Google

quinta-feira, abril 26, 2007

Joe Cole deixa o Chelsea mais perto de final inédita

- Chelsea e Liverpool repetiram as semifinais de duas temporadas atrás, mas o placar, desta vez foi diferente, pois o Chelsea saiu vencedor. Joe Cole marcou o gol da vitória no primeiro tempo e dá aos blues a possibilidade de classificação mesmo empatando sem gols na partida de volta. Mas o Liverpool promete pressão em Anfield Road, na próxima terça-feira, na busca pelo sexto título da Liga dos Campeões. O Chelsea foi a campo sem Robben e Ballack, que continuam machucados. Joe Cole e Mikel começaram como titulares - o nigeriano já vem atuando e muito bem entre os titulares. Já o Liverpool teve o desfalque do lateral Finnan, substituído por Arbeloa, que tem ganhado a confiança de Rafael Benítez a cada vez que atua como titular.

Drogba, crucial como de costume
- Antes do começo de jogo, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem a Alan Ball, ex-jogador inglês, campeão mundial em 1966, que faleceu na noite de ontem, após a partida entre Manchester United e Milan (na foto abaixo, jogadores prestam um minuto de silêncio a Alan Ball: BBC). Depois do devido momento de reverência, o árbitro alemão Markus Merk deu início à batalha.
- Curiosamente, quem tomou a iniciativa do jogo nos primeiros minutos foi o Liverpool. A equipe de Benítez procurava manter a posse de bola no campo de defesa do Chelsea, mas, como não conseguia converter esse domínio em chances de gol, dava ao Chelsea a opção da saída rápida para o ataque. E foi assim que o time da casa chegou com muito perigo aos 8 minutos. Shevchenko dominou na grande área e tentou girar, mas acabou dando um passe para Lampard fuzilar para o gol de Reina, que fez ótima intervenção. O Chelsea parecia ter gostado da tática de esperar o Liverpool e sair nos contra-ataques - foi desta maneira que a equipe de Anfield eliminou o Barcelona, nas oitavas. Aos 23, nova chance para os blues, desta vez em uma venenosa cobrança de falta de Lampard, que ainda desviou em Joe Cole. Jogando de uma forma diferente do usual e melhor na partida, o Chelsea abriu o placar aos 28 minutos. Drogba recebeu bom passe de Ricardo Carvalho, que roubou a bola no campo de defesa e inicou o contragolpe, e avançou pela meia direita. O marfinense ganhou, na ténica e na força, de Agger e colocou no meio da grande área para Joe Cole colocar o Chelsea à frente no placar (na foto abaixo, Joe Cole celebra seu primeiro gol na competição: BBC). O Liverpool tinha a posse de bola, mas não sabia o que fazer com ela. Zenden era o único jogador que procurava criar jogadas de gol, atuando pelo lado esquerdo. Porém faltou muito mais ao Liverpool: um Gerrard mais presente no meio-campo. Já o time de Mourinho soube usar a bola com muito mais objetividade e inteligência, sobretudo quando a bola encontrava os pés de Lampard e Drogba.
Morosidade de um lado, eficiência de outro
- O Liverpool, da forma como voltou para a segunda etapa, deu mostras de que jogaria muito melhor do que na primeira. Riise enfim passou a subir algumas vezes ao ataque, usando uma arma que a equipe sabe manejar muito bem: a bola alçada para a grande área. Crouch, que havia entrado aos 7 minutos no posto do discreto Bellamy, entrou justamente para esta função. Aos 8, Riise cobrou lateral longo para a grande área, Mikel afastou e Gerrard pegou de primeira com a perna esquerda, obrigando Petr Cech a espetacular defesa. O Liverpool conseguiu atuar de forma mais segura, errando menos passes e mantendo a bola por mais tempo no campo de ataque. Mas a falta de agressividade e impetuosidade nas jogadas ofensivas fez com que o Chelsea voltasse a crescer na partida, principalmente depois dos 20 minutos. A arma do contra-ataque estava novamente às mãos do time de Mourinho. A equipe voltou a fazer o jogo da primeira etapa e teve boas chances de ampliar o marcador, como aos 35. Ashley Cole lançou do campo de defesa, Drogba deu um toque genial e Lampard finalizou com um belo sem-pulo, para outra maravilhosa defesa de Pepe Reina. O Chelsea passou a dominar a posse de bola e a fazer o jogo que o Liverpool fazia, prendendo a bola no ataque e esperando o tempo passar. A equipe até criou chances claras de ampliar o placar, mas o 1 a 0 persistiu.
- Para o jogo no Anfield Road, o Liverpool precisará de Gerrard, mas não aquele que entrou em campo ontem e sim o que liderou a equipe na campanha vencedora da liga há duas temporadas. O Chelsea atuou melhor, mas poderia ter saído com um placar mais satisfatório. Mourinho espera chegar a outro título importante e Abramovich uma oportunidade de ganhar mais alguns milhões de euros. A tradição do Liverpool na competição e a importância recente que o Chelsea conquistou geram muito equilíbrio para a partida de terça-feira.

4 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

ola
obrigado pelas visitas ao meu blog
estou voltando a blogar hj
espero contar com suas visitas

T+

26/4/07 23:31  
Blogger André Augusto disse...

O Chelsea tem um futebom pragmático...mas ao que parece chega a final...

Mas acho q o Manchester ainda leva o caneco!

Abraço!

27/4/07 12:15  
Anonymous Anônimo disse...

O Chelsea acabou de empatar com o Bolton. Hoje o Mourinho poupou alguns jogadores (até que enfim!). Mas, certamente, não contava com esse empate. Ganhar 4 títulos é complicado. Haja pernas.

28/4/07 11:20  
Anonymous Anônimo disse...

Hummmmm
Hummmmm
Muito Bommm, bom mesmo

2/5/07 10:16  

Postar um comentário

<< Home