Google

quinta-feira, janeiro 31, 2008

Saldão de último hora

- Hoje, 31 de janeiro, é a data marcada para o fechamento do mercado de inverno na maioria dos países europeus (na Europa Oriental, onde os campeonatos têm início no fim do primeiro trimestre, o mercado é mais extenso... e o inverno também). O dia não teve nada de muito especial, os clubes foram às compras em busca de alguns remendos e complementos para seus elencos, salvo algumas poucas exceções.
- Veja as principais movimentações do dia derradeiro para negociações:

Itália
- O Torino contratou o meia Aimo Diana e o lateral-esquerdo Pisano, ambos vindos do Palermo. Diana assinou contrato até 2011, enquanto Pisano chegou por empréstimo e fica até o fim da temporada.
- O volante ganense Barusso, contratado do Rimini pela Roma, foi emprestado ao Galatasaray, da Turquia.
- O Reggina fez como o Torino e fechou duas aquisições: Andrea Costa, lateral-esquerdo emprestado pelo Bologna, e o atacante nigeriano Makinwa, agora ex-Lazio (ele também jogou recentemente por Palermo e Atalanta nos últimos anos).
- O atacante Andre Caracciolo volta ao Brescia, pela segunda vez! O Brescia, da segunda divisão, agora possui os direitos do jogador por completo, comprados da Sampdoria, último clube, e do Palermo.
- O Milan adquiriu o jogador Michelangelo Albertazzi em definitivo. O jovem defensor, de 17 anos, era co-propriedade do clube rossonero e do Bologna.
- A Lazio, que perdeu o zagueiro Stendardo para a Juventus, contratou por empréstimo o também defensor tcheco David Rozenhal, em negociação com o Newcastle. Ousmane Dabo, encostado no Manchester City, voltou a Lazio.
- A Roma emprestou o defensor Marco Andreolli ao Vicenza. Andreolli já defendeu as cores da Inter de Milão em temporadas passadas. A equipe líder da Serie A emprestou três novos talentos: Filippo Mancini, atacante e filho de Roberto Mancini, ao Manchester City, Goran Slavkovski, também atacante, ao Sheffield United e o francês Jonathan Biabiany, outro atacante, que estava no Chievo, ao Modena.
- A Udinese levou dois laterais: o esquerdo Moreno, ex-Corinthians e Botafogo e o direito Ricardo Colombo, que vem do Albinoleffe em co-propriedade.
- O Siena quer escapar do rebaixamento e contratou dois reforços para a segunda metade do campeonato: o meia Kharja, que já jogou na Roma, e o também meio-campista Manuel Coppola, do Genoa.

Reino Unido
- O Bolton levou Gary Cahill, ex-Aston Villa, o atacante polonês Grzegorz Rasiak, e perdeu Christian Wilhelmssom, por empréstimo, para La Coruña. O clube londrino também vendeu o zagueiro eslovaco Lubomir Michalik ao Leeds, que está na terceirona da Inglaterra.
- O Everton se desfez de dois defensores e adquiriu um. Cedeu o brasileiro Anderson da Silva ao Barnsley e Alan Stubbs ao Derby County. Tirou Anthony Gardner do Tottenham, por empréstimo.
- Os Spurs, por sua vez, tiraram Gilberto do Hertha Berlim, em uma negociação que tinha sido anunciada como cancelada pela imprensa. O jogador já havia acertado com o clube, mas, como informado pelo Hertha Berlim, falhou nos exames médicos. O Tottenham desmentiu os problemas nos exames e acabou anunciado o jogador perto do fechamento da janela de transferências. E o clube ainda tem problemas em outra negociação. Benjani, do Portsmouth (também conhecido como Mwaruwari) só fecha como Manchester City se o Pompey acertar com Defoe, que pouco joga na equipe londrina. As coisas devem se resolver, em definitivo, amanhã, mas as duas negociações só não estão concluídas por meros detalhes.
- O Middlesbrough fechou com o artilheiro Afonso Alves, enjoado de marcar gols na Eredivisie pelo Heerenveen. Especula-se que a transferência chegou a 16 milhões de euros, o que seria a maior da história do Boro. Mas o time do técnico Gareth Southgate não parou por aí. Emprestou o jovem defensor Matthew Bates ao Norwich e cedeu o atacante Ben Hutchinson ao Celtic.
- O clube alviverde de Glasgow ainda comprou Barry Robson, agora ex-capitão do rival Dundee United. Jim O'Brien fez o caminho inverso. O time ainda vendeu ao clube russo FC Samara o tcheco Jiri Jarosik.
- O Fulham fez a contratação "bomba" do dia: fechou com o atacante finlandês Jari Litmanen, oferecido de graça pelo Malmo, da Suécia. Os londrinos ainda pegaram emprestado do Tottenham o lateral Paul Stalteri. Ainda cederam o meias Lee Cook, ao Charlton, e Steven Davis, ao Rangers. Os escoceses do Rangers mandaram embora o goleiro norte-irlandês Roy Carroll, que disputará a segunda divisão na próxima temporada pelo Derby County.
- Os clubes até gastaram um dinheiro bom neste mercado de inverno: 150 milhões de libras (algo perto de 207 milhões de euros e 540 milhões de reais), um recorde dos últimos anos.

