. Enquanto a diretoria do United não resolve essa questão, ainda futura, o norueguês trabalhará como técnico, nas categorias de base.
- Solskjaer submeteu-se à uma pequena cirurgia no joelho em junho, e mesmo assim era esperado para compor o elenco do Manchester nesta temporada. Mas os problemas na reabilitação o tiraram mais cedo do futebol. Ele mesmo já havia anunciado que pararia ao fim desta temporada, em abril. O atacante norueguês se mostrou conformado e muito satisfeito com sua carreira. "Com o meu joelho ainda não 100%, eu não tenho condições de jogar no nível que o treinador precisa, por isso foi uma decisão fácil e eu estou tranqüilo em relação a isto. Foram 11 anos fantásticos", explicou Solskajer ao The Guardian. Em sua despedida, ele recebeu muitos elogios, a maioria vindos de Alex Ferguson, que o definiu como "um grande servo" e "modelo de um profissional" para o clube.
- Ole foi muito mais que um funcionário do Manchester. Gols como o da final da Liga dos Campeões de 1999 o tornaram um dos jogadores mais queridos e populares da história do clube. Ele ganhou a confiança dos torcedores logo na primeira temporada, e mais que isso: apelido e música. Ele ficou conhecido como o "baby-faced assassin" (a grosso modo, no português, "assassino com cara de bebê") e é (ainda hoje) adorado no canto dos torcedores: "You are my Solskjaer, my Ole Solskjaer. You make me happy, when skies are gray. And Alan Shearer, was f*cking dearer. Please don't take my Solskjaer away!" (ouça/baixe no link a seguir: You Are my Solskjaer). O final diz: "Por favor, não leve meu Solskjaer embora". Ontem, os torcedores viram parte da música se tornar realidade.
"O meu coração quer que eu jogue, mas a vida continua", disse Solskjaer ao britânico The Guardian
Tempos de glória
- Alex Ferguson, antes da temporada 1996-1997, não conseguiu levar o atacante Alan Shearer, o grande jogador do futebol inglês na época, para o Manchester - a música acima faz referência ao fato, enfatizando, que, na época, Shearer era o "favorito", no inglês dearer. O técnico, então, pediu a contratação de Ole Gunnar Solskjaer, um desconhecido norueguês que havia marcado 31 gols em 42 jogos pelo Molde, no campeonato nacional local. A sua estréia não poderia ter sido melhor. Ele balançou as redes logo em seu primeiro jogo, contra o Blackburn, vindo do banco de reservas - fato recorrente em toda a sua carreira. Na mesma temporada, terminou como artilheiro e campeão da Premier League (na foto acima, Solsjkaer em sua temporada de estréia: BBC Sport).
- Dois anos depois viria a temporada que consagrou umas das melhores equipes do continente europeu, em toda a história. O Manchester versão 1998-1999 conquistou três títulos: o Campeonato Inglês, a Copa da Inglaterra e o bicampeonato da Liga dos Campeões. E Solskjaer teve importante participação em todas as conquistas, especialmente no torneio continental. Na final, contra o Bayern de Munique, realizada no Camp Nou, o Manchester United perdia por 1 a 0 e o apito final se aproximava. Até que, a poucos minutos do fim, Teddy Sheringham empatou e, logo em seguida, Solskjaer marcou o gol do título (na foto ao lado, Solskjaer, à esquerda, comemora o gol mais importante da carreira: BBC Sport). Um gol inesquecível, que marcou para sempre a carreira do jogador (veja os gols do título no Youtube). Os torcedores até fizeram outra música, intitulada "Who put the ball in the german's net?" - "Quem balançou as redes dos alemães?", no português. Três meses antes da final, que aconteceu no 26 de maio de 1999, o norueguês havia realizado outra proeza.
- Era apenas uma partida da Premier League contra o Nottingham Forest, e o placar marcava 4 a 1 a favor dos red devils. Solskjaer entrou na segunda etapa, a 12 minutos do fim. E marcou, incríveis e impressionantes, 4 gols (veja no Youtube). O placar, claro, terminou 8 a 1. Mas, certamente, nenhum torcedor, por mais fanático que seja, se lembra quais jogadores fizeram os primeiros 4 gols. Nas duas temporadas seguintes, mais dois títulos ingleses preencheram o currículo do goleador.

