Google

domingo, junho 15, 2008

Espetacular, Espetacular

Ontem, a Espanha venceu a Suécia por 2 a 1, graças a um gol salvador de David Villa, o artilheiro da Euro com quatro gols, nos acréscimos. A Grécia. Ah, a Grécia... Jogou o futebol feio de praxe, perdeu para a Rússia por 1 a 0 e foi eliminada da competição. Com todo e devido respeito aos gregos, ainda bem que os atuais campeões saíram mais cedo, para o bem do nível do futebol que vem sendo apresentado no torneio.

Papo de comadres
Portugal foi derrotado para a Suíça por 2 a 0, em um jogo que serviu para que a torcida e o técnico da seleção anfitriã, Jakob Kuhn (de saída), fizessem a festa de despedida da equipe do torneio. Yakin, camisa 10, substituiu Alexander Frei, que se machucou no primeiro jogo do torneio. E como entrou bem na competição: marcou todos os três gols da Suíça na Euro, inclusive os dois de hoje sobre os lusitanos. Felipão escalou apenas três jogadores titulares e Portugal dá pouca importância para essa derrota. Eles já pensam nas quartas-de-final, onde possivelmente devem enfrentar a Alemanha.

'O' Jogo
Turquia e República Checa jogaram no mesmo horário de Portugal x Suíça e fizeram a melhor partida da competição, uma das mais espetaculares da história da Euro. Os checos entraram em campo como favoritos, precisando vencer. A vitória também interessava os turcos. Classificação para os oito melhores do torneio em disputa. E a República Checa abriu 2 a 0, primeiro com Koller, que resgatou a titularidade e testou para as redes no primeiro tempo; depois com o meia-esquerdo Plasil, na etapa final. A vaga estava na mão dos tchecos.

Mas a Turquia mostrou um fôlego impressionante nos minutos finais e virou o placar de forma inacreditável. Aos 29, Hamit Altintop lançou rasteiro para a esquerda, Arda Turan dominou e bateu no canto esquerdo. A República Checa cedeu espaço no campo de ataque e a Turquia pressionou até chegar ao empate. Altintop, em novo cruzamento, desta vez alto, colocou a bola na grande área, Cech não segurou e Nihat empatou o jogo (na foto, o inspirado Nihat: Getty Images). A virada aconteceria inevitavelmente, de novo com Nihat. Em jogada veloz pelo meio, Nihat recebeu de Turan, avançou até a entrada da grande área e chutou com violência no canto direito, a bola ainda explodindo no travessão antes de entrar. Nos minutos finais, a seleção turca perdeu seu goleiro, expulso por agredir um jogador adversário, e se segurou com Tuncay Sanli no gol.

A Turquia, em grande forma e com um futebol avassalador, mostrou um imenso poder de reação diante dos checos e vai para as quartas-de-final desejosa em surpreender novamente. A República Checa chegou a Euro com um grande time, mas amarelou como em 2006. Restauração, de elenco e de mentalidade, é a palavra de ordem na seleção checa.

7 Comentários:

Blogger André Augusto disse...

Visivelmente, com a saída de Nedved e Rosicky, os tchecos perdem em armação. O Velho Koller não dá mais conta de correr mto e Baros fica na eterna promessa. Os jovens voce-campeões podiam ser melhor aproveitados nesse time, tais como Fenin e Kalouda.

Abs!

15/6/08 20:39  
Blogger Leandrus disse...

A República Checa, mal comparando, parece o Botafogo: todo mundo fala que chegou a hora, realmente parece que vai dar para arranjar alguma coisa, mas...acabam sendo eliminados. Lembro da Copa de 2006, quando muitos apostaram na seleção checa após a excelente vitória de 3 a 0 em cima da EUA. Ledo engano, pois ficaram pela primeira fase...

Ateh!

15/6/08 21:40  
Anonymous Anônimo disse...

Villa está matando a pau.

16/6/08 11:19  
Blogger Arthur Virgílio disse...

A Grécia provou que o título da última Euro foi pura sorte.

16/6/08 20:55  
Blogger Bruno Pinto disse...

Maravilhosa a emoção do Turquia-Rep.Checa, com golos nos últimos segundos, frango do Cech, etc...

Mas penso que nos 1/4 final, a Croácia vai ser mais forte que os turcos.

17/6/08 15:27  
Blogger Ricky_cord disse...

A Grécia só teve o que merecia. Não é surpresa nenhuma já ter sido afastada. Surpresa foi o que fez em Portugal há quatro anos.

17/6/08 19:25  
Blogger Gerson Sicca disse...

Bah, perdi o jogo Turquia e República Tcheca.
A Holanda vem dando aula de futebol, mas a Itália agora vai ganhar força. Pode esperar.

18/6/08 10:10  

Postar um comentário

<< Home