Espanha
- O Sevilla emprestou o meia Jesuli ao Tenerife e vendeu ao Benfica o atacante Ariza Makukula, que estava emprestado ao Marítimo.
- O Real Murcia contratou o meia marroquino Kabous, que defendia o CSKA Sofia, da Bulgária.
- Na Espanha, o mercado de inverno trouxe mesmo poucas novidades, fora algumas negociações de pouca visibilidade. Quem melhor contratou foi o Valencia: os meias Maduro, do Ajax, e Banega, do Boca Juniors. O Barcelona também foi às compras, mas trouxe apenas o goleiro Pinto, do Celta, para ocupar o lugar de esquenta-banco de Jorquera, que vai ficar um tempinho de molho por contusão.

França
- O Monaco, quinto colocado na Ligue 1, ainda sonha com uma vaga na Liga dos Campeões do ano que vem, e levou dois reforços: pegou por empréstimo o lateral Fábio Santos do São Paulo e comprou o meia Nicole Pokrivac do Dinamo Zagreb.
- O Paris Saint German, seriamente ameaçado pelo rebaixamento (apesar da 12ª colocação, está apenas três pontos à frente do "líder" da zona, o Auxerre), apostou em brasileiros no último dia do mercado. Trouxe o meia Souza, multicampeão pelo São Paulo, e o lateral-esquerdo Everton Santos, ex-Corinthians.
- O Lyon, que apesar de líder teve uma queda de produção nesta temporada, emprestou o jovem atacante Löíc Rémy ao Lens. Rémy faz parte da seleção francesa sub-21.
- O meia Félix Katongo acertou com o Rennes. O jogador defende Gâmbia na Copa Africana de Nações.

Alemanha
- O goleiro Dirk Heinen, que já jogou no Stuttgart no ano passado, assinou com o Arminia Bielefeld pelo resto da temporada. Mas o Arminia (14°) vai precisar mais do que um goleiro experiente para escapar das últimas posições.
- A negociação de última hora mais interessante do mercado alemão foi a ida de Mesut Özil, da seleção alemã sub-21, para o Werder Bremen. O Bremen pagou cerca de 5 milhões de euros ao Schalke para ter o jogador.
- O Duisburg, lanterna da Bundesliga, foi ao mercado em busca de reforços: o atacante Claudio Niculescu veio do Dinamo Bucareste e o zagueiro Fernando Ávalos do Nacional da Madeira.
- O jovem zagueiro Sebastian Lagkamp foi contratado a custo zero pelo Karlsruher, time sensação da temporada, que permanece na sexta colocação e deve conseguir uma vaguinha na Uefa.
- O Hertha Berlim perdeu o lateral/meia Gilberto para o Tottenham e acertou com o meia tcheco Rudi Skacel, do Southamptom.

Com informações do Trivela e portais europeus

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

otimo!!!

blz meu amigo continue assim com esse grande talento jornalistico!!!!

Grazie!Abraços!

1/2/08 12:23  
Blogger André Augusto disse...

Gilberto no Tottenham foi uma boa. E vamos ver se o Afonso rende na Inglaterra...
Essa janela não teve muita bomba não...

Abs!

4/2/08 04:38  

Postar um comentário

<< Home