Google

quarta-feira, abril 02, 2008

English Champions League

Dos oito times que alcançaram a fase quartas-de-final da Liga dos Campeões, quatro são ingleses: Arsenal, Manchester United, Liverpool e Chelsea, exatamente os maiores clubes do país. Uma prova do alto nível apresentado pelo Campeonato Inglês, que destronou as tradicionais ligas espanhola e italiana do topo do futebol europeu. Para as semifinais, a Inglaterra já tem um time garantido, já que Liverpool e Arsenal fazem o duelo doméstico nesta fase. O Manchester United bateu, mesmo sem apresentar seu melhor futebol, a Roma na Itália, e o Chelsea perdeu para o Fenerbahçe na Turquia, mas o gol marcado fora de casa deixa o time em situação de certa maneira confortável para o jogo em Londres. A história do ano passado, quando três ingleses chegaram entre os quatro melhores da Europa, tem tudo para ser reprisada.

Tradição histórica
O Liverpool, pentacampeão do torneio, apesar de há muito tempo não ter sucesso na liga local, sempre que disputa a Liga dos Campeões é favorito ao título. Desta vez, tinha tudo para nem ao menos chegar à fase eliminatória. Nos três primeiros jogos da fase de grupos, perdeu dois e empatou um. Mas nos três confrontos restantes, arrasou, goleando Besiktas (por 8 a 0!, a maior vitória da história do torneio), Porto e Olympique de Marselha. Foram 16 gols marcados em apenas três jogos. O time de melhor ataque da competição continuou arrasando na fase oitavas-de-final, mas sem a mesma espetacular qualidade ofensiva. Enfrentou a Inter, bicampeã italiana e atual líder da Serie A, e não era favorito. Mas bateu os italianos com duas vitórias, em partidas de muita consistência defensiva.

O sorteio reservou para o Liverpool um confronto com o Arsenal. Em anos anteriores, quando a equipe chegou a final, sempre encarava o Chelsea nas semifinais (em 2005 foi campeão e em 2007 foi vice). Dessa vez, o adversário seria o agora instável Arsenal, time que caiu de produção no segundo turno do inglês e praticamente deu adeus à disputa do título - isso depois estar na ponta porboa parte da temporada. Hoje, o Liverpool fez o primeiro jogo da disputa, e arrancou um belíssimo empate em 1 a 1 no Emirates Stadium. Jogou com mais consistência defensiva, apesar do 'enxerto' de Carragher na lateral-direita, e segurou o teimoso e irregular ataque do Arsenal como pôde. Foi para a partida com uma proposta defensiva, jogando nos erros do Arsenal, que funcionou dentro das pretensões de Rafa Benítez. A expectativa para o jogo da volta é das melhores, de um jogo mais aberto e ofensivo.

O Manchester United, bicampeão da competição e líder do Campeonato Inglês, enfrentou a Roma no Estádio Olímpico da capital italiana. A equipe da casa jogou sem Totti, que teve Vucinic como seu substituto no ataque, mas mesmo assim teve boa produção ofensiva. Dominou boa parte da partida, sempre no campo de ataque. Mas falhou. E o Manchester, mesmo sem apresentar o mesmo futebol da Premier League, marcou dois gols, e joga na próxima terça praticamente classificado para a semifinal (na foto acima, Rooney comemora um dos dois gols marcados na partida de ida: GettyImages/BBC).

Sucesso recente
O Arsenal tem uma história pequena na maior competição entre clubes europeus. O melhor resultado foi o vice-campeonato em 2006, diante do Barcelona. E nos últimos anos, tem se destacado sempre que chega à fase eliminatória. Mas sempre fica faltando alguma coisa... Talvez consistência seja a palavra-chave para que a equipe repita a campanha de duas temporadas atrás. O Liverpool, nem de longe, tem a mesma fluidez e qualidade que o Arsenal. Mas possui uma equipe muito mais sólida, que arrisca pouco, mas sempre faz partidas muito seguras. E isso basta para estar entre os quatro melhores da Europa.

José Mourinho colocou o Chelsea em duas semifinais de Liga dos Campeões, e foi eliminado nas duas pelo Liverpool. Uma temporada antes da chegada do técnico português, em 2003-04, a equipe também figurou entre os quatro melhores, e foi batida pelo Monaco, clube vice-campeão daquele ano. Avram Grant, o israelense amigo de Abramovich, tem feito um trabalho excelente no comando do Chelsea, algo bem além do esperado dele, que nunca teve experiência em clubes grandes. Talvez este ano não seja a vez do Chelsea levar a taça - tem o time com o futebol mais desinteressante da fase Abramovich, mas surpresas são sempre bem-vindas.

Na primeira partida diante do Fenerbahçe, jogou muito bem, dominou o primeiro tempo, e foi para o intervalo com a vantagem de 1 a 0 no placar, graças ao infeliz gol contra de Deivid. Zico, o técnico do time turco, arrumou seu time para a disputa da segunda etapa, e o Fenerbahçe virou o placar. Primeiro Kazim empatou, depois de receber lançamento em profundidade. E faltando nove minutos para o apito final, Deivid se redimiu, dando a vitória ao time amarelo-preto com um chute espetacular de fora da área (foto acima: GettyImages/BBC). Apesar da derrota, o Chelsea ainda tem todas as condições de chegar novamente às semis. O Fenerbahçe deve ir trancadinho ao Stamford Bridge, em busca de chegar às semifinais e deixar no passado a campanha do rival Galatasaray, que parou nas quartas-de-final em 2001.

2 Comentários:

Blogger Zêro Blue disse...

Vou torcer pelo Chelsea, advinhe porquê???? hehehheehe


Abração Leo, grato pelo elogio mas sei que amigos sempre exageram um pouco,rsrsrs

Saudações Celestes
FOTOS, NOTÍCIAS E RESULTADOS DOS JOGOS DO CRUZEIRO NO SITE QUE ATINGE 5000 ACESSOS
MATÉRIAS, FOTOS E DISCUSSÕES SOBRE O CRUZEIRO
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

3/4/08 17:40  
Blogger André Augusto disse...

Realmente vc resumiu bem.

Inglaterra campeã da Champoins e fora da Euro...

Ve se pode...

Abs

5/4/08 21:07  

Postar um comentário

<< Home