Google

quinta-feira, abril 12, 2007

O Manchester massacra a Roma e o Chelsea vence de virada

- Na terça-feira, Manchester e Chelsea se tornaram as primeiras equipes a se classificarem para as semifinais. Os red devils fizeram uma partida espetacular contra a Roma e bateram os italianos por incríveis 7 a 1, um resultado que reflete bem o momento memorável que vive o clube. Já os blues, não foram tão brilhantes, mas conseguiram vencer de virada o Valencia no Mestalla e também chegam com autoridade para a disputa das semifinais.
- O Valencia jogou diante de sua torcida e foi logo mostrando porque era um dos times mais surpreendentes da competição. Aos 30 minutos da etapa inicial, Morientes, que não jogou a primeira partida, acertou a trave esquerda de Cech, depois de contra-ataque iniciado por Albelda e depois David Villa. O Valencia se animou com a boa chance e abriu o placar no minuto seguinte. Joaquin cruzou da direita e Morientes desviou de primeira para o gol, praticamente no chão. Mikel e Ricardo Carvalho se concentraram na marcação de David Villa e acabaram deixando o centroavante espanhol sozinho na entrada da pequena área. Jose Mourinho colocou sua equipe no ataque, ao colocar Joe Cole no posto de Diarra. Logo aos 7 minutos da segunda etapa, Shevchenko igualou o marcador para o Chelsea. Essien alçou a bola para a grande área do lado direito, Drogba tentou finalizar para o gol e, depois do providencial corte de Ayala, o ucraniano completou para o gol. A equipe londrina pressionou, mas acabou parando no goleiro Cañizares, como aconteceu aos 39 minutos. Lampard cobrou falta do meio-campo, Ballack cabeceou da marca do pênalti, porém, o goleiro espanhol interceptou a bola de forma maravilhosa, mandando-a para a linha de fundo. A insistência continuou, até que Essien virou o marcador aos 45 minutos, colocando o Chelsea na semifinal (na foto acima, o Chelsea comemora a suada classificação). A jogada começou com Joe Cole e Lamapard, que, tabelando, conseguiram sair da marcação espanhola no meio-campo. Cole abriu para Shevchenko no lado direito e o ucraniano viu Essien passando livre por aquela faixa da grande área. O meio-campista da seleção de Gana recebeu e bateu forte no canto direito. Cañizares foi enganado pelo quique da bola e deixou passar.
- Mas, quem não engana ninguém é o Chelsea. A equipe vem atuando de forma discreta na segunda fase e chega à semifinal da Liga dos Campeões pela segunda vez em três temporadas consecutivas. O sonho da equipe desde a chegada de Mourinho é vencer o maior torneio de clubes da Europa. O treinador, já há muito tempo, não tem cultivado um bom relacionamento com o dono do clube, o investidor russo Roman Abramovich. Talvez um título dessa magnitude reate a harmonia entre os dois em Stamford Bridge.
- Depois da derrota na capital romana, a tarefa do Manchester era ganhar por pelo menos 1 a 0, jogando no "Teatro dos Sonhos", o Old Trafford. Ninguém esperava uma goleada, mas o Manchester tem sido a equipe que não segue os padrões do futebol europeu nesta temporada. Nada mais, nada menos do que 7 a 1. Esse foi o placa final da partida. E contra a Roma, o time que possuía a melhor defesa da competição, com apenas 5 gols sofridos e viajou para Manchester com uma proposta tática defensiva, idealizada pelo excelente treinador Luciano Spalletti. Entretanto, toda a proposta de jogo ruiu diante de um Manchester inspiradíssimo na noite de terça-feira. Logo aos 11, Carrick recebeu de Cristiano Ronaldo e bateu por cobertura, da entrada da área, marcando um belo gol. Apenas seis minutos depois, os endiabrados do United ampliaram a vantagem. A jogada foi inicada por Carrick, que abriu o jogo para Heinze pelo lado esquerdo. O lateral colocou pro meio para Giggs, que fez belo passe para Alan Smith mandar para o gol, depois da falha de Chivu. Dois minutos depois do segundo gol, veio o terceiro. Cristiano Ronaldo deixou dois marcadores no chão e tocou para Alan Smith, na intermediária. O volante, que atuou no lugar do suspenso Paul Scholes, deu belo passe para Giggs, livre pelo lado direito. O meia cruzou rasteiro e Wayne Rooney já garantia a classificação do Manchester para as semifinais com apenas 20 minutos jogados no primeiro tempo. A Roma estava completamente atônita e perdida em campo. O Manchester aproveitou a deficiência do adversário para fazer o quarto ainda no primeiro tempo. Como nos outros gols, a equipe acelerou o ataque pelas laterais, como poucos times europeus conseguem fazer com real qualidade. Giggs dominou pelo meio e fez passe em profundiade para Ronaldo, que avançava em direção à grande área pelo lado direito. A estrela do time só teve o trabalho de fuzilar para as redes de Doni. Mal começou a segunda etapa e o Manchester foi logo marcando. Giggs, que fez uma partida espetacular, centrou do lado esquerdo, Smith não alcançou e Ronaldo fez o segundo dele na partida. Mesmo goleando com autoridade, o Manchester não se retraiu e ofereceu poucas chances de ataque para o assustado adversário. Carrick marcou o segundo dele no jogo, como no primeiro, um golaço (na foto acima, ele marca o segundo gol com um belo chute: BBC). Ele recebeu de Heinze e chutou forte no ângulo esquerdo de Doni, adiantado. Oito minutos depois, a Roma mostrou que havia entrado em campo, diminuindo o placar com De Rossi. Mas a tenra felicidade durou pouco. Aos 36, Evra avançou pelo lado direito e chutou para o gol, sem ao menos receber combate da desanimada zaga romana.
- A espetacular goleada se tornou a segunda maior do Manchester na história da equipe nas competições européias. A maior de todas aconteceu na fase preliminar da Copa dos Campeões, temporada 1956-1957, 10 a 0 para os red devils sobre o Anderlecht, da Bélgica. O feito desta semana ainda igualou a marca da temporada 1968-1969, quando a equipe inglesa humilhou o Waterford United, da Irlanda. A partida contra a Roma já entrou pra história como uma das melhores atuações do United. E esse Manchester tem tudo para se tornar um dos melhores de todos os tempos, assim como foi aquele time da temporada 1998-1999. A última vez que a equipe chegou às semifinais foi na temporada 2001-2002, quando tinha David Beckham. Desta vez, o time de Alex Ferguson tem Cristiano Ronaldo (foto acima, ele comemora o 1° gol: BBC), um camisa 7 muito mais jogador do que aquele. Não tem como negar. Essa equipe chega como favorita para a conquista do título da liga neste ano.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home