Google

sábado, novembro 15, 2008

A força de Del Piero

A já conhecida 'língua-de-fora' não é de cansaço, mas de desabafo e de felicidade após o gol contra o Real Madrid. Na Liga dos Campeões, Juventus é sinônimo de Del Piero (foto: Getty Images)

La Vecchia Signora tinha tudo para aparecer discretamente na Liga dos Campeões e fazer uma campanha no máximo satisfatória no italiano. Mas o que se tem visto é uma Juventus sedenta por vitórias, bastante agressiva no ataque e tradicionalmente rígida na defesa. É a sede por título. E parte dessa vontade tem se verbalizado em Alessandro Del Piero.
Isso mesmo. Recém-completados 34 anos na última semana, no dia nove, Del Piero continua sendo o líder de um time que, mesmo com crises financeiras e organizacionais, debandada de jogadores e mudanças de técnico, mantém um espírito competitivo inquebrável e irrepreensível. O atacante, ou meia-atacante para alguns, ainda bate faltas com precisão, cadencia a posse de bola com inteligência e objetividade, e finaliza com firmeza. É a qualidade e a experiência que a equipe precisa para se manter competitiva.

E o que falar de Claudio Ranieri? Treinador conhecido por dirigir equipes de tradição, grandes jogadores, mas nunca conseguir sucesso (foi assim com Chelsea e Valencia), desta vez ele tem feito o certo: falado menos e pensado mais. Apesar da língua afiada, Ranieri tem adotado uma postura estratégica muito bem delineada em campo, com privilégio na proteção à zaga e numa marcação que objetiva a saída rápida para o ataque. E este último elemento fica a cargo da criatividade de Nedved, do poder de artilharia de Amauri e da experiência de Del Piero.

Se na Série A o artilheiro da Juventus é o prolífico centroavante brasileiro Amauri (entre os cinco melhores, com seis gols), completamente recuperado da lesão no joelho que o privou de jogar o último verão, quem dá as cartas dos bianconeros na Liga dos Campeões é Del Piero. Com quatro gols marcados em quatro rodadas, ele divide a artilharia com Messi, Berbatov e Gerrard. A Juventus é líder do grupo H, lidera com 10 pontos, e deixa para o inofensivo Real Madrid a segunda posição. Venceu os merengues dentro e fora de casa. E vejam só. Dos quatro gols marcados pelos italianos, três foram de Del Piero.

A vitória no Santiago Bernabéu classificou a Juventus para as oitavas e mostrou ao continente que a equipe permanece incansável nos gramados. Se o espírito da tradição e da eficiência estratégico-tática não se esvanecer e Del Piero (+ Amauri) continuar jogando o futebol que fez dele o atleta mais importante do campeonato italiano nos últimos dez anos, La Vecchia Signora pode terminar a temporada com pelo menos mais uma nova taça nas mãos.

Veja os melhores momentos da segunda vitória da Juventus sobre o Real Madrid, com dois bonitos gols de Del Piero:

4 Comentários:

Blogger André Augusto disse...

Delpi é corpo e alma da Juve. Sou fanzaço do futebol dele. E realmente vem sendo decisivo, mesmo sendo veterano...

Abs!

17/11/08 02:13  
Blogger Zêro Blue disse...

Del Piero é um grande jogador e um grande ATLETA.


Abraços e...

Saudações Celestes

SITE/BLOG
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog
CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

17/11/08 10:23  
Anonymous Anônimo disse...

Incrível, fazendo a diferença depois de "velho".

17/11/08 13:49  
Blogger Vinicius Grissi disse...

O Del Piero tem a cara da Juventus mesmo. E é um jogador fantástico. Dá gosto vê-lo jogar. Até para a torcida do Real, que viu o atacante massacrar seu time.

17/11/08 13:50  

Postar um comentário

<< Home