Google

terça-feira, abril 08, 2008

Supremacia portista

Sai ano e entra ano em Portugal e o campeão nacional de futebol tem sido sempre o mesmo. O Porto, nesta temporada, se sacramentou tricampeão nacional, o 23° título de sua história, e de maneira bastante apressada: a cinco rodadas do fim, com a maior vitória do campeonato, um 6 a 0 sobre a Estrela Amadora, no Estádio do Dragão (foto abaixo: Reuters/Terra). Muita festa para a agremiação e torcida portistas, uma celebração que deve durar por mais algumas temporadas, isso se a equipe manter o mesmo espírito vitorioso dos últimos tempos. O Porto quer agora alcançar o Benfica no número de conquistas nacionais. Os rivais possuem 31 conquistas, enquanto o Sporting estacionou em 18.

Apesar da desconfiança gerada pelo escândalo do "apito dourado", um processo que teria envolvido a direção portista e árbitros da SuperLiga, o Porto construiu, no campo de jogo, uma campanha infinitamente superior às outras 15 equipes do campeonato. Até a rodada do título, de número 25: 63 pontos, 18 a mais que Benfica e Vitória de Guimarães, 49 gols marcados, apenas 9 sofridos, e apenas dois revezes (venceu 20 jogos e empatou três). O elenco também é de muita qualidade, superior a qualquer time lusitano. Conta com a habilidade e velocidade do atacante Quaresma, os gols do argentino Lisandro López, o artilheiro do campeonato com 21 gols, e com a eficiência defensiva e liderança do volante Lucho González, jogador essencial no esquema de jogo do técnico Jesualdo Ferreira, agora bicampeão português a frente do Porto.

E parece que, a cada ano, o poço que separa o Porto das outras equipes se torna ainda mais fundo. Benfica e Sporting (quarto colocado com 43 pontos, estaria fora da Liga dos Campeões) pouco assustam os atuais campeões na tabela de classificação, muito menos nos clássicos, que apesar do equilíbrio, sempre favorecem a campanha mais regular e consistente dos dragões (o Benfica também perdeu apenas dois jogos, mas empatou 12; o Sporting só venceu 12 vezes até aqui). Nos confrontos contra os rivais, o Porto venceu o Benfica e perdeu para o Sporting. Nos clássicos restantes, os "campeões do passado" lutam por pontos para se garantirem na Liga dos Campeões.

Os benfiquistas estão em situação levemente mais confortável que os sportinguistas. Ocupam a segunda posição, empatados em número de pontos com o Guimarães. O Sporting aparece em quarto, seguido de perto pelo Vitória de Setúbal. As vagas nas competições européias estão praticamente definidas. Fora o Porto, os quatro primeiros devem disputar, ponto a ponto, as duas vagas restantes para a Liga dos Campeões. Os perdedores ficarão com vaga na Uefa. Apenas o Belenenses, sexto colocado com 36 pontos, não tem futuro certo. Está a apenas dois pontos acima de Marítimo e Braga, equipes emergentes que ainda sonham com vaga na Copa da Uefa. No fim da tabela, enquanto o União Leiria, com apenas 9 pontos, espera entediado pelo fim do campeonato, Acadêmica (24 pontos), Leixões (22) e Paços de Ferreira (20) lutam entre si para decidir quem será o infeliz companheiro de viagem do lanterna à Série B.

"Vamos pensar no tetra a partir de amanhã". As palavras do presidente portista Pinto da Costa, após o jogo do título, ilustram perfeitamente a diferença tanto técnica quanto organizacional e moral do Porto em relação às outras equipes de Portugal, principalmente Benfica e Sporting. Espírito vencedor, talvez uma marca deixada por José Mourinho na primeira metade desta década, basta para que o Porto continue soberano em terras lusitanas.

3 Comentários:

Blogger Ricky_cord disse...

Com muita pena minha, o FC Porto é um justíssimo campeão. Junior Baiano também marcou na própria baliza depois de um penálty do adversário?

8/4/08 19:35  
Blogger Gerson Sicca disse...

Parece que o Porto foi o único que conseguiu adaptar-se aos padrões modernos de organização do futebol europeu. Mas se for comprovada a falcatrua deve ser severamente punido.

8/4/08 22:05  
Blogger Arthur Virgílio disse...

Realmente o Porto domina o territóreo luso, agora tem que tentar reconquistar o caneco europeu. Será que para isso terá que resgatar o polêmico Carlos Alberto?

Acho que Quaresma pode ser o novo Cristiano Ronaldo.

9/4/08 15:10  

Postar um comentário

<< Home