Google

sábado, março 05, 2005

Eua - Política Armamentista do Medo

Medo é um sentimento que os americanos vem sentindo desde 11 de setembro de 2001, quando ocorreram os atentados contra o World Trade Center que chocaram o mundo...De lá pra cá já se passaram alguns anos, muita coisa mudou no mundo em todos os sentidos, política, relações diplomáticas, economia e principalmente a segurança, todos, não só os americanos, ficaram ainda mais preoucupados com a segurança de suas casas, sua família, amigos....
Nos Eua então a segurança virou prioridade para Bush, já que desde os atentados Bush vem como nunca declarando que sua principal obrigação é garantir a segurança de "sua nação contra qualquer ameaça de dentro ou fora do território". Não digo que segurança não seja um fator de importância, mas Bush exagerou um pouco. Só para termos uma idéia dos gastos com segurança (exército), o que o Brasil gasta com militarismo o ano todo, corresponde à apenas dois dias de orçamento dos americanos.
Bom, os Eua na História foi um país que sempre se preoucupou muito em impor-se em relação ao mundo, exemplo disso é a Guerra do Vietnã, do Iraque, invasão do Afeganistão, os Eua sempre gostou muito de mostrar o seu poderio militar (sabemos que os Eua hoje é um país quase que imbatível em relação a militarismo), por isso tem Medo. Mas podemos pensar, se é o país mais bem armado mundo, o que eles devem temer?...esse é o problema, os Eua de tão grande e imponente que é, tem medo de ser atacado por outro país, principalmente quando por exemplo, o Irã ou a Coréia do Norte (segundo Bush alguns dos países do "Eixo do Mal") anunciam que tem armas nucleares, ou estão fazendo testes com as mesmas. Atentados também vem sendo uma fonte inacabável de terror para cada americano, ainda mais depois do 11 de setembro. Mesmo os Eua sendo: a nação mais rica, mais forte, mais poderosa do Mundo, eles ainda tem medo. Não podemos esquecer também da TV que tanto amedrontou os americanos, dizendo que a partir daqueles atentados, viria uma onda de terror, ataques biológicos, Antraz, a TV especulou tanto que os americanos ficaram atônitos de tal forma que mesmo estando seguros ainda tinham medo de algo....isso tirando do contexto a violência interna do país, que faz com que os americanos estejam sempre com porte de uma arma (isso diz respeito a 2ª Emenda que garante a cada americano ter uma arma, para sua própria segurança.Isso mostra que essa obsessão por segurança vem de longe, dos tempos da colonização até os dias de hoje).
Concluindo, os americanos com medo, precisam se refugiar em alguém, ter confiança em alguém, alguém que lhes dê segurança...esse alguém é Bush, que com a invasão do Afeganistão e com a promessa de "acabar com o terror" deu um pouco de alívio aos americanos, já que Bush afirmava que ia "à Caça de Bin Laden". Já na minha opinião a invasão do Iraque, como teve opiniões muito divididas (já que sabemos que essa invasão foi para na verdade obter o controle das reservas de pretróleo iraquianas), mas "queimou" a imagem de Bush do que propriamente o tornou o "herói contra o terror". Falando nisso, a suposta Guerra contra o terror também foi um pretexto para a Invasão do Iraque, já que o Bush afirmava que Sadam possuía armas de destruição em massa.
Mas mesmo com tantas mortes de civis, não só no Iraque e Afeganistão, mas também em outras áreas onde há soldados americanos, eles ainda acreditam que Bush ainda é a melhor escolha (por isso ele foi reeleito). Por isso devemos ter consciência de que Bush tem muito sangue nas mãos , e que esse sangue principalmente dos iraquianos foi derramado por causa de seus interesses. Não foi ele que foi à guerra, mas sim jovens soldados que foram para lá morrer em vão. (lembrando que muitos soldados foram para o exército por atrativos: bons salários, financiamento de faculdade, carreira, e muitos deles nunca imaginariam que iriam para o Iraque para lutar em favor de uma causa sem justificativa,uma guerra sem sentido).

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home