Google

quarta-feira, março 12, 2008

O fracasso veste azul e branco

Se na Liga dos Campeões a Grã-Bretanha colocou quatro equipes nas quartas-de-final, um feito inédito para um país europeu, na Copa da Uefa o país fracassou. Tottenham e Everton conseguiram igualar seus confrontos no tempo normal, mas falharam nas cobranças de pênalti e perderam vaga nas quartas-de-final.

Erro decisivo
Juande Ramos, técnico espanhol do Tottenham, teve o sonho do tricampeonato da Copa da Uefa acabado na noite de hoje, em Eindhoven. O PSV surpreendeu na primeira partida, batendo os Spurs em Londres por 1 a 0. Hoje, o jogo foi de muito equilíbrio, e o Tottenham só conseguiu o gol que manteve a equipe viva no confronto a nove minutos do fim. Berbatov recebeu cruzamento de Chimbonda e marcou, com um belo voleio, o gol do jogo.

A prorrogação correu sem movimentação no placar e a partida foi decidida nos pênaltis. Paul Robinson pegou a segunda cobrança do PSV, batida por Lazovic, e deixou para Jermaine Jenas, uma das peças mais importantes da equipe na temporada, a chance de colocar o Tottenham na próxima fase. Mas... O goleiro Gomes defendeu. O brasileiro ainda interceptou o decisivo chute de Chimbonda, garantindo o PSV nas quartas (na foto acima, Huddlestone lamenta a desclassificação: AP/BBC). Foi um golpe duro para o Tottenham, que tem mais time que os holandeses, em um jogo decidido no detalhe. Mas a temporada é de muito sucesso. Juande Ramos chegou para fazer dos Spurs uma equipe consistente e regular, e tirou o time da fila de títulos que já durava nove anos, conquistando a Copa da Liga Inglesa. E não foi uma campanha fácil. O Tottenham, na fase final, teve que passar por Arsenal e Chelsea para sair de Wembley com o título.

Faltou pouco...
Para o Everton conseguir um sonhado lugar nas quartas-de-final da UEFA. A equipe jogou em casa, buscando reverter a derrota de 2 a 0 sofrida para a Fiorentina no jogo de ida. Mesmo com o importante desfalque de Tim Cahill, machucado, David Moyes escalou um time bastante ofensivo. Os italianos entraram em campo sem Mutu e com uma proposta de jogo completamente defensiva. A zaga não foi bem, mas, graças às defesas de Frey, a Fiorentina conseguiu segurar o ímpeto do Everton e ganhar o jogo nas cobranças de pênalti.

Os azuis jogaram um futebol de muita intensidade do começo ao fim, guiados pelo sempre regular espanhol Arteta e pela disposição do atacante Johnson. O gol não demorou muito a sair. Aos 16, depois da falha da zaga italiana ao cortar o cruzamento que veio da esquerda, a bola bateu no queixo de Johnson e encontrou as redes. Frey apareceu ao menos quatro vezes, fazendo defesas importantes, e a Fiorentina melhorou seu jogo no fim da primeira etapa.

A pequena melhora não permaneceu para o segundo tempo. O Everton, empurrado pela torcida que lotou o aconchegante Goodison Park, voltou ainda melhor, dominando o meio-campo e sufocando a defesa da Fiorentina. Frey foi requisitado ainda mais vezes, porém não pôde alcançar o chute colocado de Arteta, que mudou o placar aos 22 minutos.

O jogo passou pela prorrogação e foi decidido nos pênaltis, uma história incrivelmente parecida com a do jogo do Tottenham. Yakubu errou a segunda cobrança e Jagielka, na cobrança decisiva, parou em Frey (na foto acima, os jogadores do Everton se desesperam com erros nas cobranças: PA/BBC). No confronto dos sextos colocados da última temporada, em suas respectivas ligas, prevaleceu a competência italiana. O que sobrou de bom futebol na Liga dos Campeões para os britânicos acabou faltando na Copa da Uefa.

Amanhã, o Bolton, que empatou o primeiro jogo por 1 a 1 em casa, encara o Sporting Lisboa, e o Glasgow Rangers joga com a tranquilidade da vitória por 2 a 0 no primeiro jogo contra o Werder Bremen, na Alemanha. Talvez o branco (Bolton) e o azul (Glasgow) das equipes britânicas que decidirão vaga para as quartas amanhã compensem o fracasso de hoje.

1 Comentários:

Blogger Ricky_cord disse...

O meu Sporting segue em frente. Agora vem o Glasgow. Acredito que vamos passar. Abraço

15/3/08 13:54  

Postar um comentário

<< Home