Almas cintilantes
O placar mostra 1 a 0 para as estadunidenses. E daí? Da outra vez foi 2 a 1. E daí? As deles são bicampeãs olímpicas. As nossas são bi-vice-campeãs olímpicas. E daí? Medalha diz pouco. O ouro diz pouco. Coração vale mais. Luta vale mais. Vontade vale mais. Talento vale muito mais. A história, o número, o quadro de medalhas... mostra prata, enumera prata, evidencia prata. Pra mim é ouro. O segundo ouro. O ouro de Marta, Cristiane, Daniela, Formiga. O ouro de todas elas. A medalha de ouro é mero detalhe, adereço, enfeite. Mais vale aquele amarelo da camisa. Mais vale o suor incolor, fluído da vontade incontrolável, do esforço sobrehumano. Mais vale o urro do desabafo. Mais vale o torpor diante do azar. Mais vale o choro contido no fim do teste, gemido lancinante, penetrante. É a legião das sensações exaladas e do dom sem medida. Estadunidenses de prata no pescoço. Brasileiras de alma dourada. De coração que vale mais que todo o ouro que possamos imaginar (foto: Getty Images/Terra).
8 Comentários:
Excelente texto!
O futebol é fascinante por ser injusto...
Infelizente, foi no detalhe.
muito bom texto mesmo. A injustiça doeu no final.
E aquela bola da Marta no final...
Parabéns para a seleçao feminina de futebol do Brasil. Bom post.
Um saúdo.
http://marcador-deportivo.blogspot.com/
A vossa guarda-redes foi muito mal batida no golo americano. Foi azar
Não vejo injustiça. Quem marcou e não sofreu ganhou. Raciocínio mais do que óbvio, não? Mas penso como vc a respeito dos merecimentos deste time. Não podemos compará-las a outras equipes que se dedicam exclusivasmente ao futebol. Com o talento delas, se tiverem apoio, aí sim, seriam favoritas em tudo que disputarem.
Abrazo!
http://gambetas.blogspot.com
Quando Marta chorou eu percebi a diferença do que é o "jogar com o coração". Eu estava acostumado demais a ver os homens jogando, e não tendo nenhum amor com a pátria.
Aê Felipe, vai lá no Pernambola, eu postei uma matéria que eu acho que tu vai gostar.
http://pernambola.blogspot.com
Abraços
Pra continuar na sua linha de raciocínio a prata das meninas vale mais que diamante de 1000 quilates se compararmos os salários e investimentos do futebol feminino com os do futebol masculino que ficou com o bronze, esse sim vergonhoso, na minha opinião.
Abração Felipe.
Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense - BLog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE
Não posso deixar de acusar uma constatação marcante:
Belíssimo texto. Parabéns.
Postar um comentário
<< Home