Google

quarta-feira, maio 27, 2009

Catalunha em êxtase

Nem parecia que o Manchester United defendia o título do ano passado e lutava pelo bicampeonato. O time só parece ter jogado os primeiros oito minutos de partida, quando Ronaldo pôde disparar para o gol em três oportunidades. Sem sucesso. No primeiro ataque barcelonista, Iniesta infiltra pelo meio e toca para Eto'o. O camaronês passou como quis por Vidic e bateu firme para o gol. A despeito de todas as expectativas em torno de Messi e Cristiano Ronaldo, os homens mais importantes do jogo foram Iniesta e Xavi. Ah, e claro, Messi, sempre ele. Não foi brilhante, espetacular, mas, quando requisitado, correspondeu de maneira decisiva.

No segundo tempo, foi de Xavi, o líder em assistências para gol na Liga dos Campeões (7) e no Campeonato Espanhol (16), o cruzamento-passe perfeito para a cabeçada de Messi, (foto: Getty Images) que deixou Ferdinand e Van der Sar plantados na grama, a assistir a trajetória da bola. Se o Manchester United teve um fraco primeiro tempo, a segunda etapa foi desastrosa. Ronaldo, constantemente sozinho no ataque, pouco pôde fazer. Carrick e Anderson foram presenças inúteis no meio campo inglês e deixaram que Xavi e Iniesta mantivessem a posse de bola no ataque espanhol na maior parte do jogo. Já a zaga improvisada do Barça, com Touré e Piqué, foi, no mínimo, excelente: bloqueou as tentativas pelas laterais, impulsionadas por Park e Rooney e mostrou uma segurança defensiva que até Rafa Márquez, machucado, invejaria.

Campeão da Copa do Rei, do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões, o Barcelona 2008/09 é o primeiro time espanhol da história a conquistar os três títulos na mesma temporada. E o futebol espanhol está mesmo em alta. A Espanha é a atual campeã europeia de seleções, favorita para a Copa do Mundo de 2010, e o Barcelona, com o triunfo de hoje, o campeão europeu de clubes. A final da próxima Liga dos Campeões será no Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid. Já pensou se o Barça fatura o bi no ano que vem, em terra rival? Se Messi, Xavi, Iniesta e companhia repetirem o futebol de 2008/09, é possível que sim.

2 Comentários:

Blogger André Augusto disse...

Barcelona e Messi melhores do mundo, Espanha favorita pra Copa e Xavi e Inesta vivendo o melhor momento de suas carreiras. Não há o que contestar.

27/5/09 19:43  
Blogger Ricky_cord disse...

O Barça jogou muito e não deu quaisquer hipóteses ao MU. Messi também ganhou pontos a CR7. Abraço

30/5/09 12:47  

Postar um comentário

<< Home