Google

quinta-feira, dezembro 18, 2008

O exemplo do Bayern

O Milan tropeçou em casa e vai enfrentar um dos terceiros colocados da fase de grupos da Liga dos Campeões. Se não levar a UEFA mais a sério, poderá terminar como o Bayern na temporada passada

Lembra-se do Bayern na temporada passada? Liderado pelos gols de Luca Toni, o time era o grande favorito para levar a Copa da UEFA, e com facilidade. O título era mais do que obrigação dos bávaros. Mas aí, eis que na semifinal, diante do Zenit, o gigante alemão é goleado pelo pequeno time de São Petersburgo, e fica fora da disputa do título europeu - ou melhor, do segundo mais importante título europeu. O Milan ainda está longe da fase semifinal - ontem, garantiu vaga na 3ª fase (equivalente a dizer 16-avos-de-final) -, mas precisa levar a competição um pouco mais a sério se quiser compensar a má campanha na temporada passada levantando uma taça importante.

A campanha na fase de grupos não foi ruim: duas vitórias e dois empates. No entanto, o Milan, ao empatar com o Wolfsburg, ontem, em casa, em um vazio e gélido Sansiro, se classificou em segundo no grupo e não terá adversário fácil na primeira fase eliminatória (na foto, Pirlo e Josué: Getty Images/UEFA). Jogou com um time misto, sem Kaká, machucado, e com Pato e Ronaldinho no banco de reservas. O Wolfsburg se comportou como um visitante travesso, explorando o lado direito deficiente da defesa do Milan, mal vigiada por Antonini, e atacando o time da casa sempre em velocidade. O Milan começou na frente: fez 1 a 0 com Ambrosini, de cabeça, aos 17 da primeira etapa.

Mesmo atrás no placar, o time alemão, dos zagueiros italianos tetracampeões ex-Palermo Barzagli e Zaccardo, continuaram exercendo um futebol ofensivo. E Zaccardo igualou o marcador aos 10 minutos do segundo tempo, em avanço e cruzamento do grandalhão, mas ágil centroavante Džeko. No minuto seguinte, porém, o miolo de zaga falhou e Pato aproveitou passe de Sheva que desviou no meio do caminho para empurrar para as redes. Apesar do placar favorável e de atuar em casa, o Milan recuou.

Recuou e pagou por isso, pois o Wolfsburg queria a primeira posição do grupo. Depois de jogada de Džeko que terminou em bela defesa de Dida, o escanteio da esquerda foi mal desviado pela zaga rossonera, Krzynówek arrematou de fora da área e Sağlık, que havia perdido um gol incrível à frente de Dida, desviou para o gol. Empate fora de casa e liderança para o Wolfsburg, que enfrentará um dos terceiros-colocados da fase de grupos da UEFA. Já o Milan pode ter vida difícil pela frente. O sorteio de amanhã, previsto para começar às 9h no horário de Brasília (transmissão ao vivo da ESPN Brasil) definirá todos os confrontos eliminatórios das oitavas-de-final da Liga dos Campeões e da 3ª fase da Copa da UEFA. Os italianos podem pegar: Bordeaux, Werder Bremen, Shakhtar Donetsk, Olympique de Marseille, Aalborg (DIN), Fiorentina, Dinamo de Kiev e Zenit. Os jogos da primeira fase eliminatória acontecem nos dias 18, 19 (ida) e 26 (volta) de fevereiro do ano que vem.

Neste primeiro semestre de 2009, o Milan terá que se decidir entre tentar alcançar a Inter no Italiano (nove pontos à frente) ou tratar a UEFA como Liga dos Campeões e tentar terminar a temporada com um caneco europeu no colo. Seja qual for a prioridade preferida, o começo de 2009 promete ser tenso para o Milan.

1 Comentários:

Blogger André Augusto disse...

Vai pegar o Werder...pedreira!

O Milan precisa renovar. Técnico e elenco...não dá mais para continuar com essa política de jogadores experientes e promessas.

19/12/08 12:52  

Postar um comentário

<< Home