Tempos de choro
- Na temporada 2003-2004, Solskjaer se viu fora por um bom tempo dos gramados por problemas no joelho. Voltou a jogar ainda na mesma temporada, atuando na final da Copa da Inglaterra contra o Millwall, vencida pelo Manchester. Mas os problemas persistiram e ele ficou fora por mais de um ano. Chegou a voltar a jogar em dezembro 2005, em uma partida contra os reservas do Liverpool, mas o retorno à equipe principal aconteceu apenas no fim daquele ano. Ele saiu do banco para enfrentar o Birmingham, fazendo a alegria da torcida. Vinha até atuando de maneira regular, às vezes deslocado para a meia direita, quando sofreu outra grave contusão. Na partida contra o Middlesbrough, em março de 2006, ele foi atingido pelo zagueiro Ehiogu, tendo um osso da face fraturado.

Tempos de redenção
- Com contrato renovado, Ole se recuperou e voltou na última temporada, mais precisamente no dia 23 de agosto de 2006. O jogo era fora de casa, contra o Charlton Athletic, e ele marcou um gol depois de 3 anos de muita angústia e dor (na foto ao lado, ele, à esquerda, comemora o sonhado gol: BBC Sport). Solskjaer voltou à boa forma e terminou a temporada com 11 gols. Ele passou por uma nova cirurgia no joelho, no começo de junho, mas não se recuperou como gostaria. Seu último jogo foi na final da Copa da Inglaterra da temporada passada, perdida pelo Manchester para o Chelsea. Pela seleção da Noruega, Ole Gunnar Solskjaer atuou em mais de 60 partidas e jogou as Eurocopas de 1996 e 2000, além da Copa do Mundo de 1998, onde a seleção ganhou do Brasil na primeira fase e foi eliminada pela Itália nas oitavas-de-final.
- Ontem, ele deixou o futebol com um currículo invejável: Campeonato Inglês (1996-1997, 1998-1998, 1999-2000, 2000-2001, 2002-2003 e 2006-2007), Supercopa da Inglaterra (1996, 1997, 2003 e 2007), Copa da Inglaterra (1998-1999 e 2003-2004), Copa da Liga (2005-2006), Liga dos Campeões (1998-1999) e Mundial Interclubes (1999).

7 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Excelente texto. Objetivo e, ao mesmo tempo e com a mesma maestria, emocionante.
Parabéns.

29/8/07 21:32  
Blogger Vitor disse...

Podemos definir a carreira desse jogador como uma carreira que foi desenhada no extremo, ou seja, em um momento estava em um momento de glória por ser um jogador que marcou gols em jogos importantes, e ter feito história( como por exemplo ter marcado 4 gols, quando entrou faltando 12 minutos para acabar o jogo), mas infelizmente ele foi um atleta que sofreu muitas lesões, que é o momento mais difícil para um atleta, e isso foi uma constante na carreira do atleta.
Por isso, neste momento a Inglaterra perde um dos principais atacantes que ela já teve, podia não ser nenhum gênio, mas sabia se posicionar, não foi atoa que Solskjaer se tornou um ídolo por lá, então é com tristeza que vemos mais um bom jogador se despedir do futebol

29/8/07 21:47  
Blogger Bruno Pinto disse...

O melhor suplente do mundo... Sempre que entrava, marcava! Grande jogador este norueguês!

Abraço

30/8/07 01:13  
Blogger Ricky_cord disse...

É uma grande perda para o futebol mundial a paragem do Ole, mas quando as lesões se sucedem é o melhor a fazer na idade dele.

30/8/07 06:33  
Blogger André Augusto disse...

Excelente post. Ole era foi um cara muito venerado pelos f�s do United e merece qualquer tipo de homenagem que lhe for feita.

Curti muito mesmo, at� me desanimou de fazer um perfil dele...rsrs

Abra�o!

30/8/07 23:10  
Blogger Gerson Sicca disse...

Baita texto. E p/ o cara ficar 11 anos no manchester tem q ter muita bala na agulha.

1/9/07 09:16  
Blogger CÉLIO AQUINO disse...

GOSTEI DO SEU BLOG BEM DIVERSIFICADO E COM UM BOM CONTEÚDO, COLOQUE O MEU BLOG NOS SEUS FAVORITOS EU JÁ COLOQUEI O SEU , www.blogdotorcedor.blogspot.com

5/9/07 15:02  

Postar um comentário

<< Home