Baltemar Brito: um brasileiro no Chelsea
- Você deve estar se perguntando: se há um brasileiro trabalhando no clube sensação da Inglaterra nos últimos anos, porque eu pouco ouvi falar dele?. Baltemar Brito é realmente bastante discreto e modesto, além de ser pouco procurado pela imprensa brasileira e local. Apesar disso, ele faz parte da comissão técnica do clube e é homem de confiança do português José Mourinho. O site do clube(Chelseafc.com) informa que o brasileiro é o responsável por passar vídeos dos adversários para os jogadores, porém, a função de Baltemar Brito não se limita a apenas isso. Na Liga dos Campeões de duas temporadas atrás, José Mourinho esteve suspenso temporariamente pela Uefa do comando do Chelsea, e Brito (vide foto acima) orientou o Chelsea no primeiro jogo das quartas-de-final contra o Bayern de Munique, vencido pelos blues por 4 a 2.
- A carreira de Baltemar Brito como jogador começou na década de 70, no extinto América de Recife. Depois, o zagueiro passou por dois clubes de maior expressão: Sport e Santa Cruz. Porém, devido a problemas financeiros, saiu do Recife e rumou para Portugal em 74, onde conheceria e trabalharia com José Mourinho. Na terra do bacalhau, Brito defendeu o Vitória de Guimarães, Paços de Ferreira, Feirense, Varzim e Rio Ave. Neste último citado, seu destino começou a mudar. O Rio Ave era dirigido por Félix Mourinho, o pai do também jogador do clube José Mourinho. Para quem não sabe, Mourinho filho foi um meio-campista limitadíssimo e largou a carreira de jogador para se dedicar aos estudos, enquanto o seu amigo brasileiro continuou jogando até 1988, quando decidiu ser treinador. Dirigiu equipes pequenas por mais de uma década, ainda em Portugal, quando foi lembrado por Tami Mourinho, em 2001, esposa do técnico do Chelsea. Ele procurava alguém para trabalhar como seu auxiliar-técnico no Leiria e Tami indicou o nome do antigo amigo de Mourinho. Baltemar Brito tem acompanhado o português desde então (Brito em treino ao lado de Mourinho: Getty Images) e é um verdadeiro vencedor, assim como o seu amigo treinador: dois Campeonatos Ingleses, uma Copa da Liga Inglesa, Liga dos Campeões, Copa da Uefa, dois Campeonatos Portugueses e uma Copa de Portugal.
4 Comentários:
Mto legal essa matéria do Baltemar, naum conhecia o trabalho dele com o Mourinho...
Cara, tb fiz um perfil do Ferguson, e ta pronto...vou postá-lo amanhã...rsrs, nem vi que vc tinha postado...mas enfim, ficou bacana!
Abraço!
Bela descoberta acheqi legal o tema da reportagem.O futebol tem dessas coisas engraçadas de pessoas que fazxem sucesso em outro locais...
Visite o Palavras Certas
(http://certas.blogspot.com e leia) o texto Até você, Itália?
Um abraço e sucesso
Muito legal!!!
Sou amigo pessoal do Britão, assim chamado por nós la no Porto, para ser mais preciso em Matosinhos, Portugal no restaurante Alto Astral, 1996 à 1997, conheço sua história, sua família a quem tenho maior apreço, esse cara mereceu chegar onde chegou pois batalhou muito por isso. Parabéns Brito.
TCHÊ RS. BRASIL
Postar um comentário
<< Home