Google

quinta-feira, março 20, 2008

'Rey' das surpresas

As copas nacionais européias são sempre desprezadas pelos grandes clubes, que privilegiam os campeonatos nacionais e as taças européias. Entram com equipes reservas e nem mesmo se importam em serem eliminados (a não ser quando a temporada vai mal). É a grande chance para os clubes médios e pequenos levarem algo para suas salas de troféus, e ainda, de bônus, assegurarem uma vaguinha na Copa da Uefa.

O país que mais apresenta casos assim é a Espanha. As últimas oito finais de Copa do Rei foram vencidas por times considerados medianos ou pequenos (a derradeira conquista dos 'grandes' foi do Valencia, em 1999). Uma realidade muito diferente de outros países, como Alemanha e Itália. Na Inglaterra, onde há duas Copas Nacionais, a FA Cup e a Copa da Liga (Carling Cup), vez ou outra aparecem algumas boas surpresas, como o Tottenham nesta temporada, conquistando a Carling. Mas não é tão frequente quanto no futebol espanhol.

O 'outro' de Madri
A equipe madrilenha do Getafe tem sido o exemplo recente mais positivo. Chegou a final na temporada passada e foi derrotado pelo Sevilla, por 1 a 0. E neste ano, é finalista novamente. Ontem, empatou em 1 a 1 com o Racing, e se classificou por ter vencido o primeiro jogo por 3 a 1, em casa, no Coliseu Alfonso Pérez. O gol que garantiu a vaga na final gerou muita discussão e briga na Espanha. No início da jogada, um defensor do Racing se machucou, e um jogador do Getafe pediu atendimento médico. Mas o jogo continuou, e Casquero igualou o marcador com um belo chute de direita (na foto abaixo, Manu e Casquero, o autor do gol da classificação: Marca).

O nome do estádio faz jus à fama. O Getafe chegou à primeira divisão em 2004 e de lá não saiu mais. Na primeira temporada, teve uma campanha até regular, e terminou na 13ª posição. Nas duas seguintes, sob o comando do técnico Bernd Schuster (agora técnico do Real Madrid), surpreendeu, ficando em 9°, à frente de clubes mais tradicionais como La Coruña, Espanyol e Bétis. Quando joga em casa, conta com o apoio constante de cerca de 15000 torcedores, e geralmente dá muito trabalho para Real Madrid, com quem trava uma rivalidade recente, Valencia e Barcelona. Um marco disso foi exatamente um jogo da Copa do Rei da temporada passada.

O Barcelona massacrou o pequeno Getafe no primeiro jogo da semifinal: 5 a 2, e com direito a gol à lá Maradona de Lionel Messi. Três gols de diferença separavam o "outro de Madri" da primeira final de campeonato de sua história. O Getafe fez mais. Venceu por 4 a 0, devolveu a goleada, eliminou o Barcelona de maneira irrepreensível e ainda garantiu sua primeira participação na Copa da Uefa mesmo sem vencer o torneio. O outro finalista, Sevilla, terminou entre os quatro primeiros na Liga, abrindo uma vaga para o vice-campeão da Copa do Rei. E o sucesso da temporada permanece na atual. No campeonato, ocupa a 8ª posição e, recentemente, assegurou vaga nas quartas-de-final da Copa da Uefa, onde enfrenta o Bayern de Munique.

Hoje, Valencia e Barcelona, que empataram a primeira partida em 1 a 1, decidem, no Mestalla, quem será o adversário do Getafe na final da Copa do Rei. Desta vez, o "são caetano da Espanha" quer muito mais do que mais um vice. Basta ler as palavras do presidente do clube, Ángel Torres, sobre a campanha do time no torneio: "Não basta apenas chegar, temos que vencer a Copa". Com o técnico e ex-jogador dinamarquês Michael Laudrup, acostumado a bater grandes times nos tempos de seleção, o Getafe pode colocar seu nome, em definitivo, na história do futebol espanhol.

Veja mais:
Marca - Torcedores comemoram a classificação

5 Comentários:

Blogger Fabio Bustamante disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

21/3/08 20:17  
Blogger Fabio Bustamante disse...

os clubes grandes sempre costumam menosprezar essas copas, os exemplos q vc deu mostram isso...seu blog e bem informativo sobre o futebol europeu! quer uma troca de links?

www.futebolediscussoes.blogspot.com

21/3/08 20:18  
Blogger André Augusto disse...

Na Espanha, os grandes desprezam mesmo a Copa do Rey. Como os medianos têm alguma qualidade, acabam abocanhando o título.

Abs!

22/3/08 15:03  
Blogger Vinicius Grissi disse...

Ótima comparação a do Getafe com o São Caetano. É um time que surgiu e logo mostrou serviço. Porém, não acredito que dure muito tempo este sucesso.

24/3/08 11:37  
Blogger Ricky_cord disse...

O Getafe tem uma equipa muito bem organizada, mas o Valência parte como favorito para a final.

25/3/08 19:00  

Postar um comentário

<< Home