Google

sexta-feira, abril 20, 2007

Como Maradona em 1986, Messi choca o mundo

O criador
- Estádio Azteca, 24 de junho de 1986. Inglaterra e Argentina disputavam as quartas-de-final do mundial daquele ano, no primeiro jogo disputado entre as duas seleções depois da Guerra das Malvinas, ocorrida quatro anos antes. A Argentina de Carlos Bilardo já vencia os ingleses por 1 a 0, placar conquistado através do polêmico gol de Maradona com uma das mãos, aos 6 minutos da etapa final. Quatro minutos depois do histórico lance de "La Mano de Díos", o craque argentino acabou com as dúvidas de quem achava que ele não era o melhor do mundo. Maradona se desvencilhou facilmente de Reid e Beardsley na intermediária do campo de defesa da Argentina. Depois do belo giro, ele correu com a bola grudada em seu pé esquerdo, passando por Steven. Já na grande área, o gênio argentino ainda se livrou de Hoodle e do goleiro Shilton, até concluir para o gol com a perna esquerda (na foto acima, Maradona destrói a Inglaterra em 86). Àquela altura da segunda etapa, os argentinos já tinham selado sua vingança. Uma vitória e um gol que entraram para a história do futebol.
O seguidor
- Camp Nou, 18 de abril de 2007. Messi, quase 21 anos depois do memorável lance do maior jogador argentino de todos os tempos, repetiu a façanha. Há quem diga que o lance foi até mais difícil de ser executado do que o feito por Maradona. Já os devotos de "La Mano de Díos" se recusam a afirmar tal coisa, apesar de acreditarem que Messi será o sucessor de seu Deus. A partida, de longe, não tinha importância comparável àquela disputada por Maradona. Era o jogo de ida das semifinais da Copa do Rei, entre Barcelona e Getafe. O placar já apontava 1 a 0 para os catalães, gol marcado por Xavi, mas o lance que marcou a partida só aconteceria aos 28 da etapa inicial. Messi recebeu de Xavi e se livrou rapidamente de dois marcadores, lance parecidíssimo com o de Maradona. O jovem argentino carregou a bola pelo meio, passou por mais dois marcadores na entrada da grande área e colocou nas redes com a perna direita, depois de passar tranquilamente pelo goleiro Luis Garcia. O argentino ainda teve tempo de marcar mais um para o Barcelona. Mas esse gol dificilmente será lembrado. Maradona também fez dois naquela tarde quente no México. A diferença é que os dois serão eternamente lembrados.
A dura comparação
- É difícil comparar lances tão geniais, tão parecidos. O início da jogada de Maradona me parece mais brilhante, o giro que ele executa sobre a bola e em seguida a passagem pelos dois marcadores com rara velocidade e agilidade, deixando-os atônitos. Já a jogada anterior à conclusão da jogada de Messi também não fica atrás em beleza (na foto abaixo, o diário espanhol Marca destaca o gol à Maradona de Messi). O jovem argentino recebe uma marcação mais forte na entrada da área e é obrigado a dar dois cortes sensacionais, para daí sim ficar cara a cara com o gol. É pouco interessante se ater a discussões sobre de quem foi o gol mais bonito. Vale a pena mesmo é ver e rever os lances que mostram porque o futebol argentino só é comparado ao nosso. O próprio Messi, depois do feito, preferiu destacar a vitória do Barcelona, que a propósito venceu por 5 a 2, do que a comparação com Maradona. "Diego é Diego. A jogada foi parecida, mas amanhã o conto de fadas terá acabado. O importante é que a equipe conquistou um bom resultado para o jogo de volta". E as comparações não param por aí. Messi já há algum tempo é considerado como sucessor de Maradona, como o próprio ídolo argentino já declarou. E qualquer dúvida disso já não existe mais depois do feito do pupilo dos nossos eternos rivais.

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Como certeza um Gol espestacular.Será o novo moaradona, como a imprensa vem colcando ou será q mais uma vez a midia se precipita a alegar tal afirmação??
De qualquer forma o Gol foi lindo
Abraço

Ps:Parabens pelo Blog!!!

21/4/07 23:01  

Postar um comentário

<< Home