Google

terça-feira, setembro 01, 2009

A manha brasileira não vinga nos campos de lá

Eduardo da Silva foi a prova cabal de que engalfinhar-se no meio de zagas rivais e cair dramaticamente em grandes áreas alheias não convence de jeito nenhum os juízes europeus, até mesmo os wordy mediadores britânicos - do agitado Howard Webb ao raquítico Mike Riley, isso sem deixar de contemplar aqui o mítico Graham Poll, auto-aposentado pelos três amarelos levantados ao lateral-direito croata Simunic, na Copa de 2006. Ou melhor, se convence, nada que um vídeo pós-jogo transforme encenação em punição - o sono faz isso, você escrever uma coisa no começo de um parágrafo e ter que desmenti-la algumas linhas depois.

Então, corringindo e acrescentando: talvez convença os juízes europeus, mas não as autoridades invisíveis orwellianas do futebol de lá.

Falando em croatas ou, mais especificamente, em croatas-brasileiros, como é o caso de Eduardo, houve maciez do espanhol Mejuto González, que viu pênalti na queda do atleta que se lançou ao chão após tabelar com Eboué, passar por um defensor e depois constatar que iria parar nas placas de publicidade. Como Boruc, afoito, não aceitou o intruso nos limites de sua pequena área, jogou-se nos pés do brasileiro-croata, porém sem maldade. O atacante do Arsenal, esse sim, foi manhoso, espertinho, "liso", como diria um tio meu, e tentou lograr o mediador. Tentou e conseguiu o pênalti-gol que abriria a contagem (veja aqui). O Arsenal venceria por 3 a 1, avançaria à fase de grupos e o Celtic amargaria a já esperada eliminação.

Eduardo só não esperava que, dias depois - hoje, para ser exato -, o Comitê Disciplinar da Uefa, aquela de caráter orwelliano, o impediria de jogar por duas partidas em torneios europeus, punindo-o pelo mergulho de braços elevados acima da cabeça que injustiçou Boruc e escondeu de Mejuto a verdade do lance.

Aqui, divers podem fugir à vista dos nossos árbitros e à revista do STJD. Mas lá é diferente. Mergulhadores afundam-se em punições.

4 Comentários:

Blogger André Augusto disse...

Claro que ele usou de recurso inválido para tirar vantagem. Mas achei a punição exagerada. Se começar a ser adotada, deveria ser como um todo, ou seja, vir da International Board, para aplicação no futebol como um todo.

O jogador que qubrou Eduardo recebeu punição irrisória por uma atitude antidesportiva mto pior, na minha opinião.

2/9/09 00:14  
Blogger Felipe Moraes disse...

Disse bem, André.

O monstro que quase tirou Eduardo pra sempre do futebol pagou barato, muito barato...

2/9/09 14:54  
Blogger Ricky_cord disse...

Não devia ter mergulhado, mas a UEFA abriu um precedente com esse castigo. A partir de agora, todos vão recordar essa situação para exigir o mesmo tratamento.. abraço

3/9/09 13:59  
Anonymous Anônimo disse...

oi seu pai tem boi?

3/9/09 22:58  

Postar um comentário

<< Home