Google

sábado, maio 03, 2008

Prova de sobrevivência

A temporada européia está terminando e muitos clubes ainda lutam para permanecer nas principais divisões de elite

Inglaterra
A rodada de hoje, a penúltima, foi decisiva para a definição dos rebaixados a 2ª divisão (lá, chamada de Championship). O Derby County, rebaixado há muitas rodadas, até abriu o placar diante do Blackburn, fora de casa, mas acabou derrotado por 3 a 1, e permanece com míseros 11 pontos na lanterna do campeonato. No confronto direto entre o penúltimo e o antepenúltimo, o Fulham bateu o Birmingham, em casa, por 2 a 0, e saiu da zona de rebaixamento, onde estava desde dezembro do ano passado (McBride, à direita, fez o primeiro: GettyImages/BBC). A equipe está com 33 pontos, um a mais que os rivais de hoje, e mandou o Reading, também com 33 pontos, para a primeira posição da zona da degola. O pequeno Reading, que chegou a Premier no ano passado e ficou em oitavo na tabela de classificação, agora corre sérios riscos de voltar a Championship. O Bolton venceu o Sunderland por 2 a 0 e também respirou na tabela, mas ainda tem chances, ainda que remotas, de cair. A equipe está com 36 pontos e um saldo bem melhor que o do 'líder da zona', Reading (-18 a -29). Middlesbrough e Wigan, equipes que chegaram a essa rodada com chance de rebaixamento, venceram e estão livres do sufoco da última rodada.
Confrontos da última rodada: Birmingham x Blackburn (precisa vencer e torcer contra o Reading e Fulham); Chelsea x Bolton (um empate tira qualquer possibilidade de descenso); Portsmouth x Fulham (a vitória basta; um empate e Reading e B'Ham não podem vencer); Derby County x Reading (precisa vencer; se empatar, torce contra Fulham e B'Ham).
Palpites:
Birmingham e Fulham perdem e caem juntos. Reading vence e permanece na Premiership.

Itália
Ainda faltam três rodadas para o fim da Serie A e as desprezíveis vagas para a Série B ainda não têm donos definidos. Livorno e Parma, 30 e 31 pontos, respectivamente, são os candidatos mais sérios ao rebaixamento. Ainda têm chances matemáticas de se livrarem, mas o retrospecto recente não ajuda. Nas últimas seis rodadas, as duas equipes conquistaram apenas dois pontos. O Livorno faz uma campanha inesperadamente ruim, devido às boas colocações das últimas três temporadas: subiu em 2004-05 e ficou em oitavo, em 2005-06, terminou em sexto e se classificou para a Copa da Uefa, e em 2006-07, fechou o ano em 11°. Já o Parma, que se salvou da degola na temporada 2004-05 pelo confronto desempate, contra o Bologna, nesse ano também não deve escapar (depois daquele susto, fez duas boas campanhas: 7° e 12°). Um pouco acima de Parma e Livorno aparece a Reggina, com 33 pontos. O Empoli tem a mesma pontuação, mas possui um saldo melhor e ocupa a 16ª posição. Acima dele estão: Torino, 34, Cagliari, 35 e Catania, 35. Até Siena, 39, e Atalanta, 42, têm chances matemáticas de cair.
Palpites: A situação não deve mudar no fim do campeonato. Parma (do meia Dossena: Grazia Neri) tem adversários mais indigestos nas rodadas finais (Genoa, Fiorentina e Inter) e segura a lanterna. A Reggina enfrenta Empoli e Cagliari (na última rodada) e não escapa do descenso. O Livorno precisa vencer seus três jogos para ainda ter chances (Atalanta, Torino e Empoli), mas não tem futebol para vencer os concorrentes Torino e Empoli, equipes que merecem posições melhores na tabela.

Espanha
Abaixo da 13ª posição, todas as equipes têm chances morais de cair para a segundona. Bétis, Athletic Bilbao (equipes que passaram por sustos na temporada passada), Mallorca, Espanyol e Almería podem ser matematicamente rebaixados, mas só um desastre tira alguma dessas equipes da divisão de elite do futebol espanhol. Getafe, 42 pontos, o 13° colocado, está a apenas dois pontos do Osasuna, 18° colocado. Murcia, 30 pontos, e Levante, 25, têm poucas esperanças de permanecer na primeira divisão. O cenário não aponta nenhum favorito para ocupar a indesejável vaga restante para a disputa da Série B na temporada que vem. Mas algumas equipes parecem estar trabalhando para isso... O Osasuna vem de duas derrotas consecutivas. Valencia e Recreativo são muito irregulares e também inspiram pouca confiança. O Getafe, mesmo antes dos fracassos na Uefa e na Copa do Rei, não conseguia bons resultados, e hoje faz um final de campeonato muito ruim: dos últimos 18 pontos disputados, conquistou apenas 3. Apenas Valladolid (ganhou 10 dos últimos 15 pontos que disputou) e Zaragoza (8 dos últimos 12, contando a vitória de hoje sobre o La Coruña, conseguida no último minuto graças a Ayala, no centro: AS) parecem estar em melhor forma na reta final de campeonato.
Palpites: (1) O que vai decidir a última vaga do rebaixamento serão os confrontos diretos: 36ª rodada- Valencia x Zaragoza, 37ª- Valladolid x Getafe, e 38ª- Recreativo x Valladolid; (2) e os confrontos com os líderes: 35ª- Villareal x Getafe, Barcelona x Valencia, Osasuna x Real Madrid (o Atletico Madrid goleou o Recreativo por 3 a0), 36ª- Recreativo x Villareal, 37ª- Zaragoza x Real Madrid, e 38ª- Valencia x Atletico Madrid. Levante e Murcia enfrentarão Real Madrid e Barcelona na última rodada. Belo presente de despedida da serie A.

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Essas lutas pela sobrevivencias....estão cada vez mais emocionantes!

4/5/08 15:51  

Postar um comentário

<< Home